Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Desktop Workspace
José Ligorne
Created on October 16, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
START
A PAC (Política agrícula comum) A reforma de 2003 da PAC
Indice
Objetivos
Medidas agroambientais
Em que consistiu
Introdução
Causas
Foi aprovada em Julho de 2003 a chamda Reforma Intercalar da PAC. É a reforma mais profunda da história da PAC que altera por completo a forma como a UE apoia o seu setor agrícola.
+info
Causas da reforma
Com o surgimento da OMC (Organização Mundial do Comércio), em 1995, passou-se a incluir a agricultura no domínio das regras do comércio internacional. Por isso, a agricultura da UE mão pôde continuar à margem das regras do mesmo. Este facto, já presente no espírito das reformas anteriores, contribuiu decisivamente para a reforma de 2003.
Objetivos principais
A reforma de 2003 visou contribuir para a defesa da PAC nas negociações internacionais no quadro da OMC (organização Mundial do Comércio).
+info
Medidas Agroambientais
Condicionalidade
- O pagamento único por exploração estava condicionado ao respeito de normas ambientais, de segurança alimentar, de sanidade animal, de fiitossanidade, e de bem-estar animal.
Pagamento único
- Independentemente da produção, os agricultores passaram a receber um pagamento único por exploração (esta reforma dissociou as subvenções da produção), sendo-lhes concedida a liberdade de adaptarem a produção às necessidades do mercado.
Modulação
- Consistiu na redução dos pagamentos diretos às explorações de maior dimensão, visando permitir o financiamento das novas medidas de desenvolvimento rural.
Links: https://www.europarl.europa.eu/factsheets/pt/sheet/107/os-instrumentos-da-pac-e-as-suas-reformas https://ensina.rtp.pt/explicador/a-politica-agricola-comum-pac-da-uniao-europeia-visao-geral-evolucao-resultados-e-desafios/
Trabalho realizado por: Rodrigo Andrade Filipe Costa José Ligorne Diogo Villallva 11ºCSE
Outros Objetivos:
- Reforço do desenvolvimento rural(maior dotação financeira e alargamento do âmbito das medidas);
- Simplificação administrativa(gestão mais simplificada e descentralizada das políticas);
- Preocupações ambientais e de segurança alimentar.