Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação escritório
Gabi Saraiva (2023/EBSAS/09I)
Created on October 15, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Ana Ferreira Nº 1 - Gabi Saraiva Nº5 TCAT - 10ºG1 Curso Profissional Técnico de Turismo Distinatário:Prof. Maria Manuel Landeiro
START
A comunicação nas relações interpessoais
Expressões faciais
Linguagem verbal e não verbal
Comunicação interpessoal, intrapessoal, institucional e animal
Tipos de comunicação
Barreiras á comunicaçao
comunicação direta e indireta
Componentes do ato comunicativo
Conceito de comunicação
Índice
O conceito de comunicação refere-se ao processo pelo qual indivíduos ou grupos trocam informações, ideias, sentimentos e significados. A comunicação pode ser verbal ou não verbal , e é influenciada por fatores como contexto cultural, social e emocional.
Conceito de comunicação
Conceito de comunicação
Geralmente, o conceito de comunicação aplica-se à troca de informações sob a forma de uma mensagem. A partilha de experiências, sensações e emoções é, igualmente, um ato comunicativo. Uma série de pessoas caladas e imóveis, à noite, à volta de uma fogueira, estão a comunicar, porque estão a partilhar, a tornar comum uma experiência. Vê-se, assim, que informação e comunicação são conceitos diferentes. A comunicação suporta a informação, mas o inverso não é verdadeiro. Isto é, pode haver comunicação sem troca de informação, mas a troca de informação pressupõe a comunicação.
+info
Ato comunicativo
A noção de comunicação não é passível de uma só definição, na medida em que, nas diversas disciplinas, desde a Física à Genética, da Informática à Literatura, sofre interpretações muito diversas. A comunicação é o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos, ou seja, é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim.
+info
Comunicação direta:
Na comunicação direta, a mensagem é transmitida de forma clara e explícita. O emissor expressa diretamente o que pretende dizer, sem rodeios ou ambiguidades. Este estilo é comum em situações onde a clareza é fundamental, como em instruções, pedidos ou feedback. Por exemplo, dizer "Preciso que me entregues o relatório até sexta-feira" é uma comunicação direta.
Comunicação indireta:
A comunicação indireta, por outro lado, envolve uma abordagem mais sutil e pode incluir insinuações ou sugestões. A mensagem não é apresentada de forma explícita, podendo exigir interpretação por parte do receptor. Este estilo é muitas vezes utilizado em contextos sociais ou culturais onde a polidez e a diplomacia são valorizadas. Por exemplo, em vez de dizer "Preciso que me entregues o relatório", alguém pode dizer "Seria bom ter o relatório até sexta-feira, não achas?".
Em suma, a comunicação direta é clara e objetiva, enquanto a comunicação indireta é mais implícita e pode requerer interpretação. Cada uma tem o seu lugar dependendo do contexto e da relação entre os interlocutores.
+info
Barreiras a comunicação
- Barreiras Linguísticas:
- Barreiras Físicas:
- Barreiras Psicológicas:
- Barreiras Culturais:
- Barreiras Emocionais:
- Barreiras Tecnológicas:
tipos de comunicação
Comunicação Intrapessoal
É a comunicação que ocorre dentro de uma única pessoa. Envolve a reflexão, o pensamento interno e a autoanálise. É fundamental para a tomada de decisões, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Comunicação interpessoal
Comunicação Interpessoalrefere-se à troca de informações, pensamentos e sentimentos entre duas ou mais pessoas. Esta comunicação pode ser verbal ou não verbal e é essencial para o desenvolvimento de relacionamentos, resolução de conflitos e colaboração.
tipos de comunicação
Comunicação Animal
Refere-se às formas de comunicação utilizadas entre animais, que podem incluir vocalizações, linguagem corporal, expressões faciais e outras manifestações comportamentais. Essa comunicação é essencial para a interação social, a reprodução, a defesa de território e a sobrevivência.
Comunicação Institucional
Diz respeito à forma como uma organização ou instituição comunica com o seu público-alvo, que pode incluir clientes, colaboradores, parceiros e a comunidade em geral. Envolve estratégias de comunicação que reforçam a imagem institucional, a marca e os valores da organização.
+info
+info
Linguagens
Linguagem não verbal
Refere-se a todos os tipos de comunicação que não envolvem palavras faladas ou escritas. Ela abrange gestos, expressões faciais, posturas corporais, toques, a forma como usamos o espaço (proxémica), a comunicação através dos olhos (contacto visual), o tom e o ritmo da voz, bem como a forma como usamos o tempo e o ambiente para transmitir mensagens.
Linguagem verbal
Quando emitimos uma mensagem podemos utilizar vários códigos. De entre estes existem as palavras. Quando a comunicação é utilizada por meio de palavras, estamos a usar a linguagem verbal
1.Sorrir: Quando estamos alegres2. Franzir as testas: Supresa ou desconfiado; 3. Piscar o olho: chamar atenção de alguém ou bricar com as pessoas; 4. Revirar os olhos: chateado ou sem paciencia; 5. Morder o lábio: sedução ou desconforto nos lábios.
Expressões faciais
Nossa opinião:
Aprendemos bastante com este trabalho e esperamos fazer mais vezes trabalhos assim , espero que teham gostado, e na nossa opniáo este trabalho serviu para evoluir o nosso conhecimento sobre a matéria.
FIM !!
Obrigada!!
- Sem a comunicação, não existiriam os grupos humanos nem as sociedades. Dificilmente se pode teorizar ou projetar uma investigação em qualquer campo do comportamento humano, sem fazer algumas suposições a respeito da comunicação humana.
Este sinal indica uma linguagem não verbal pois todos sabem que não se pode fumar no local mesmo não tendo nada escrito.
- Expressões faciais: Podem comunicar emoções sem que seja necessário dizer uma palavra.
- Gestos: Movimentos das mãos ou da cabeça, como acenar com a cabeça para concordar ou fazer um gesto com a mão para indicar "pare".
- Postura corporal: A forma como alguém se posiciona pode indicar confiança, insegurança, interesse ou desinteresse.
- Contactos físicos: Podem transmitir simpatia, apoio ou até autoridade.
- Proxémica: O espaço entre as pessoas, que pode indicar intimidade, respeito ou formalidade.
- Todo tipo de comunicação se inicia com um emissor, isto é, aquele que envia uma mensagem para alguém (seu receptor). Porém, a existência desses dois elementos não basta. Para ocorrer a troca de informações, outros componentes da comunicação têm de ser acionados.
Nesta placa indentifica-se uma linguagem verbal pois está escrito "no smoking"
- Comunicação Oral: Diálogos, conversas, discursos e apresentações faladas.
- Comunicação Escrita: Textos, cartas, emails, artigos e livros.