Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Saber mais sobre radiação eletromagnética

Ondas de rádio

Micro-ondas

Infravermelhos

Visível

Ultravioleta

Raios X

Raios Gama

Iniciar

Espetro eletromagnético

Back

As micro-ondas propagam-se facilmente através do nevoeiro, da chuva e das nuvens, ao contrário do que acontece com a luz visível. Também penetram facilmente na ionosfera, pelo que são adequadas para as comunicações via satélite.Por este motivo, as micro-ondas são utilizadas também para localizar aviões e barcos, para determinar a velocidade dos automóveis e para muitos outros fins semelhantes. O procedimento correspondente recebe o nome de radar.Hoje em dia, as micro-ondas são usadas nas comunicações globais via satélite, nos telefones celulares, nos radares e nos fornos de micro-ondas. Nestes últimos, aproveita-se o efeito das intensidades elevadas das micro-ondas para preparar ou aquecer os alimentos com maior rapidez.Ao penetrar nos alimentos em profundidade, o aquecimento não se produz do exterior para o interior, como acontece com o forno convencional, mas de uma forma simultânea em todas as partes

Micro-ondas

Os raios infravermelhos foram descobertos no espetro solar, em 1880, pelo astrónomo inglês de origem alemã Frederick William Herschel.Eles são os responsáveis pela troca de energia térmica através do vazio. Se estas radiações não existissem, dois corpos que se encontrassem a uma determinada temperatura mantê-la-iam sem alterações por tempo indefinido. No entanto, dado que o corpo mais quente cede energia ao corpo mais frio, através da radiação, ambas as temperaturas (quente e fria) acabam por compensar-se e atingir uma mesma temperatura de equilíbrio. O transporte de energia necessário para a vida, por exemplo, do Sol até à Terra ocorre unicamente através das radiações infravermelhas.Os raios infravermelhos são também usados com fins científicos e técnicos. São usados nos painéis solares, em termografia (técnica de diagnóstico para tratamento de doenças circulatórias), nos telecomandos da televisão e outras aparelhagens. São ainda utilizados na cartografia, que usa fotografias infravermelhas captadas por satélites.

Infravermelhos

As ondas de rádio são não ionizantes e não afetam a saúde humana. Existem diversos tipos de onda de rádio, sendo as mais comuns: AM (amplitude modulada) e FM (frequência modulada). O uso das ondas de rádio é focado nas telecomunicações, e elas podem ser utilizadas em gps e radares devido a sua natureza eletromagnética.

Ondas de rádio

A luz visível é a radiação proveniente do sol que traz a claridade, é a radiação eletromagnética que somos capazes de ver, que é capaz de iluminar objetos tornando-os visíveis, que corresponde a cerca de 40% da radiação total que chega ao planeta.

Vísivel

Os raios X são um tipo de radiação de alta energia, com capacidade de penetrar em organismos vivos e atravessar tecidos de menor densidade. Ele é absorvido pelas partes mais densas do corpo, como os ossos e os dentes. Em razão dessa característica, o principal uso dos raios X é em radiografias para diagnóstico médico.

Raios X

A Radiação gama ou raio gama (γ) é um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência produzida geralmente por elementos radioativos. Este tipo de radiação muito energética também é produzido em fenômenos astrofísicos de grande violência.

Raios Gama

A radiação ultravioleta (UV) é uma radiação eletromagnética altamente energética e ionizante, capaz de retirar eletrões de átomos, gerando iões.. Ela possui um pequeno comprimento de onda, abaixo de 400 nanómetros, variando de acordo com a sua faixa de energia.

Ultravioleta