rios
carlos
Created on October 16, 2024
More creations to inspire you
SLYCE DECK
Personalized
LET’S GO TO LONDON!
Personalized
ENERGY KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
HUMAN AND SOCIAL DEVELOPMENT KEY
Personalized
CULTURAL HERITAGE AND ART KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
DOWNFALLL OF ARAB RULE IN AL-ANDALUS
Personalized
ABOUT THE EEA GRANTS AND NORWAY
Personalized
Transcript
Principais rios da Península Ibérica
O rio Tejo (em castelhano Tajo, aragonês Tacho) é o rio mais extenso da Península Ibérica. A sua bacia hidrográfica é a terceira mais extensa na Península, atrás do rio Douro e do rio Ebro. Nasce em Espanha — onde é conhecido como Tajo — a 1 593 m de altitude na serra de Albarracim, e após um percurso de cerca de 1 007 km, desagua no oceano Atlântico formando um estuário em Lisboa.
O Rio Minho é um troço de água internacional que nasce a uma altitude de 750 metros, na Serra de Meira, na Comunidade Autónoma da Galiza, e percorre, sensivelmente, 340 km até desaguar no Oceano Atlântico, a sul da localidade de “A Guarda”, na Galiza.
O rio Douro é um rio que nasce nos picos da Serra de Urbión, na província espanhola de Sória, a 2 160 m de altitude, e atravessa o norte de Portugal até a sua foz junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. É o terceiro rio mais extenso da península Ibérica.
O rio Guadiana é um rio da Península Ibérica que nasce a uma altitude de cerca de 1 700 m, nas lagoas de Ruidera, na província espanhola de Cidade Real, renasce nos Ojos del Guadiana e desagua no oceano Atlântico, entre a cidade portuguesa de Vila Real de Santo António e a espanhola de Ayamonte.
O rio Guadalquivir está situado no sul da Península Ibérica. É o quinto mais comprido rio da Península, após o Tejo, o Ebro, o Douro e o Guadiana. É o maior da Andaluzia. Banha grandes cidades espanholas como Córdova e Sevilha. A sua bacia hidrográfica é de 56 978 km² e tem comprimento de 657 km, desaguando no oceano Atlântico próximo de Sanlúcar de Barrameda. No percurso final existe uma zona pantanosa de grande importância ecológica, as Marismas do Guadalquivir.
O rio Ebro é um dos maiores rios da Espanha e da Península Ibérica. Nasce em Fontibre, na Cordilheira Cantábrica, e percorre Miranda do Ebro, Logroño, Saragoça, Flix, Tortosa, Amposta e acaba num delta a desaguar no mar das Baleares, na província de Tarragona. É o maior rio inteiramente em solo espanhol.