Diagrama Círculos I
Matilde Fernandes
Created on October 15, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
Transcript
06/10/18
17/10/202411ºe
Matilde Fernandes & Maria Almeida
Dúvida Cartesiana
06/10/18
Dúvida Hiperbólica
Réne Descartes
DúvidaVoluntária
Dúvida metódica
Dúvida Radical
Dúvida Cartesiana
06/10/18
Conclusão
A dúvida cartesiana é uma ferramenta fundamental no pensamento filosófico de Descartes, sendo utilizado como um meio para questionar crenças não fundamentadas. Descartes transforma a dúvida num ponto de partida para a filosofia, reafirmando a importância da razão na busca pela verdade, e ao aplicar a dúvida metódica, descartes busca uma base sólida para o conhecimento, que resista ao ceticismo . A mesma conduz à descoberta de certezas indubitáveis. Assim, a dúvida cartesiana revela-se como uma estratégia que permite a construção de um conhecimento seguro e confiável.
René Descartes buscou resolver o problema da possib
Dúvida radical
René Descartes buscou resolver o problema da possib
- "Sem dúvida, tudo o que até ao presente admiti como maximamente verdadeiro foi dos sentidos ou por meio deles que o recebi. Porém, descobri que eles por vezes nos enganam, e é de prudência nunca confiar totalmente naqueles que, mesmo uma só vez, nos enganaram." ( linha 13-15)
- "Por isso, se reflito mais atentamente, vejo com clareza que vigília e sono nunca se podem distinguir por sinais seguros." (linha 21 e 22)
Dúvida metódica
René Descartes buscou resolver o proble masib
René Descartes buscou resolver o problema da possib
- "tendo recebido desde a mais tenra idade coisas falsas por verdadeiras, e sendo tão duvidoso tudo o que depois sobre elas fundei, tinha de deitar abaixo tudo, inteiramente, por uma vez na minha vida, e começar, de novo, desde os primeiros fundamentos, se quisesse estabelecer algo de seguro e duradouro nas ciências." (linha 1-4)
- "Então, hoje, vou dedicar-me, por fim, com seriedade e livremente, a destruir em geral as minhas opiniões. " (linha 4 e 5)
Introdução
René Descartes buscou resolver o problema da possibilidade do conhecimento através da dúvida sistemática, conhecida como dúvida cartesiana. O seu método questiona todas as crenças até encontrar algo indubitável. Neste trabalho, analisaremos as quatro características dessa dúvida identificando passagens no Texto de apoio nº 01 que ilustram cada uma delas, sendo elas:
- Metódica
- Voluntária
- Radical
- Hiperbólica
René Desca rtes busver o
René Descartes buscou resolver o problema da possi b
Dúvida hiperbólica
René Descartes buscou resolver o problema da
René Descartes buscou resolver o problema da
René Descartes buscou resolver o prob lema da
- "Vou supor, não o Deus sumamente bom, fonte da verdade, mas um certo génio maligno, ao mesmo tempo extremamente poderoso e astuto, que pusesse toda a sua indústria em me enganar." (linha 35 e 36)
- "Vou considerar-me a mim próprio como não tendo mãos, não tendo olhos, nem carne, nem sangue, nem sentidos, mas crendo falsamente possuir tudo isto." (linha 38-40)
- "E mais ainda, assim como concluo que os outros se enganam algumas vezes naquilo que pensam saber com absoluta perfeição, também eu me podia enganar todas as vezes que somasse dois e três ou contasse os lados de um quadrado." (linha 30-32)
René Descartes buscou resolver o problema daob
Dúvida Voluntária
- "Então, hoje, vou dedicar-me, por fim, com seriedade e livremente, a destruir em geral as minhas opiniões." (linha 4 e 5 )
- "E hei-de prosseguir o meu caminho até conhecer algo de certo ou, pelo menos, até que conheça como certo que não há nada certo." ( linha 41 e 42 )
René Descartes buscou resolver o problema da