Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Bob Dylan

simaobaleal

Created on October 16, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Trabalho realizado por Simão Roque

Quem é Bob Dylan?

Robert Allen Zimmerman, mais conhecido pelo seu nome artístico Bob Dylan nasceu em Duluth no condado de Minnesotta, EUA a 24 de maio de 1941 é um cantor, compositor e poeta americano, amplamente considerado uma das figuras mais influentes da música popular do século XX. Com apenas 6 anos mudou-se para Hibbing após o pai conseguir um emprego na cidade. Bob Dylan desde criança sempre se mostrou interssado pela música e poesia. Um dos seus maiores idolos sempre foi Woody Guthrie, um cantor folk e ativista dos direitos civis, e isso é refletido nos trabalhos primordiáis de Dylan.

Juventude

Primeiros anos de carreira

Dylan começou como uma figura revolucionária na música folk e na cena cultural dos anos 60 devido às suas canções de carácter interventivo que abordam temas como:Guerra e violência em músicas como "Masters Of War" e "Blowin´ In The Wind"; Racismo em músicas como "Hurricane" Religião, protesto e amor em músicas como "Don´t think twice it´s alright" O seu primeiro album foi lançado em 1962 intitulado de apenas "Bob Dylan" mas foi o seu segundo album "The Freewheelin' Bob Dylan" lançado um ano a seguir que verdadeiramente elevou o seu estatuto a nível nacional e fez a sua carreira disparar.

Mudança para o Rock

Em 1965 Bob Dylan, para espanto de grande parte da sua audiência, decide fazer uma mudança drástica na sua carreira. Passou então a incorporar elementos de rock nas suas músicas com o álbum "Bringing It All Back Home" (1965). Segundo Dylan, as suas composições expandiam-se para além do gênero folk, o que foi o passo certo para a sua carreira devido à popularidade que o rock iria receber. Os seus maiores êxitos acontecem em grande maioria após esta transição de estilo musical com músicas como "Like a Rolling Stone" (1965), uma de suas músicas mais icónicas, marcada pelo som elétrico e letras inconvencionais. "Subterranean Homesick Blues" (1965) ; "Tangled Up In Blue" (1975); "Knockin' on Heaven's Door" (1991) são outros exemplos.

A canção foi escrita em um período marcado por grandes mudanças sociais e políticas nos Estados Unidos, incluindo os movimentos dos direitos civis, a luta contra a guerra do Vietnam e uma crescente consciência sobre questões de injustiça.
Contexto histórico
O "vento" do qual Dylan se refere é a indiferença que temos perante a injustiça e o sofrimento, sob o pretexto das nossas limitações, que seriam sempre influenciadas pelo nosso conforto e bem-estar.

Significado da letra

Blowin´ in the Wind

Blowin´ in the wind é uma canção poética que aborda questões sociais e existenciais. Composta por um conjunto de perguntas retóricas que questionam a busca pela justiça, paz e liberdade.

Um alerta sobre as dificuldades e desafios que se aproximam

Uma metáfora sobre a perda de identidade e o desamparo

Uma chamada à mudança social e política

Uma crítica à necessidade de interpretação para entender a realidade

Uma expressão acerca da busca de respostas para questões impossíveis de responder

A hard rain's a-gonna fall.

You don’t need a weatherman to know which way the wind blows.

Like a rolling stone

Blowin´ in the wind

The times they are a-changin´

Frases icónicas

Instrumentos

-Vocais-Guitarra -Harmonica -Teclados

-Folk-Blues -Country -Gospel -Rock -Jazz -Pop Tradicional

Género

2016

Prémios recebidos

1990

Ordre des artes et des lettrs

1973,1998

Grammy por album do ano

Prémio Nobel da literatura em

Blood On The Tracks lançado a 20 de janeiro de 1975

Highway 61 reevisited lançado a 30 de agosto de 1965

Bringing It All back Home lançado a 22 de março de 1965

Álbuns mais populares

The Freewheelin´ Bob Dylan lançado a 27 de maio de 1963

Esta música é uma das mais emblemáticas de Cat Stevens, apreciada pela sua profundidade lírica e por tocar em temas universais como a busca pela independência, a tensão entre tradição e inovação, e as dificuldades de comunicação entre diferentes gerações.

Father And Son

Lançada em 1970 no álbum "Tea for the Tillerman" é uma canção que aborda o conflito geracional e a comunicação difícil entre um pai e o seu filho.A música é estruturada como um diálogo, com o pai e o filho representados por duas vozes diferentes, sendo a voz do pai mais madura e calma, e a do filho mais jovem e impetuosa. O pai tenta explicar ao filho a importância de ser paciente e seguir um caminho tradicional na vida, enquanto o filho, com a sua juventude e idealismo, deseja seguir o seu próprio rumo, sem as limitações e orientações do pai.

Fontes de informação: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Dylan https://www.infoescola.com/biografias/bob-dylan/

Fim!