Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Get started free
Trabalho de Filosofia -- Mariana, Ricardo & Tomás, 11ºCT4
Tomás Dias
Created on October 16, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
COMEÇAR
Mariana Monteiro Nº7, Ricardo Rodrigues Nº9 & Tomás Dias Nº12; 11ºCT4
Trabalho de filosofia
Neste trabalho vamos falar sobre as objeções a Descartes e como elas revelam os seus exageros e divergências do seu objetivo principal.
René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Procurou arduamente responder ao desafio lançado pelo ceticismo e propôs-se a encontrar pelo menos uma crença que fosse absolutamente certa e indubitável. A perspetiva que desenvolveu ficou conhecida como racionalismo cartesiano.
Descartes:
Quando Descartes estabeleceu a crença do Cogito, "Penso; logo, existo", entrou num solipsismo, ou seja, a unica prova que o mesmo existia era ele próprio, pois a ideia estava apenas ligada à sua mente, para evitar este solipsismo, o francês chegou à conclusão que um "ser perfeito" teria de lhe ter dado a capacidade de pensar, uma ação demasiado perfeita para ser criada por um Homem, assim este "ser perfeito" seria Deus, e a sua existência evita que o Cogito caia num solipsismo.
Solipsismo:
Objeções a Descartes
- Argumento da Marca;
- Círculo Cartesiano.
- Génio Maligno;
- Cogito;
- Dualismo Cartesiano;