Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Blackboard Presentation
Sónia
Created on October 14, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Filosofia
Início
Amor à sabedoria
O que é a filosofia?
A filosofia é uma atividade conceptual crítica.
A filosofia é uma atividade crítica.
Dedica-se ao exame minucioso das crenças que aceitamos acriticamente das autoridades. Pretende descobrir se as nossas crenças são justificadas. Liberta-nos dos preconceitos. Procura boas razões para aceitar as crenças. Avalia as crenças com imparcialidade. Confere-nos liberdade e autonomia do pensamento
Platão
Tales de Mileto
Aristóteles
Sócrates
348/347 a.c
384/322 a.c.
séc. vi a.c.
469/399 a.c
A filosofia é uma atividade crítica
- Dedica-se ao exame minucioso das crenças que aceitamos acriticamente das autoridades.
- Pretende descobrir se as nossas crenças são justificadas.
- Liberta-nos dos preconceitos.
- Procura boas razões para aceitar as crenças.
- Avalia as crenças com imparcialidade.
- Confere-nos liberdade e autonomia do pensamento
Platão
Para Platão, Filosofia é e sempre será a busca de um saber e não meramente um certo saber que se condensa numa doutrina fixa e imutável. Sendo assim, é possível falar de uma Filosofia da linguagem em Platão, ainda que se trate de saber, neste autor, como foram criados os nomes.
Sócrates
Sócrates revolucionou a Filosofia ao transferir a vocação questionadora da natureza física para a natureza humana, seus valores, verdades e fundamentos. Se existiu alguma revolução na filosofia logo em seus primeiros séculos na Grécia Antiga, ela atende por um nome: Sócrates.
Aristóteles
A filosofia, definida como "amor à sabedoria", passou a ser compreendida por Aristóteles em sentido mais amplo, buscando se tornar uma ciência das ciências.
- A filosofia de Tales baseava-se em três teses principais: Tudo que conhecemos é feito de água e o homem é mais um ente desse meio; todas as coisas, incluso as inanimadas, estão cheia de vida; por outro lado, as mudanças e a geração só podem ser alcançadas pela condensação e a rarefação.
Tales de Mileto
A filosofia é uma atividade conceptual
A filosofia é uma atividade conceptual porque se dedica à análise de conceitos fundamentais. O seu método de trabalho faz-se recorrendo ao pensamento.