Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Regulamentações de sustentabilidade
Nicole Fraga
Created on October 15, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Nicole Fraga nº12, Naida nº21 10ºDM
Regulamentações de
sustentabilidade
começar
O que eles significam
índice
Organização que o faz
Tipos de selos
Quem tem os selos
Greenwashing
Exemplos
Organização que o faz
A Ecocert oferece-lhe soluções adaptadas para promover boas práticas ambientais e sociais, em todos os sectores, em todo o mundo.
tipos de selos
O rótulo RCS aplica-se a empresas do sector têxtil com actividade na fiação, confecção, estampagem, fabrico, tecelagem, tinturaria, distribuição e comercialização de marcas, mas também para recicladores e processadores de materiais reciclados.
O GOTS é uma norma aplicável a têxteis produzidos a partir de fibras orgânicas. É reconhecida internacionalmente, e surgiu em 2006 com o aumento do consumo de fibras orgânicas
Organic Content Standard (OCS) é uma norma voluntária e internacional que estabelece requisitos para a certificação por terceiros de materiais orgânicos certificados e cadeia de custódia.
Organic Content Standard (OCS)
Quando um produto contém entre 5% e 95% de material orgânico, só pode ser utilizado o logótipo OCS Blended.
Quando um produto contém 95% a 100% de material orgânico, o logótipo OCS 100 pode ser utilizado.
A rotulagem permite que seus produtos orgânicos integrem critérios de saúde do solo, bem-estar animal e justiça social.
O rótulo GRS aplica-se a empresas do sector têxtil com actividade na fiação de malhas, estampagem, costura, tecelagem e tinturaria, mas também a recicladores, distribuidores e marcas que queiram ter os seus produtos reciclados e as suas práticas responsáveis reconhecidas por um rótulo internacional.
- Plotterzone
- Jomafil
- J Gomes
Quem tem os selos
- Tearfil Textile Yarns
Greenwashing
O greenwashing é apresentado como uma ferramenta do sistema que oculta ações negativas de grandes empresas através de “gestos verdes” ou então comunicar uma imagem verde falsa com o intuito de atingir consumidores “mais conscientes”.
EXEMPLOS DE Greenwashing
H&M
ZARA
Adidas
WEBgrafia
- https://www.deco.proteste.pt/sustentabilidade/artigo/ideias-para-seguir-uma-moda-sustentavel-na-roupa
- https://apcergroup.com/pt/certificacao/pesquisa-de-normas/2868/gots-global-organic-certification-standard#:~:text=O%20GOTS%20é%20uma%20norma,e%20pelos%20setores%20do%20retalho.
- https://www.intertek.pt/textil-vestuario/certificacao-organic-content-standard-ocs/
- https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/download/20131/13971/82747
- https://www.modefica.com.br/marcas-moda-lavagem-verde/
- https://www.ecocert.com/pt-PT/certificação-detalhe/Têxteis-reciclados-grs
- https://www.cityam.com/tesco-ms-and-primark-among-brands-scared-to-make-green-claims-over-greenwashing-action/
obrigada!
H&M recebeu uma ação que a acusa de práticas de greenwashing: a Classaction.org afirma que a coleção ‘Conscious Choise’, ecologicamente sustentáveis por via do uso de poliéster reciclado é afinal um plástico descartável que provavelmente acabará em aterros sanitários porque as suas fibras são enfraquecidas pela reciclagem mecânica.
a Zara lançou uma linha de edição limitada de roupas “sustentáveis” feitas de poliéster capturado de carbono. Em vez de olhar para dentro e reduzir seus modelos de negócios hiperprodutivos e superconsumitivos, a Zara se comprometeu com um processo caro e intensivo em energia que, embora louvável, não chega nem perto de resolver o cerne de seu problema. Pequenas coleções de produtos “sustentáveis” são insignificantes com a maior parte de seu inventário sendo construído em produtos insustentáveis.
a Adidas lançou tênis feitos de plástico oceânico, usados como material promocional. Foi, no entanto, revelado que os plásticos oceânicos em questão foram encontrados nas Maldivas e enviados para Taiwan para serem feitos em sapatos. Portanto, embora semi-sustentável em composição, a fabricação desses sapatos contribuiu para algumas emissões graves de carbono, tornando-os muito menos sustentáveis, como os consumidores foram levados a pensar.