Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

V de Gowin Secundária

Diogo Pereira

Created on October 16, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Como extrair e visualizar macroscopicamente o DNA de células eucarióticas vegetais?

Questão Problema:

Beatriz Pereira, nº2Diogo Pereira, nº3 Lurdes Silva, nº10

1. Pese cerca de 50g de banana e corte-a em pedaços.2. Deite os pedaços de banana no almofariz e macere-os bem.3. Misture 3g de sal de cozinha (Nacl) com 90 mL de água destilada, aquecida a 60ºC, para preparar uma solução de Nacl. 4. Adicione 10 mL de detergente à solução de NaCl e mexa com a vareta lentamente. 5. Adicione a banana macerada à solução obtida na etapa 4 e envolva com a vareta durante alguns minutos. 6. Coloque a gaze num funil e filtre para um gobelé o preparado obtido na etapa 5. 7. Adicione 25 mL de sumo de ananás ao filtrado obtido. 8. Meça 20 mL do preparado anterior para um tubo de ensaio ou para uma proveta. 9. Utilizando uma vareta, adicione muito lentamente cerca de 20 mL de álcool frio. Deverá observar que se forma uma fase alcoólica sobre uma fase aquosa. 10. Deixe repousar cerca de 5 minutos. 11. Observe e registe, na forma de fotografias/vídeo, as alterações de posição do agregado molecular nos 40 minutos subquentes à etapa 10.

pROCEDIMENTO

  • Em suma, pode-se concluir que o DNA encontra-se armazenado no núcleo e para o libertar é necessário destruir de forma concreta a parede celular e as respectivas membranas biológicas. Para realizar este processo é essencial a maceração da banana, responsável pela rotura da parede celular, e a adição do detergente. Por outro lado, o acrescentamento do sal permite a estabilização da molécula de DNA e o álcool permite a sua precipitação, permitindo a sua ascenção.

fig.2 - Pouco antes de 40 minutos

fig.1 - Depois de 5 minutos

Conclusões

  • No final da experiência, foi possível visualizar uma fase alcoólica sobre uma fase aquosa. Sendo que na parte inferior é visível o filtrado de banana obtido por penerização e pela reação com o sumo de ananás. Não obstante, na parte superior da reação, o álcool etílico acrescentado forma um novelo flamentoso e gelatinoso, que é consequentemente o DNA.

Resultados

V de Gowin da atividade laboratorial: Investigação da presença de DNA nas células eucarióticas

  • As membranas biológicas são constituidas por uma camada fosfolipídica.Para a destruição das membranas plasmáticas é utilizado o detergente. E ste promove a dispersão do DNA pela solução ao remover os lípidos constituintes das membranas biológicas.
  • A utilização do álcool contribui para a percipitação do DNA, uma vez que é insolúvel à solução que o contêm, o que permite a sua ascenção.
  • A maceração do material biológico (banana) permite a dissociação das células e a rotura da parede celular.
  • Os monómeros do DNA designam-se nucleótidos. Cada nucleótido é constituido por uma pentose (desorriboxe), uma base nitrogenada e um grupo fosfato.
  • Ao utilizar o sal é permitido manter as proteínas dissolvidas na solução de forma a que estas não percipitem com o DNA. O ião Na+ do sal (Nacl), ao apresentar carga positiva interage com o grupo fosfato da molécula de DNA tornando-a estável.
  • Os ácidos nucleicos (DNA e RNA) têm certas funções relacionadas com o armazenamento e expressão da informação genética.
  • O DNA encontra-se, concentrado, no núcleo das células eucarióticas. Por esta razão, nesta atividade experimental, vão se utilizar técnicas e materias que permitem a destruição das membranas biológicas, inclusivamente o invólucro nuclear.
  • O DNA é uma molécula de dupla hélice constituida por duas cadeias polinucleotídicas.Nas células eucarióticas o núcleo contêm DNA associado a proteínas, entra as quais as histonas, formando cromatina.

- DNA; Maceração; Lípidos; Núcleo; Membrana plasmática; Ácidos nucleicos; Célula eucariótica vegetal; Bicamada fosfolipídica; Bases nitrogenadas; Grupo fosfato; Parede celular; Invólucro nuclear; Nucleótidos; Histonas; Ácidos nucleicos.

Conceitos

Princípios

-Diferentes membros do grupo a realizarem a atividade-

As diversas etapas presentes no procedimento da atividade