Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Quiz formas básico
Guilherme Menino
Created on October 14, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Christmas Spirit Test
View
Corporate Icebreaker
View
Retro Bits Quiz
View
Sailboat quiz
View
Sailboat Quiz Mobile
View
Bomb Quiz
View
Witchcraft Quiz
Transcript
Monkey Pox
Saúde e o Risco
- Aluno:Guilherme Menino
- Disciplina:C&D
- Professora:MariaJosé
Índice
- Índice
- O que é?
- Onde surgiu?
- Quais os seus perigos?
- Como evitar?
- Conclusão
- webgrafia
O que é?
A Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus Monkeypox, do gênero Orthopoxvirus. A doença foi identificada pela primeira vez em macacos em 1958 e em humanos em 1970.
Onde surgiu
A monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, foi identificada pela primeira vez em macacos em 1958, em um laboratório na Dinamarca. O primeiro caso humano foi registrado em 1970, na República Democrática do Congo. A doença é endêmica em algumas regiões da África Central e Ocidental.
Quais os seus perigos?
1ª parte
A varíola dos macacos, ou monkeypox, é uma doença viral que pode causar vários sintomas e complicações. Aqui estão alguns dos principais perigos associados a essa doença:
1.Sintomas Graves: Embora muitos casos sejam leves, a varíola dos macacos pode causar sintomas graves, como febre alta, dores de cabeça intensas, dores musculares, e erupções cutâneas (alterações visíveis na pele, como manchas vermelhas ou bolhas) que podem evoluir para lesões dolorosas. 2.Transmissão: A doença pode se espalhar de pessoa para pessoa através de contato direto com lesões, ou materiais contaminados. Também pode ser tranmitida por espirros ou gotículas respiratorias.
Quais os seus perigos?
2ª parte
3. Impacto Psicológico: Além dos sintomas físicos, é necessário o isolamento necessário para prevenir a propagação. 4. Populações Vulneráveis: Pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, crianças pequenas e grávidas podem estar em maior risco de desenvolver formas mais graves da doença.
Como evitar?
Evitar contato direto com pessoas infectadas ou com suspeita de infecção. Isso inclui evitar toques, beijos.Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool. Evitar compartilhar objetos pessoais, como roupas de cama, toalhas e utensílios, com pessoas infectadas. Em alguns países, como Portugal, a vacina contra a varíola dos macacos está disponível para grupos de risco e pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados. Ficar atento aos sintomas da varíola dos macacos, como febre, dores de cabeça, dores musculares e erupções cutânea.
Conclusão
A infeção por vírus Monkeypox, também conhecida como mpox, é uma doença zoonótica que pode ser transmitida de animais para humanos e entre humanos através de contato próximo. Os sintomas incluem febre, dores de cabeça, cansaço, dores musculares, gânglios linfáticos aumentados e lesões cutâneas que podem durar entre 2 a 4 semanas.
webgrafia
https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mpox https://www.sns24.gov.pt/ https://unric.org/pt/monkeypox-tudo-o-que-precisa-de-saber/ https://portal.fiocruz.br/noticia/2024/06/imagem-do-virus-causador-da-mpox-e-destaque-em-premio-do-cnpq https://www.who.int/europe/news/item/10-06-2022-monkeypox-q-a---what-you-need-to-know-about-monkeypox