Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Quadro Magnético

Beatriz ASilva

Created on October 14, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Porque é que temos cãimbras?

trabalho realizado por: Fracisca Ribeiro Marques e Beatriz Silva

O que são Cãimbras?

As cãimbras são contrações musclares involuntárias, muitas vezes fortes e dolorosas.

Porque é que temos Caimbras?

7. Desidratação

4. Excesso de exercício físico

8. Tétano

1. Mau condicionamento físico

6. Uso de medicamentos

5. Má circulação

3. Gravidez

2. Falta de cálcio ou potássio

Como aliviar a cãibra

Aplicar compressas de gelo no músculo assim que a câimbra melhore

Massagear o músculo afetado

Fazer alongamentos

Aplicar uma compressa morna no músculo, assim que a câimbra começar

Elevar o membro afetado, como pernas, braços ou mãos, até que a câimbra melhore

Fim! Obrigada pela atenção

Sections like this will help you stay organized

Excesso de exercício físico

Quando se faz exercício muito intenso ou por muito tempo, é comum o surgimento de cãibras. Isso acontece devido ao excesso de ácido lático, fadiga muscular, e à falta de minerais e oxigênio no músculo, que foram consumidos durante o exercício.

Mau condicionamento Físico

O mau condicionamento físico para iniciar exercícios físicos pode exigir muito da musculatura e resultar em fadiga muscular, aumentando o risco de ter câimbras.

Uso de medicamentos

Além dos diuréticos, como a furosemida, que podem causar desidratação e levar ao surgimento de cãibras, outros medicamentos também podem ter como efeito secundário o aparecimento de contrações involuntários dos músculos.

Estas podem ocorrer em qualquer músculo do corpo, mas surgem com maior frequência nas pernas de quem pratica desporto . Porém podem acontecer a qualquer pessoa até mesmo quando se está a dormir .

Tétano

Embora seja mais raro, o tétano é outra das possíveis causas para o surgimento de cãibras frequentes, já que a infecção causa uma ativação constante das terminações nervosas em todo o corpo, causando cãibras e contrações musculares em qualquer local do corpo.

Desidratação

As cãibras podem muitas vezes ser também um sinal de desidratação leve ou moderada, que é quando existe menos água que o normal no organismo. Este tipo de causa é mais frequente quando se está num ambiente muito quente, quando se transpira por muito tempo ou quando se está tomando remédios diuréticos, devido à grande perda de água

Gravidez

As câimbras também podem surgir devido a gravidez, especialmente no final da gestação, sendo mais frequentes nas pernas, tornozelos e pés, principalmente pela manhã. Isto ocorre devido às alterações hormonais normais da gestação e a diminuição da circulação sanguínea nas pernas devido a compressão dos vasos e artérias da pelve pelo peso do útero.

Falta de cálcio (Ca) ou potássio(K)

Alguns minerais, como o cálcio e o potássio, são muito importantes para a contração e o relaxamento dos músculos. Assim, quando o nível desses minerais está muito baixo podem surgir cãibras frequentes, que podem acontecer durante o dia, sem uma causa aparente.

Má circulação

A má circulação também pode levar ao surgimento de cãibras mais frequentemente. Isso acontece porque como existe menos sangue chegando nos músculos, também há menos oxigênio disponível. Este tipo de cãibra é mais comum nas pernas, principalmente na região das panturrilhas.