Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Caso Prático - Psicologia 1P

Bruno Baião Guerreiro

Created on October 14, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Jasmine Richardson

23/04/2006

Caso Prático

LauraFernandes nº16

João rebocho nº14

Francisco vitórianº9

Bruno Guerreironº1

Escola Secundária de SerpaDocente: Laura Sarroeira

Psicologia B 12ºA

23/04/2006; Medicine hat, Alberta, Canada

Jasmine Richardson

Debra,Marc eTyler Richardson; 48,42,8

Jeremy Steinke,23

JasmineRichardson, 12

Principais Envolvidos

Por volta dos 11 anos, entrou na cultura gótica, mudando drasticamente de estilo.Começou a frequentar concertos de punk-rock e a ter amizades com pessoas mais velhas.

Desenvolvimentode Jasmine

Foi num desses concertos onde conheceu Jeremy, um ávido participante da cultura gótica. Frequentemente afirmava ser um vampiro de 300 anos, que chegou até a usar um frasco de sangue ao redor do pescoço.

O início

Doença, Bullying.Padrasto abusivo para a sua família.O "desejo protetor" de Jeremy.

Saúde e Passado de Jeremy

O chat online e a rejeição de Jeremy; O "desejo protetor" de Jeremy; A saúde mental progressivamente pior de Jasmine; Encontros Secretos; Queixas no Blog; O filme.

Porque quis Jasmine eliminar a família?

https://www.youtube.com/watch?v=XpLKNclOtLg

Trailer

A 22 de Abril de 2006, Steinke entra na casa de Jasmine pela cave e estão prontos para o Plano.

"COmeça comigo a matá-los e Termina connosco a viver juntos"

Após consumir grandes quantidades de drogas, Jeremy encarrega-se dos pais, enquanto Jasmine tira a vida ao irmão mais novo. Marc foi esfaqueado 24 vezes, Debra 12 e a veia jugular de Tyler foi cortada.

Caso

Jeremy foi julgado como adulto e sentenciado à prisão prepétua, sem possibilidade de liberdade condicional por 25 anos. Após cumprir parte da sentença, Jasmine completou a pena em 2016 através de reabilitação, onde fez tratamento psicológico e revelou progresso.Terminada a pena, passou a viver de forma anónima para uma reintregração na sociedade menos abrupta.

Julgamentos/Reabilitação

https://restore-mentalhealth.com/richardson-family-murders-mind/

Referências(pg 4-12):

O que influência a nossa mente e pensamento?Relação com o meio

Questões Mentais e Comportamentais

O controlo exercido por Jeremy, que a pode ter influenciado, visto que se trata de uma criança;Romantização do crime, levando à dinâmica "Bonnie and Clyde".

Que Fatores podem ter levado À ação da jovem? - Meio de JAsmine

Controlo parental;A oposição característica dos filhos para os pais; Subculturas ingressadas; A influência da Internet.

A importÂncia do Meio na adolescência

Relação com a HereditariedadeO que influência a nossa mente e pensamento?

Fatores biológicos que influenciam o comportamento

Há fatores hereditários no caso?

O córtex pré-frontal: importância e o quão desenvolvido está na adolescência?O poder das influências sobre esta área menos madura do cérebro humano

Desenvolvimento Cerebral na adolescência

Falta de Diagnósticos ConcretosPossíveis Transtornos relacionados de certa forma com a Genética: Transtorno de Conduta; Vulnerabilidade Emocional Hereditária.

Pré-disposição genética para transtornos

Com recurso a https://chatgpt.com/"preciso que me expliques o caso da Jasmine Richardson e que problema mental ela tinha, quero algo detalhado " (open ai) "Relaciona o comportamento de Jasmine com o meio onde foi criada e com a sua hereditariedade" (open ai)

Referências(pg 15-20):

no caso de Jasmine Richardson, o meio ambiente foi o fator predominante para moldar o seu comportamento, especialmente a sua relação com o Jeremy e a dinâmica familiar de conflito. Embora ela estivesse a passar por um período difícil da adolescência, a presença de um parceiro mais velho, manipulador e psicologicamente instável, levou-a a um comportamento criminoso. Quanto à hereditariedade, não há indicações claras de transtornos mentais, mas a sua imaturidade cerebral e emocional, algo comum na adolescência, pode ter aumentado a sua vulnerabilidade à manipulação e à tomada de decisões impulsivas. Portanto, é a combinação da influência ambiental e da relação com Jeremy, com os típicos obstáculos da adolescência, que explica como Jasmine participou num crime tão horrendo.

Para terminar:

Obrigado pela atenção!

Relativamente à questão, após análise e falta de informação devido às leis canadenses (não há registo de diagnóstico, devido à menoridade de Jasmine), concluimos que não havia fatores hereditários significativos para a ação da jovem.