FORMAÇÃO EM MÉTODOS ALTERNATIVOS
Vanessa Carvalho
Created on October 14, 2024
More creations to inspire you
ALL THE THINGS
Presentation
SANTIAGOVR_EN
Presentation
WWII TIMELINE WITH REVIEW
Presentation
BLENDED LEARNING
Presentation
TAKING A DEEPER DIVE
Presentation
WWII JUNE NEWSPAPER
Presentation
AUSSTELLUNG STORYTELLING
Presentation
Transcript
Módulo 1
FORMAÇÃO EM MÉTODOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS
MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO NO USO DA TÉCNICA DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
objetivos
Os objetivos da nossa formação deste módulo são:
Identificar e distinguir as técnicas da Conciliação e da Mediação; Reconhecer o melhor método para cada tipo de situação;
Identificar a aplicabilidade da técnica da Comunicação não violenta.
Conflito
O homem aproxima-se de seus semelhantes e com eles estabelece laços. Com o passar do tempo são introduzidos nessas relações outros elementos oriundos de percepções diferentes que acabam por gerar conflitos.
Como evitar conflitos?
+ info
CONFLITO
Na Atualidade
O renascer dos métodos alternativos de solução de conflitos deve-se em grade parte ao elevado grau de litigiosidade da sociedade moderna e a busca facilitação do acesso à justiça levam à sobrecarga excessiva dos juízes e tribunais. .
CONFLITO
A Cultura da sentença
+ info
Uma consequência da chamada “cultura da sentença” é a resistências dos profissionais da advocacia em relação à utilização dos métodos alternativos de solução de conflitos.
métodos
+ info
+ info
+ info
AUTOCOMPOSIÇÃO
HETEROCOMPOSIÇÃO
AUTOTUTELA
Na autotutela a parte soluciona o conflito sem contar com a colaboração de terceiros nem com a participação do Estado.
Na autocomposição as próprias partes envolvidas no conflito superam a controvérsia sem a imposição da vontade de terceira pessoa. O consenso pode ser alcançado diretamente pelas partes (autocomposição direta) ou com o apoio de terceiros (autocomposição assistida).Na heterocomposição a resolução do conflito é realizada pela imposição da vontade de uma terceira pessoa.
Mediação x Conciliação
Na conciliação, o terceiro facilitador da conversa interfere de forma mais direta no litígio e pode chegar a sugerir opções de solução para o conflito. Já na mediação, o mediador facilita o diálogo entre as pessoas para que elas proponham as próprias soluções.
Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.
CNV
A Comunicação não Violenta
De acordo com Marshall Rosenberg, Psicólogo que desenvolveu o conceito da comunicação não violenta (CNV) é aquela que é construída a partir de habilidades de linguagem e comunicação que intensificam nosso caráter humano, mesmo que exista um conflito ou situação adversa. Assim, em vez de reações automáticas e superficiais, a CNV garante respostas conscientes e baseadas na percepção de si e dos outros.
+ info
CNV
Pilares da Comunicação não Violenta
A comunicação não-violenta pode ser aplicada para comunicações internas da empresa, gestão do sucesso do cliente, redes sociais e qualquer outra interação que você precise produzir. E no mundo corporativo, ela pode integrar sua marca, reforçando características como honestidade, fidelidade e foco na satisfação do cliente.
Wow Effect
+ info
CONCLUSÃO
Considerações finais
- Os meios alternativos de resolução de conflitos surgem como uma forma de pacificar litígios, sem a energia que provavelmente seria despendida pelo magistrado e pelas partes durante a tramitação de um processo judicial.
- A cultura de paz que advém de sua prática deve ser estimulada, fazendo parte da vida dos cidadãos em todas as situações, em todos os setores, em todas as instâncias.
- Trabalhando a CNV nos relacionamentos internos, comunicação com o mercado e gestão de clientes, o negócio conseguirá fortalecer seu posicionamento e confiabilidade.
Evitar e erradicar conflitos não é viável, diante disso somos desafiados a extrair das relações conflituosas, aquilo que de melhor poderiam nos oferecer: soluções pacíficas e construídas de maneira adequada e efetiva. Depois que a pessoa atravessa o conflito e que consegue administrá-lo, o conflito passa a ser visto como crescimento e, portanto, como algo positivo.
São pilares da CNV: o Consciência o Linguagem o Comunicação o Influência
O processo comunicação envolve dois ou mais indivíduos, os emissores e os receptores da mensagem. Usando o conceito de CNV, os participantes vão ouvir (ou ler) a informação ou relato prestando atenção às necessidades fundamentadas de forma clara, bem como nos sentimentos que aquela situação estaria lhe causando.
Autotutela
Ocorre quando o indivíduo soluciona o conflito mediante supressão da resistência à sua pretensão, sem contar com a colaboração de terceiros nem com a participação do Estado. (fazer justiças com as próprias mãos). Embora existam exceções, a autotutela é ordinariamente repudiada pelo ordenamento jurídico da maioria dos países.
Heterocomposição
É entendida como a forma de solução de conflitos decorrente da imposição de uma decisão de um terceiro, à qual as partes se vinculam.
Muitos Advogados ainda veem no litígio um meio profissional de subsistência, acreditando que os métodos enfraquecerão a prática profissional, quando na verdade, representam um campo propício à contratação dos serviços de um advogado
Autocomposição
É a forma de solução de conflitos pela ação das próprias partes envolvidas que buscam obter uma solução razoável para a disputa.
Conflitos
Os conflitos se apresentam como eventos naturais, cuja manifestação revela-se inevitável no cotidiano da vida social. Os conflitos são indesejados mas absolutamente naturais, ou seja, onde quer que haja sociedade sempre haverá incompatibilidade de interesses e posições.