Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Módulo Didáctico História

Marta Lemos

Created on October 14, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

A europa dos parlamentos

A recusa do absolutismona sociedade inglesa

bibliografia

ESCAPE ROOM

DESENVOLVIMENTO

INTRODUÇÃO

Índice

DA "TIRANIA" DE D.CARLOS I Á GUERRA CIVIL E Á ABOLIÇÃO DA MONARQUIA (1625- 1649)

PETIÇÃO DOS DIREITOS

HABEAS CORPUS

OLIVER CROMWELL

GUERRA CIVIL INGLESA (1642-1651)

O PAPEL DA MAGNA CARTA (1215)

INTRODUÇÃO

A Magna Carta de 1215 foi um documento histórico assinado pelo rei João de Inglaterra, que limitou os poderes do monarca e garantiu certos direitos aos nobres e, indiretamente, a outros cidadãos.Carlos I que reinou de 1625 a 1649, ignorou os princípios estabelecidos pela Magna Carta ao adotar uma postura absolutista e tentar governar sem o Parlamento.

O PAPEL DA MAGNA CARTA (1215)

DESENVOLVIMENTO

Carlos I em três posições. Retrato de Antoon van Dyck (1635-36)

Com a subida ao trono de D.Carlos I, a monarquia anglicano defensor do absolutismo, acentuou-se a cisão entre a Coroa e o Parlamento, quando o rei implementou as seguintes medidas:

  • Aumento dos impostos sem o consentimento parlamentar;
  • Ordenação de prisões arbitrárias;
  • Obrigação de acolhimento de soldados nas casas particulares.

DA "TIRANIA"DE CARLOS I Á GUERRA CIVIL E O ABSOLUTISMO DA MONARQUIA (1625-1649)

DESENVOLVIMENTO

D Carlos I

DESENVOLVIMENTO

O Parlamento considerou estas medidas ilegais, associadas ao exercício de um poder arbitrário e ao não cumprimento dos princípios da Magna Carta, e então apresentou em 1628 a petição dos direitosPETIÇÃO DOS DIREITOS:

  • Lançamento de impostos apenas com consentimento parlamentar;
  • Proibição da utilização da lei marcial em tempo de paz;
  • Direito de Habeas Corpus, posteriormente tornado lei;
  • Impossibilidade de aquartelar soldados em casas particulares

PETIÇAO DOS DIREITOS

O Habeas Corpus é uma expressão latina que significa "O teu corpo pertence-te".Foi fundamental para a recusa do absolutismo no século XVII, especialmente durante o confronto entre o Parlamento e o monarca Carlos I, que usava prisões arbitrárias para reprimir opositores.A aprovação do Habeas Corpus formalizou o direito de qualquer pessoa presa ser levada a julgamento para avaliar a legalidade da sua detenção. Isso limitou o poder arbitrário dos reis e fortaleceu os direitos civis e o controlo parlamentar.

HABEAS CORPUS

DESENVOLVIMENTO

O Parlamento, liderado pelo general Oliver Cromwell, venceu após várias batalhas decisivas, como a de Naseby em 1645. Carlos I foi capturado, julgado por traição e executado em 1649, o que levou á abolição da monarquia e á criação da República. No entanto, a monarquia foi restaurada em 1660, com a ascensão de Carlos II, mas o Parlamento consolidou o seu papel na limitação do poder real, moldando o futuro político da Inglaterra.

A guerra civil inglesa foi um conflito entre os partidários do Rei Carlos I (os"realistas") e os apoiantes do Parlamento (os"parlamentaristas"). A principal causa foi a luta pelo poder entre o Rei e o Parlamento, bem como tensões religiosas.

GUERRA CIVIL INGLESA (1642-1651)

DESENVOLVIMENTO

Oliver Cromwell (1599-1658) foi um líder militar e político inglês que teve um papel fundamental na Guerra Civil Inglesa. Ele comandou as forças parlamentares contra o rei Carlos I, o que culminou na execução do rei em 1649. Depois disso, tornou-se Lorde Protetor da Inglaterra, Escócia e Irlanda, governando de 1653 até a sua morte em 1658. Cromwell implementou várias reformas políticas e religiosas, promovendo um governo puritano, mas também é criticado pelo seu autoritarismo. O seu legado é controverso, representando tanto a luta pela liberdade quanto os excessos do poder.

OLIVER CROMWELL

DESENVOLVIMENTO

https://pt.wikipedia.org/wiki/Habeas_corpus

https://www.britannica.com/biography/Oliver-Cromwell

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Civil_Inglesa

Manual escolar- Linhas da História- Areal Editores

Este trabalho contou com o apoio da ferramenta de IA ChatGPT, desenvolvida pela OpenAI, para o esclarecimento de dúvidas e apoio na redação de alguns trechos.

Bibliografia

TRABALHO REALIZADO POR: Erika gonçalves; filipa bernardo; marta lemos; santiago carvalho; sara pinto

Obrigada!