Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
MEMORIES PRESENTATION
Ana Matias
Created on October 14, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Ana Beatriz Correia; Ana Pereira; Rodrigo Cascão
O Estado Novo e os valores do Estado Novo
A lição de Salazar
10 de fevereiro de 1968
Querido diário, hoje vivi mais um dia igual aos outros. Fechada dentro destas quatro paredes. O medo de não saber como acaba o dia é constante.
Acordei de manhã e fui preparar o pequeno almoço, café e pão com manteiga para mim, para os meus 2 filhos e para o meu marido. Rezámos antes de comer virados para a cruz que temos na parede da cozinha, como já é habitual.
Arrumei a cozinha e como sempre fui despachar os miúdos e levá-los à escola. Enquanto isto, o meu António já tinha saído para mais um dia de trabalho, naquele emprego horrível. Mas isto fica entre nós, porque senão até eu, mulher de um funcionário da PIDE, vou presa e isso pareceria mal a toda a vizinhança, mas acima de tudo quem cuidaria dos nossos filhos?
Mais uma vez no caminho para casa ouvi os vizinhos a reclamar do meu António e dos seus colegas pelas atitudes da PIDE, não os censuro, ainda ontem prenderam uma pessoa por dizer a palavra errada na rádio. Mas ao que parece não sou a única que não gosta do emprego dele, os miúdos estão-se sempre a queixar da escola, quer seja das reguadas, das rezas ou da fotografia do "amigo do pai" pendurada na parede, como eles dizem enquanto tento não rir. Eles têm razão, também estou farta das regras de Salazar.
Tento ocupar os meus dias a ler, isto depois da casa estar limpa, mas os livros e as revistas dizem todos a mesma coisa, maldito lápis azul!Ir ao café? Nem pensar! É coisa de homem.
Tento imaginar as paisagens que devem existir noutros países, mas fico só pelo imaginar mesmo, já que para sair do país preciso da autorização do chato do meu marido, mas se não fosse ele a prender-me era o meu irmão e ainda antes disso foi o meu pai . Eu até queria mudar o rumo deste país, mas nem sequer posso votar e pelo meu António fica tudo na mesma.
Amanhã tenho que me esforçar para fazer um jantar melhor. Hoje o António bateu-me. Atrasei-me a fazer o jantar e para além disso a sopa não foi suficiente para lhe enganar a fome. Mais um dia se passou, amanhã volto com novidades.