Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

SHADOW PRESENTATION

IN�S GOMES

Created on October 15, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

nome:INES SOUSA;MARIA PEREIRAnumero:5 E 6 turma:DESING E COMUNICAÇAO

henri cartier bresson

Henri Cartier-Bresson nasceu a 22 de agosto de 1908 na franca e morreu dia 2 de agosto de 2004,foi um fotógrafo, fotojornalista e desenhista.Cartier-Bresson era filho de pais de uma classe média relativamente abastada. Quando criança, ganhou uma câmera fotográfica Box Brownie, com a qual produziu inúmeros instantâneos. Sua obsessão pelas imagens levou-o a testar uma câmera de filme 35mm. Além disto, Bresson também pintava e foi para Paris estudar artes em um estúdio.
Por mais que sua especialidade fosse fotografia de rua, Cartier também colaborou com performances mais poéticas resultando em um portfólio repleto de retratos pessoais. Um deles é o “Domingo de Páscoa no Harlem”, com uma jovem de chapéu, registrado em Nova York, em 1947.
Cartier-Bresson foi um profissional que inventou uma cultura estética na fotografia. Certamente, o fato de ele ter estudado pintura também é um forte componente deste fato – isso aconteceu bem antes de ingressar na carreira documental. Em seus trabalhos, alcançou um estilo único, pouco explorado na época, modificando nosso modo de ver as fotos reais: puras, sem cortes ou edições. Se pararmos para analisar, era como se ele tivesse a proporção áurea no olhar, que criava composições repletas de composições equilibradas, pronto para capturar os momentos mais significativos de uma cena. Compunha com precisão geométrica, dinâmica e com simetria e, provavelmente, por isso, suas fotos eram tão harmoniosas e originais ao mesmo tempo.
A importância de seu trabalho e o legado para a fotografia mundial: