Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
2º Guerra Mundial
gomess
Created on October 14, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
1939-1945
História Docente: Nome: Eduardo Gomes Nº: 4 Turma: L Nome: Ryan Ricardo Nº: 14 Ano: 10º Nome: José Almeida Nº: 7 DR. Ginestal Machado
Segunda guerra Mundial
- Introdução;
- O que foi a guerra relâmpago;
- Alianças da 2º guerra mundial;
- Principais Líderes da 2º guerra;
- Início da guerra relâmpago;
- Medidas de perseguição aos Judeus
- Ideologias e ações repressivas nazis
Índice
- A Segunda Guerra Mundial foi gerada a partir dos erros e imperfeições do Tratado de Versalhes.
- O conflito teve início com a invasão da Polônia pela Alemanha nazista na data de 1 de setembro de 1939 e terminou com a rendição do Japão a 2 de setembro de 1945 .
- Foi o maior conflito da humanidade e estendeu-se por seis anos (1939-1945) , pondo os Aliados contra o Eixo.
- Ficou marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto .
- Foi a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate.
Introdução
A Blitzkrieg – termo alemão para guerra-relâmpago, foi uma tática militar de nível operacional que utilizava forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, não dando tempo para as forças inimigas organizarem as suas defesas. Os seus três elementos essenciais eram:
- O efeito surpresa;
- A rapidez da manobra;
- A brutalidade do ataque;
O QUE FOI A GUERRA RELÂMPAGO
Durante a Segunda Guerra Mundial, os países lutaram como parceiros de uma das duas principais alianças: a do Eixo ou a dos Aliados. Na aliança do Eixo estavam a Alemanha, a Itália e o Japão que eram liderados pelo ditador alemão Adolf Hitler, pelo ditador italiano Benito Mussolini e o pelo imperador japonês, Hirohito. Estes parceiros tinham dois interesses em comum:
- A expansão territorial e a criação de império com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional no período após a Primeira Guerra Mundial
- A destruição ou a neutralização do comunismo soviético.
Alianças da 2º guerra mundial
Harry Truman, foi o trigésimo terceiro presidente (democrata) norte-americano, entre 1945 e 1953. Foi um dos líderes políticos presentes na Conferência de Potsdam.Falecido em 1972
Winston Churchill, foi o primeiro-ministro britânico durante o período de guerra. A sua postura acabou por ser fundamental para o término da Segunda Guerra.
Josef Stalin, o líder da União Soviética, que combateu a invasão alemã e expandiu o comunismo na Europa e na Ásia.
Franklin Roosevelt, o presidente dos Estados Unidos, que liderou o país na guerra contra o Eixo e morreu em 1945.
Benito Mussolini, o líder do Partido Fascista e da Itália, que se aliou a Hitler e foi executado por guerrilheiros em 1945.
Adolf Hitler, o líder do Partido Nazista e da Alemanha, que perseguiu e matou judeus e ciganos e que se suicidou em 1945.
Principais Líderes da 2º guerra
A perseguição aos judeus tem sido um evento significativo na história judaica, provocando ondas de refugiados e a formação de comunidades da diáspora. Já em 605 a.C., judeus que viviam no Império Neobabilônico foram perseguidos e deportados.Pogrom de Kaunas na Lituânia ocupada pelos alemães, Junho de 1941 O antissemitismo também foi praticado pelos governos de muitos impérios diferentes e pelos seguidores de muitas religiões diferentes, e também foi amplamente difundido em várias regiões do mundo. Os judeus eram comumente usados como bodes expiatórios para tragédias e desastres, como nas perseguições que seguiram à da Peste Negra, no massacre de Granada de 1066, no Massacre de 1391 na Espanha, nos muitos Pogroms no Império Russo e nos princípios do Nazismo antes e durante a Segunda Guerra Mundial, que levaram ao Holocausto e ao assassinato de seis milhões de judeus.
Medidas de perseguição aos Judeus
A 1 de setembro de 1939, os alemães estavam a conquistar a Polónia, dois dias depois, britânicos e franceses responderam à agressão alemã contra a Polônia com uma declaração de guerra. Logo depois da vitória contra a Polónia, os alemães avançaram sobre a Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica, França, Jugoslávia e Grécia, ficando praticamente imbatíveis até 1941 .
O início da guerra relâmpago