Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Descoberta de Colombo e Colonização Espanhola na América

disciplina de:História 8ºano

realizado por: francisco alves e Diogo resende

Índice

Biografia de Colombo

1

A Descoberta de Colombo

2

Colonização Espanhola na América

3

video

4

conclusão

5

Webgrafia/bibliografia

6

Biografia de Colombo

Cristóvão Colombo foi um explorador e navegador italiano da República de Génova que completou quatro viagens com base espanhola através do Oceano Atlântico, patrocinadas pelos Reis Católicos, abrindo caminho para a ampla exploração europeia e colonização das Américas.

A Descoberta de Colombo

Em 1479, Cristóvão Colombo apresentou à coroa portuguesa o seu plano de chegar à Índia por ocidente, mas o rei D.João II recusou pois achou que era imposível. Mas em 1486 apresentou o mesmo ao rei de Espanha que a aceita. Em 1492, Cristóvão Colombo, navegando para o ocidente, descobre o continente americano, (canarias) julgando, a princípio, ter atingido a Índia.Em 1493, na cidade de Barcelona, Colombo é recebido pelos reis católicos trazendo, 6 Índios, papagaios, algumas peças de ouro e produtos americanos.

Colonização Espanhola na América

Os Espanhóis passaram a dominar uma vasta área do continente Americano, como os Astecas, no México descoberto por Hernán Cortés entre 1519 e 1521. Francisco Pizarro acompanhado de Diego de Almagro conquistou o Império Inca, no Peru, entre 1532-1533.

As vitórias foram rápidas e violentas, devendo-se a três fatores principais:

-Ataques de surpresa;-Superioridade militar, mediante a utilização de armas de fogo;-Alianças estabelecidas com algumas tribos índias.

Os Espanhóis traziam grandes quantidades de riquezas não só provenientes do saque de tesouros dos povos ameríndios como também na exploração de minas de ouro e de prata.

Colonização Espanhola na América

Organização administrativa: vice-reis

Na organização administrativa desses territórios os espanhois optaram por o sistema vice-rei. Em Espanha a Coroa criou o Conselho das Índias que controlava o comércio de todos os produtos americanos na Casa da Contratação, em Sevilha, onde eram vendidos para o resto da Europa.

Razões da quebra demográfica dos povos índigenas

O comportamento dos Espanhois sobre a população índigena, provocou uma grande queda demográfica, devido à violência dos militares da conquista, às doenças que propagaram e ao trabalho forçado nas minas.

Portugal e Espanha: potências mundiais.

No século XVI Portugal e Espanha assumiram-se como potências mundiais, devido às vastas áreas territoriais, das quais retiravam muitas riquezas. O comportamento dos portugueses e de os espanhois para com os povos conquistados foi, muitas vezes, contrario à atual noção dos direitos humanos.

conclusão

Com este trabalho ficamos a saber um pouco mais dos nossos antepassados, como as navegações foram importantes para a atualidade e como Portugal e Espanha dominaram uma grande parte do mundo

Webgrafia/Bibligrafia

WikipédiaLivro: Vamos á história 8ª ano https://www.nationalgeographic.pt/historia/as-viagens-cristovao-colombo_1589

Tratado de tordesilhas

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo feito entre os reinos de Portugal e Espanha, que definiu os limites das áreas de exploração entre ambos na América do Sul. A divisão daria-se a partir de um meridiano estabelecido a 370 léguas de Cabo Verde.