Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Visual
Francisca Fiel
Created on October 15, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Psychedelic Presentation
View
Modern Presentation
View
Relaxing Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Visual Presentation
View
Terrazzo Presentation
View
Halloween Presentation
Transcript
Aprendizagem em Rede
Connectivismo
francisca fiel
Aprendizagem em Rede - Connectivismo
Criadores
AI
Pesquisa
Os principais criadores da teoria de aprendizagem em rede, ou conectivismo, são George Siemens e Stephen Downes.
A teoria de aprendizagem foi criada por George Siemens e Stephen Downes. George Siemens é educador e pesquisador nas áreas de aprendizagem, redes, análise e visualização, abertura e eficácia organizacional em ambientes digitais. É professor de psicologia na Universidade do Texas em Arlington e professor e diretor do Centre for Change and Complexity in Learning da Universidade do Sul da Austrália.
George Siemens é um educador e pesquisador canadense, conhecido por suas contribuições para a compreensão da aprendizagem em ambientes digitais. Os seus trabalhos se concentram em áreas como: Aprendizagem em rede: Como as tecnologias digitais moldam a forma como aprendemos e compartilhamos conhecimento.
Análise de dados: Utilização de ferramentas e técnicas para analisar grandes volumes de dados e identificar padrões de aprendizagem.Abertura e eficácia organizacional: Como a abertura e a colaboração podem melhorar a performance de organizações.
Stephen Downes trabalha para o National Research Council no Canadá e é filiado ao Grupo de Aprendizagem e Tecnoogias Colaborativas, do Instituto de Tecnologia da Informação. Downes é especialista nas áreas de aprendizagem online, new media, pedagogia e filosofia.
Stephen Downes é um pesquisador canadense especializado em tecnologia da informação, aprendizagem online e pedagogia. Os seus trabalhos exploram: Aprendizagem online: Como as tecnologias digitais podem ser utilizadas para criar experiências de aprendizagem eficazes e engajadoras. New media: O impacto das novas mídias na educação e na sociedade. Filosofia da educação: Questões fundamentais sobre o processo de ensino e aprendizagem.
Aprendizagem em Rede - Connectivismo
O que é ?
AI
Pesquisa
Conectivismo é uma teoria de aprendizagem que se baseia no princípio de que o conhecimento existe no mundo, e a aprendizagem, definida como conhecimento acionável, pode residir fora de nós mesmos. O conectivismo é guiado pela noção de que as decisões são baseadas em fundamentos que mudam rapidamente. Novas informações vão sendo continuamente adquiridas. A habilidade de distinguir entre informações importantes e não importantes é vital. A aprendizagem é focada em conectar conjuntos de informações especializados, e as conexões que nos capacitam a aprender mais são mais importantes que nosso estado atual de conhecimento.
O conectivismo é uma teoria de aprendizagem que busca compreender como o conhecimento é adquirido e compartilhado em um mundo cada vez mais interconectado e digital. O conectivismo se diferencia das teorias tradicionais de aprendizagem ao enfatizar a importância das conexões entre pessoas, informações e ideias, em vez de se concentrar apenas no indivíduo como centro do processo de aprendizagem.
Aprendizagem em Rede - Connectivismo
Pontos principais
AI
Pesquisa
Princípios do conectivismo: • Aprendizagem e conhecimento apoiam-se na diversidade de opiniões. • Aprendizagem é um processo de conectar nas diferentes fontes de informação. • Aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos. • A capacidade de saber mais é mais crítica do que aquilo que é conhecido atualmente. • É necessário cultivar e manter conexões para facilitar a aprendizagem contínua. • A habilidade de visualizar conexões entre áreas, ideias e conceitos é uma habilidade fundamental. • Atualização é a intenção de todas as atividades de aprendizagem conectivistas. • A tomada de decisão é, por si só, um processo de aprendizagem.
Princípios do conectivismo:
- O conhecimento está distribuído em redes: Não se encontra apenas em livros ou especialistas, mas está espalhado por diversas fontes e conexões.
- A aprendizagem é um processo contínuo: A busca por novas informações e a capacidade de se adaptar a um mundo em constante mudança são fundamentais.
- As tecnologias digitais são ferramentas essenciais: Elas facilitam a criação e o fortalecimento das conexões entre pessoas e informações.
- A aprendizagem é um processo social: Ocorre em interação com outras pessoas e em diferentes contextos.
Aprendizagem em Rede - Connectivismo
Fontes
AI
Pesquisa
- Conectivismo. (2021, June 17). Wikipedia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Conectivismo
- Teixeira Witt, D., & Cristina Martini Rostirola, S. (2020). Conectivismo Pedagógico: novas formas de ensinar e aprender no século XXI. Revista Thema, 16(4), 1012–1025. https://doi.org/10.15536/thema.v16.2019.1012-1025.1583
- De, C., Siemens, D., & Downes, S. (n.d.). https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4707921/mod_book/chapter/22032/Siemens.pdf
- 4.2. Conectivismo: uma Teoria da Aprendizagem? (2018, July 31). Da Web 2.0 Ao E-Learning 2.0: Aprender Na Rede. https://josemota.pt/aprendernarede/parte2/capitulo4/4-2-conectivismo-uma-teoria-da-aprendizagem/
- https://gemini.google.com/app