Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Adobe Premiere - João Manique
João Bernardo Vidal manique
Created on October 13, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Literacia Digital - Patrícia Pereira
Produção Multimédia em Educação
Adobe Premiere
Por João Manique
INDICE
1. Introdução do tema
2. Indice
3. O que é o Premiere
4. Qual a sua importância para um editor de vídeo?
5. Qual o seu público-alvo? e alguns exemplos do seu uso
6. Atividade de Exemplo
7. Conclusão
8. Webgrafia
O que é o premiere
O Adobe Premiere é um software de edição de vídeo utilizado para criar, editar e montar vídeos de forma não-linear. Isto significa que o editor pode aceder e modificar qualquer parte do vídeo sem ter de seguir uma ordem rígida. É amplamente usado por profissionais para produzir vídeos em alta definição (HD, 4K, 8K) e oferece uma variedade de ferramentas, como correção de cor, transições, efeitos e suporte para edição com várias câmaras. O Premiere também se integra com outros programas da Adobe, como o After Effects e o Audition, tornando-se uma ferramenta essencial na indústria audiovisual.
+INFO
Qual a sua importância para um editor de vídeo?
No século XXI, o vídeo tornou-se essencial para empresas e criadores de conteúdo, sendo um meio eficaz para transmitir mensagens e construir uma identidade profissional. Com plataformas como o TikTok, YouTube e Instagram , o vídeo consolidou-se como um poderoso meio de comunicação e monetização. Para responder às crescentes exigências de qualidade e inovação, a edição de vídeo é fundamental. O Adobe Premiere destaca-se como uma das ferramentas mais utilizadas, pela sua versatilidade, oferecendo recursos avançados como efeitos, transições e títulos, além de se integrar com outros programas da Adobe, como o After Effects e o Audition.
Qual o seu público alvo? e alguns exemplos do seu uso
O Adobe Premiere é um software criado para ser utilizado por uma vasta gama de profissionais, desde pessoas que estão a iniciar a sua aprendizagem em edição de vídeo até editores experientes da indústria audiovisual, que usam este software há mais tempo e com maior experiência. O Premiere já foi utilizado na produção de grandes filmes, como Deadpool (2010), Avatar (2009) e Terminator: Dark Fate (2019). No entanto, também tem sido amplamente usado por vários criadores de conteúdo, como MrBeast e PewDiePie, para produções mais simples.
Objetivo: Elaborar um projeto que inclua edição de vídeo e áudio, aplicação de efeitos visuais e correção de cor. Este projeto servirá para explorar as principais ferramentas do Adobe Premiere. Tema do projeto: Criar um vídeo de um minuto sobre várias cidades, utilizando diversos clipes, música e alguns efeitos visuais. O projeto incluirá cortes dinâmicos, transições suaves, animações, títulos ou gráficos e correção de cor.
Atividade de Exemplo
Conclusão
Para concluir, o Premiere é uma ferramenta muito importante para um editor de vídeo, pois as suas funcionalidades permitem criar vídeos de forma rápida, aplicar efeitos, fazer animações simples, trabalhar o áudio e fazer a correção de cor com as LUTs, Lumetri Scopes e o painel Lumetri Color. No entanto, o Premiere é um pouco limitado na parte criativa, especialmente nas áreas de efeitos, animações e áudio. Essa limitação pode ser contornada com o uso do After Effects e do Audition, mas a falta de conhecimento dessas ferramentas torna-se uma barreira para alcançar um resultado satisfatório. Mesmo com o painel de animações, não é possível aprofundar-se tanto quanto no After Effects; da mesma forma, no que diz respeito ao áudio, o Premiere não permite normalizar o som ou remover ruídos, por exemplo.
AGI Training. (2024). What is Premiere Pro?. Recuperado em 4 de outubro de 2024, de https://www.agitraining.com/adobe/premiere-pro/classes/what-is-premiere-pro Adobe Fandom. (2019). Adobe Premiere. Recuperado em 10 de outubro de 2024, de https://adobe.fandom.com/wiki/Adobe_Premiere_1 TechTudo. (n.d.). Tudo sobre Adobe Premiere. Recuperado em 3 de outubro de 2024, de https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/adobe-premiere/ Wikipedia. (2024). Adobe Premiere Pro. Recuperado em 3 de outubro de 2024, de https://en.wikipedia.org/wiki/Adobe_Premiere_Pro Redress Compliance. (2024). Adobe Premiere: The pros and cons for video editing. Recuperado em 4 de outubro de 2024, de https://redresscompliance.com/adobe-premiere-the-pros-and-cons-for-video-editing/ Elegant themes. (2024). Adobe Premiere Pro Review: Features, Pricing & Guide. Recuperado em 12 de outubro de 2024, de https://www.elegantthemes.com/blog/business/adobe-premiere-pro-review College of arts technical online service. (2020). An introduction to Adobe Premiere Pro. Recuperado em 12 de outubro de 2024, de https://bpb-eu-w2.wpmucdn.com/blogs.lincoln.ac.uk/dist/c/8444/files/2020/08/An-Introduction-to-Adobe-Premiere-Pro.pdf Universal Class. (2024). What is Adobe Premiere Pro? Recuperado em 12 de outubro de 2024, de https://www.universalclass.com/articles/computers/adobe/premiere/what-is-adobe-premiere-pro.htm
Webgrafia
Toolfarm. (2022). Awards: Premiere Pro. Recuperado em 3 de outubro de 2024, de https://www.toolfarm.com/news/awards-premiere-pro/ Apple Fandom. (2021). SuperMac Technology. Recuperado em 3 de outubro de 2024, de https://apple.fandom.com/wiki/SuperMac_Technology Wikipedia. (2024). Adobe Premiere Pro. Recuperado em 3 de outubro de 2024, de https://en.wikipedia.org/wiki/Adobe_Premiere_Pro Fixthephoto. (2024). Adobe Premiere Pro. Recuperado em 6 de outubro de 2024, de https://fixthephoto.com/adobe-premiere-versions.html LACPUG. (2018). Randy Ubillos : Back to the beginnings of Final Cut Pro. Part 1. Recuperado em 12 de Outubro de 2024, de https://www.youtube.com/watch?v=K78sKGN30u0 Qonqord. (n.d.). The importance of video in today’s digital world. Recuperado em 4 de outubro de 2024, de https://qonqord.com/en/the-importance-of-video-in-todays-digital-world/ Propmark. (2022). O século do vídeo: Uma revolução no marketing de conteúdo digital. Recuperado em 4 de outubro de 2024, de https://propmark.com.br/opiniao/o-seculo-do-video-uma-revolucao-no-marketing-de-conteudo-digital/
Webgrafia
NO geral
O Adobe Premiere é um software de edição de vídeo desenvolvido pela Adobe Systems em 1991 para Mac, tendo sido posteriormente lançado para Windows em 1993, após a aquisição de uma demonstração funcional de um software denominado Reeltime. Este software foi desenvolvido pela empresa Supermac (uma antiga empresa de periféricos), mais especificamente por um engenheiro chamado Randy Ubillos, que criou essa “demo” Após a compra do Reeltime pela Adobe, Ubillos menciona também numa entrevista “achei engraçado que a Adobe não podia falar comigo sobre ir trabalhar para eles…. Apenas quando falei com 2 engenheiros da Adobe é que eles disseram ok isto funciona porque eu é que tinha de perguntar a eles, eles não podiam” (Randy Ubillos,2018).O Premiere ganhou notoriedade por ser um dos primeiros softwares de edição não-linear lançados. Ao contrário da edição linear, que era o processo utilizado antes da existência de formas de gravar vídeo digitalmente, e que obrigava os editores a assistir ao clipe inteiro até chegar ao fotograma que queriam editar ou cortar, a edição não-linear permite ir diretamente ao fotograma desejado. No Premiere, isso é feito através do playhead, um marcador visual que indica a posição atual do fotograma com que o editor está a trabalhar. A primeira versão do Premiere era limitada a uma resolução de 160x120 px, com uma taxa máxima de fotogramas de 10 fps, áudio de 8 bits, saída para fita de vídeo, um pacote de 24 transições e um plug-in que o tornava compatível com alguns filtros do Photoshop. Atualmente, o Premiere possui um layout personalizável de janelas, painéis e fluxos de trabalho; suporta vídeos em alta-definição, como HD, 4K e 8K; inclui suporte para edição com múltiplas câmaras; tem uma integração completa com o Lumetri Color, que oferece ferramentas de correção e gradação de cor, como curvas, LUTs e controlo de sombras, realces e saturação; além de um maior número de transições e compatibilidade com o After Effects, criando opções ilimitadas de transições e efeitos. O Premiere é geralmente utilizado em conjunto com o After Effects, Adobe Audition e outros programas para realizar a montagem final de um vídeo ou para criar um vídeo com outros elementos, como títulos, transições, efeitos ou gráficos. Posteriormente, o vídeo pode ser exportado numa resolução média ou alta, dependendo da preferência do editor.