Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Zen Presentation
Rebeca Freire Silva
Created on October 14, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
TRABALHO REALIZADO POR: Rebeca freire, Francisca Luciano e Ari Barbosa
A REGIÃO E O ESPAÇO NACIONAL
ÍNDICE:
06 Conclusão
05 Oeste, vale do tejo e Alentejo
04 A região do Espaço Nacional
03 As redes nacionais
02 Caracteristicas do espaço nacional
01 O espaço nacional
Portugal é conhecido por suas paisagens variadas, desde as montanhas do norte até as praias do sul, além de ter um património histórico significativo, com cidades como Lisboa, Porto e Sintra. O espaço nacional também é relevante no contexto da União Europeia e da sua posição estratégica no Atlântico.
O Espaço Nacional de Portugal refere-se ao território geográfico e político que compõe o país, incluindo a parte continental, as ilhas dos Açores e da Madeira, e algumas ilhas desabitadas. Este espaço é caracterizado por uma rica diversidade cultural, histórica e natural.
ESPAÇO NACIONAL DE PORTUGAL:
O espaço nacional de Portugal apresenta muitas caractristicas geográficas, historicas e econômicas. - Clima:
Mediterrânio -O clima predominante é o mediterrânio, com invernos amenos e chuvosos, e verões secos e quentes, especialmente no sul e nas áreas do interior.- Relevo: O relevo de portugal é muito variado e pode dividir se em duas partes:
- Norte - É muito montanhoso com altitudes elevadas.
- Sul: O sul do país apresenta vastas planícis. O terreno é mais suave com colinas e Planaltos.
CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO NACIONAL:
Autoestradas:Portugal tem uma vasta rede de autoestradas, que interliga todo o país. As principais autoestradas são: A1:Lisboa-Porto, a principal autoestrada em Portugal A2:Lisboa-Algarve, que liga o sul ao resto do país A3: Porto - Valença (Espanha), conecta o norte à Galiza. A6: Lisboa - Elvas, importante conexão entre Portugal e Espanha.
Transporte Rodoviário:As redes de estradas e autoestradas é extensa e bem cuidadas e liga todas as regiões do país que facilita o transporte de passageiros e mercadorias.
AS REDES NACIONAIS
- Estradas Nacionais:
- Autocarros:
- Transporte Ferroviário:
Nacionais:
As redes
Transporte Aéreo:Portugal tem vários aeroportos, destacando-se:
- Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa)
- Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto)
- Aeroporto de Faro
- Aeroportos dos Açores e da Madeira
A REGIÃO DO ESPAÇO NACIONAL NUT II:
Em Portugal as NUTS são divisões admistrativas estabelecidas pela União Europeia. As regiões NUTS 2 correspondem a grandes áreas territoriais que agrupam muitos dis tritos e são a segunda de três divisões hierárquicas: NUT1 ( mais geral) NUT2 ( itermediária)e a NUT3 ( mais detalhada). Portugal está dividido em 7 regiões NUT2, com características económicas, geográficas e sociais. Nível Regional: 9 Unidades Administrativas (7 em Portugal Continental e as 2 Reagiões Autónomas)
CampeloAguda figueiró dos Vinhos Beiradas Arega
A Freguesia é a mais pequena unidade administrativa de um munícipío. A sua área administrativa é local e a sua ação desenvolve-se através de orgãos proprios.
FREGUÊSIAS
LeiriaBatalha Pombal Alcobaça Marinha Grande Porto de Mós Óbidos Nazaré Caldas da Rainha Pedrogão Grande Porto De Mós Figueiró dos Vinhos Castanheira de Pêra
O munícipio é uma área administrativa composta por freguesias, com autonomia administrativa e financeira.
MUNÍCIPIOS
AveiroBeja Braga Bragança Castelo Branco Coimbra Évora Faro Guarda Leiria Lisboa Portalegre Porto Santarém Setúbal Viana do Castelo Vila Real Viseu
O distrito é uma divisão administrativa de nível hiéraquico superior. O continente é constituido por 18 distritos, sendo eles:
DISTRITOS:
OESTE E VALE DO TEJO E ALENTEJO:
Mapa de portugal Onde está localizado as cidades de Évora, Elvas e Óbidos
SÉ CATEDRAL DE ÉVORA
A Sé de Évora é a maior catedral medieval de Portugal e uma das mais importantes do país , construída entre os séculos XIII e XIV. A catedral é famosa pelo seu claustro gótico e pela vista panorâmica oferecida do topo da sua torre .
CAPELA DOS OSSOS
A Capela dos Ossos, situada na Igreja de São Francisco, construída no século XVII as paredes e pilares são revestidos com ossos humanos
TEMPLO ROMANO DE ÉVORA
O Templo Romano, construído no século I (primeiro) d.C, localizado no centro histórico da cidade, o templo destaca-se pelas suas colunas coríntias de granito e mármore, que impressionam os visitantes pelo o seu estado de conservação .
AQUEDUTO DA Amoreira
Aqueduto da Amoreira: Esta magnífica construção do século XVII é um exemplo notável de engenharia. Com arcos impressionantes, o aqueduto transportava água para a cidade e é um belo marco que vale a pena visitar.
CASTELO DE ELVAS
Situado no topo de uma colina, o castelo oferece vistas panorâmicas da cidade e dos arredores. Suas torres e muralhas são bem preservadas e permitem que os visitantes explorem sua rica história.
FORTALEZA DE ELVAS
Esta impressionante fortificação é um dos maiores sistemas de fortificações da Europa e é classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO. As muralhas e os baluartes oferecem uma visão fascinante da história militar da cidade.
VILA DE ÓBIDOS
Caminhar pelas ruas de paralelepípedos da vila é uma experiência única. As casas brancas com detalhes coloridos e as flores nas janelas criam um ambiente encantador.
IGREJA DE SANTA MARIA
Localizada na praça principal, esta igreja é famosa por seu altar barroco e pela bela azulejaria. É um ótimo lugar para apreciar a arquitetura histórica.
CASTELO DE ÓBIDOS
Este impressionante castelo medieval é uma das principais atrações da cidade. Suas muralhas bem preservadas oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes da região.
CONCLUSÃO
Com este trabalho podemos concluir que o espaço nacional de Portugal é um exemplo de divercificação e integração, com uma posição geográfica estratégica que reforça o seu papel global.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO!