Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

V de Gowin Secundária

Gonçalo Assunção

Created on October 13, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Registo: Observação macroscópica de aglomerados de DNA provenientes das células eucarióticas vegetais da banana, numa preparação contendo uma solução de água destilada com NaCl, detergente líquido e álcool etílico. O DNA aparece como filamentos esbranquiçados que sobem no álcool, impulsionados pela formação de bolhas de ar resultantes do choque térmico.

Acontecimento: Pretende extrair-se o DNA das células eucarióticas vegetais de uma banana

Teoria: Teoria celular (a célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos, ou seja, todos os seres vivos são constituídos por células, onde ocorrem os processos vitais).

Escola Secundária Mário Sacramento

Material: 1 banana, sal de cozinha, detergente liquido da loiça, vareta, balança, faca, água destilada, provetas graduadas, Álcool etilico a 96% a 4°C, Gobelés, Algodão, tubo de ensaio, funil Procedimento: 1. Retirou-se a casca de uma banana e pesou-se 50 g da polpa. 2. Colocou-se a banana em um almofariz e macerou-se completamente. 3. Aqueceram-se 90 mL de água destilada a 50°C. 4. Adicionaram-se 3 g de sal de cozinha (NaCl) à água e misturou-se até dissolver completamente. 5. Acrescentaram-se 10 mL de detergente líquido à solução e misturou-se com o auxílio de uma vareta. 6. Adicionou-se a banana macerada à solução preparada. 7. Colocou-se algodão em um funil e umedeceu-se com água destilada. 8. Filtrou-se o preparado através do funil para uma proveta. 9. Repetiu-se a filtração para reduzir as partículas em suspensão, até obter 20 mL do filtrado. 10. Com uma vareta, adicionaram-se 20 mL de álcool etílico a 4°C. 11. Deixou-se a mistura em repouso por alguns minutos. 12. Registros fotográficos foram feitos para documentar o processo.

Conclusão: Após a adição lenta do álcool frio (4°C) ao extrato de banana, começaram a aparecer finos filamentos brancos de DNA, localizados na interface entre as duas camadas. A extração do DNA de uma célula eucariótica vegetal implica a desorganização da parede e da membrana celular e, posteriormente, a destruição do invólucro nuclear. A maceração da banana realizada no almofariz promoveu a rutura da parede celular e da membrana celular. O detergente emulsionou a bicamada fosfolipídica das membranas, destruindo os fosfolípidos. Desta forma, o invólucro nuclear desapareceu e o material genético foi libertado na mistura. A adição de NaCl neutralizou a carga negativa das moléculas de DNA, reduzindo a repulsão elétrica entre elas e facilitando a sua agregação para formar filamentos mais visíveis. A filtração da mistura permitiu separar o DNA, juntamente com as proteínas associadas, dos outros componentes celulares. O álcool sendo um meio apolar e menos denso que a água, fez com que o DNA não se dissolvesse, levando à sua precipitação na forma de um aglomerado filamentoso e esbranquiçado.

Juízos de valor: O DNA da banana não é observável a olho nu

Conceitos: DNA; Núcleo; Proteínas; Membrana celular; Membrana nuclear; Parede celular; Célula eucariótica vegetal.

Princípios: Nas células eucarióticas o DNA encontra-se no núcleo. O núcleo é um organelo celular envolvido por uma dupla membrana, o invólucro nuclear. As células vegetais, para além da membrana citoplasmática, apresentam parede celular. O DNA é uma molécula muito grande, densamente compactada que pode encontrar-se associada a proteínas, formando os cromossomas.

Como extrair e visualizar moléculas de DNA?

Questão-Problema

Ala metodológica

Ala Teórica

DNA em células vegetais