Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Visual

Francisca Fiel

Created on October 15, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

francisca fiel

Aprendizagem em Rede

Connectivismo

Análise de dados: Utilização de ferramentas e técnicas para analisar grandes volumes de dados e identificar padrões de aprendizagem.Abertura e eficácia organizacional: Como a abertura e a colaboração podem melhorar a performance de organizações.

Stephen Downes é um pesquisador canadense especializado em tecnologia da informação, aprendizagem online e pedagogia. Os seus trabalhos exploram: Aprendizagem online: Como as tecnologias digitais podem ser utilizadas para criar experiências de aprendizagem eficazes e engajadoras. New media: O impacto das novas mídias na educação e na sociedade. Filosofia da educação: Questões fundamentais sobre o processo de ensino e aprendizagem.

George Siemens é um educador e pesquisador canadense, conhecido por suas contribuições para a compreensão da aprendizagem em ambientes digitais. Os seus trabalhos se concentram em áreas como: Aprendizagem em rede: Como as tecnologias digitais moldam a forma como aprendemos e compartilhamos conhecimento.

Os principais criadores da teoria de aprendizagem em rede, ou conectivismo, são George Siemens e Stephen Downes.

Stephen Downes trabalha para o National Research Council no Canadá e é filiado ao Grupo de Aprendizagem e Tecnoogias Colaborativas, do Instituto de Tecnologia da Informação. Downes é especialista nas áreas de aprendizagem online, new media, pedagogia e filosofia.

AI

Pesquisa

A teoria de aprendizagem foi criada por George Siemens e Stephen Downes. George Siemens é educador e pesquisador nas áreas de aprendizagem, redes, análise e visualização, abertura e eficácia organizacional em ambientes digitais. É professor de psicologia na Universidade do Texas em Arlington e professor e diretor do Centre for Change and Complexity in Learning da Universidade do Sul da Austrália.

Criadores

Aprendizagem em Rede - Connectivismo

O conectivismo é uma teoria de aprendizagem que busca compreender como o conhecimento é adquirido e compartilhado em um mundo cada vez mais interconectado e digital. O conectivismo se diferencia das teorias tradicionais de aprendizagem ao enfatizar a importância das conexões entre pessoas, informações e ideias, em vez de se concentrar apenas no indivíduo como centro do processo de aprendizagem.

AI

Pesquisa

Conectivismo é uma teoria de aprendizagem que se baseia no princípio de que o conhecimento existe no mundo, e a aprendizagem, definida como conhecimento acionável, pode residir fora de nós mesmos. O conectivismo é guiado pela noção de que as decisões são baseadas em fundamentos que mudam rapidamente. Novas informações vão sendo continuamente adquiridas. A habilidade de distinguir entre informações importantes e não importantes é vital. A aprendizagem é focada em conectar conjuntos de informações especializados, e as conexões que nos capacitam a aprender mais são mais importantes que nosso estado atual de conhecimento.

O que é ?

Aprendizagem em Rede - Connectivismo

Princípios do conectivismo:

  • O conhecimento está distribuído em redes: Não se encontra apenas em livros ou especialistas, mas está espalhado por diversas fontes e conexões.
  • A aprendizagem é um processo contínuo: A busca por novas informações e a capacidade de se adaptar a um mundo em constante mudança são fundamentais.
  • As tecnologias digitais são ferramentas essenciais: Elas facilitam a criação e o fortalecimento das conexões entre pessoas e informações.
  • A aprendizagem é um processo social: Ocorre em interação com outras pessoas e em diferentes contextos.

AI

Pesquisa

Princípios do conectivismo: • Aprendizagem e conhecimento apoiam-se na diversidade de opiniões. • Aprendizagem é um processo de conectar nas diferentes fontes de informação. • Aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos. • A capacidade de saber mais é mais crítica do que aquilo que é conhecido atualmente. • É necessário cultivar e manter conexões para facilitar a aprendizagem contínua. • A habilidade de visualizar conexões entre áreas, ideias e conceitos é uma habilidade fundamental. • Atualização é a intenção de todas as atividades de aprendizagem conectivistas. • A tomada de decisão é, por si só, um processo de aprendizagem.

Pontos principais

Aprendizagem em Rede - Connectivismo

  • https://gemini.google.com/app

AI

Pesquisa

  • Conectivismo. (2021, June 17). Wikipedia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Conectivismo
  • Teixeira Witt, D., & Cristina Martini Rostirola, S. (2020). Conectivismo Pedagógico: novas formas de ensinar e aprender no século XXI. Revista Thema, 16(4), 1012–1025. https://doi.org/10.15536/thema.v16.2019.1012-1025.1583
  • De, C., Siemens, D., & Downes, S. (n.d.). https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4707921/mod_book/chapter/22032/Siemens.pdf
  • 4.2. Conectivismo: uma Teoria da Aprendizagem? (2018, July 31). Da Web 2.0 Ao E-Learning 2.0: Aprender Na Rede. https://josemota.pt/aprendernarede/parte2/capitulo4/4-2-conectivismo-uma-teoria-da-aprendizagem/
‌ ‌ ‌
Fontes

Aprendizagem em Rede - Connectivismo