Apresentação Essencial
Sebastião Sousa
Created on October 12, 2024
More creations to inspire you
C2C VOLUNTEER ORIENTATION
Presentation
TALK ABOUT DYS WITH TEACHER
Presentation
CIRQUE DU SOLEIL
Presentation
LAYOUT ORGANIZATION
Presentation
TALK ABOUT DYS TEACHER-TEACHER
Presentation
PRODUCT MANAGEMENT IN MOVIES & TV SHOWS
Presentation
ESSENTIAL OILS PRESENTATION
Presentation
Transcript
Diário de Bordo
Sobre mim
E.S. José Gomes FerreiraDisciplina de Psicologia BProfessora Maria João AlvesSebastião Sousa n19 12º 7ªOutubro 2024
go!
Para além da minha família, o que é que me moldou a personalidade?
EU
10 anos neste agrupamento mudaram para sempre a minha vida!
Os Escuteiros
Os Escuteiros
Os escuteiros entraram para a minha vida tinha eu 6 anos. Ao longo do meu percurso escutista aprendi mais do que apenas amarrações ou a fazer fogueiras: Adquiri responsabilidade, uma nova forma de ver o mundo e, acima de tudo, uma segunda familia.
O Jamboree
O Jamboree é a atividade mais marcante que um Escuteiro pode viver: Um acampamento Mundial, com escuteiros de todos os cantos do mundo! Em 2023 fui com amigos, velhos e novos, à Coreia do Sul onde, entre ondas de calor e tufões, cada um de nós viveu um dos momentos mais mágicos da sua vida!Esta atividade, mais do que qualquer outra, mudou a minha perspetiva do mundo. Conheci e criei laços com Americanos, Vietnamitas, Belgas e muitos mais, e aprendi mais sobre eles do que alguma vez aprenderia em qualquer outro sítio!
Atividades comuns
Não são apenas grandes atividades que nos ajudam a criar laços
No início de Outubro, abrímos este novo ano escutista com um acampamento, em honra dos nossos novos elementos.
Entre Escalada e Espeleologia, foi um fim de semana cansativo, mas valeu a pena!
O Meu último ano na melhor escola de música de sempre será como todos os outros: Inesquecível
A Academia de Amadores de Música
A Academia
Entrei na Academia de Amadores de Música (AAM) no quinto ano e, tal como os escuteiros, mudou a minha vida
Ao longo do meu percurso nessa escola, tive aulas de:
- Formação Músical
- Instrumento
- Coro
- Orquestra
- E muito mais!
A Flauta
A Disciplina que mais me marcou, e a que me mais me acompanha até hoje, é a de Instrumento. Eu escolhi a Flauta de Bísel.Muitas vezes ouvi um ligeiro ruído de dezprezo quando contava às pessoas em que instrumento me experienciava... Afinal, é-nos ensinada até ao sexto ano... quão difícil pode ser? A resposta é: Muito. É necessária uma capacidade de coordenação e respiração brutal para tocar algumas peças mais complicadas. No entanto, o sentimento de satisfação quando se consegue é incomparavel!
A Professora
Ao longo da minha jornada fui sendo constantemente apoiado pela minha professora. Sendo a única que ensina flauta de Bísel na AAM, o seu número de alunos varia drásticamente de ano para ano, mas, mesmo nos anos mais agitados, encontra sempre paciência para cada um de nós. Sempre gentil, calma e confiável, tornou-se uma rocha estável na minha vida, mais do que apenas uma professora, e lembrar-me-ei dela muito depois de abandonar a Academia.
Sempre prontos para dormir, comer, receber festas e de vez em quando, me fazer tropeçar
Os meus animais de estimação
Sancho
O Sancho foi o meu primeiro cão, ou, melhor dizendo, eu fui o primeiro humano dele, porque antes de eu nascer já ele não era exatamente novo...Era um cão muito meigo, bastante calmo, se bem que de vez em quando rosnava a outros cães. Sofria com muitas alergias na primavera, e preocupava-nos muito a todos.Morreu quando eu tinha 6 anos, pelo que não tenho muitas memórias com ele... Sei que foi o meu primeiro contacto com a morte, e deixou-me muito abalado.Apesar disso, fico muito feliz por ter podido passar tempo com ele, e quero acreditar que viveu uma boa vida.
Chico
Fomos buscá-lo ao Canil relativamente pouco tempo depois da morte do Sancho.Ao contrário do Sancho, o Chico era, e ainda é, na verdade, muito mais agitado, está sempre pronto para brincar um bocado. Quando era mais novo, lembro me de ter proposto chama-lo de "Chico Ideiafix", como o cachorrinho do Obelix. A minha lógica, no entanto, era que o Chico tinha na sua mente a "ideia fixa" da brincadeira. Hoje em dia, mora principalmente com o meu pai, pelo que não estou todos os dias com ele, mas quando estou é sempre uma presença tão agradável como adorável (quando não se está a esgueirar por trás de nós e a fazer-nos tropeçar, claro está).
Bolota
A única gata e mais jovem dos três, a Bolota recebeu o seu nome como referência a uma loba que adotámos quando era mais novo.Após um ano de pedidos e insistências, fomos buscá-la ao gatil em 2019, tinha ela dois meses. Mal sabiamos nós que a sua presença ia ser tão importante para a nossa sanidade mental durante a quarentena, apenas alguns meses depois. Apesar de, nos ultimos anos, estar cada vez mais calma, sempre foi uma gata mais "assertiva", com isto querendo dizer que, se não gostasse de alguma coisa, não hesitaria em fazê-lo notar com um arranhão, tanto que, durante os primeiros anos, eu e a minha mãe pareciamos, pelas minhas palavras, "veteranos de guerra".Infelizmente, há alguns meses atrás houve um acidente, e ela abandonou a nossa casa. Ainda doi um bocado...Foi muito importante para nós, e não trocaria estes cinco anos por nada neste mundo.
Mas não é tudo!
Para além das já referidas, muitas coisas contribuiram para moldar quem eu sou!