Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Trabalho realizado por: Ana BeatrizMaria BeatrizMariana RamosNicole Salgueiro

UC: FILMOLOGIA

PME 2ºano
Cinema

EM PORTUGAL

Índice

Contextualização histórica
O que trouxe de novo?
Cinema em Portugal nos dias de hoje
Exemplos de clipes

Contextualização histórica

O cinema chegou a Portugal após a primeira exibição ao público do filme dos irmãos Lumière, em 1895. A primeira exibição cinematográfica no país aconteceu em junho de 1896. Neste período inicial, o cinema era visto como uma curiosidade tecnológica. Os primeiros realizadores portugueses produziram curtas-metragens documentais e ficcionais simples, inspirados em temas locais. Em 1907, destaca-se como a primeira incursão à ficção no cinema português, “O Rapto de Uma Actriz”, de Lino Ferreira.

Contextualização histórica

1920 -1930 /1933 - 1974

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

1920 -1930 / 1933 - 1974

Nos anos 1920, o cinema português começou a ganhar maior organização e profissionalização. Durante esta década, surgiram as primeiras grandes produções de ficção, com temáticas nacionais, ligadas ao folclore, à história e à cultura popular. Um exemplo importante é o filme “O Táxi Nº 9297” (1927), dirigido por Reinaldo Ferreira. Este período foi marcado pela transição do cinema mudo para o cinema sonoro.O primeiro filme sonoro a ser criado foi “A Severa", em 1931, por José Júlio Marques Leitão de Barros.

Com a ascensão do regime autoritário do Estado Novo de Salazar em 1933, o cinema em Portugal passou a ser fortemente controlado e utilizado como instrumento de propaganda política. Entre as décadas de 1930 e 1950, o cinema português produziu algumas obras marcantes, como “A Canção de Lisboa” (1933) e “O Pátio das Cantigas” (1942), ambas comédias leves que ganharam popularidade entre o público.

Contextualização histórica

1974 - 1990

1974 - 1990

Com a Revolução dos Cravos em 25 de abril de 1974 e o fim do regime ditatorial, o cinema português passou por uma profunda transformação. A censura foi abolida, e a liberdade artística e de expressão expandiu-se, A partir de 1990, monólogos e diálogos começaram a se destacar. Esse período também foi marcado por uma nova geração de cineastas.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

1990 - presente

1990 - Presente

A partir dos anos 1990, o cinema português continuou a desenvolver-se, filmes de cineastas como Pedro Costa, João Pedro Rodrigues, Miguel Gomes e João Canijo ganharam reconhecimento em festivais internacionais e ajudaram a manter Portugal no mapa do cinema mundial.Nos anos 2000, filmes como “Tabu” (2012), de Miguel Gomes, trouxeram um novo fôlego para o cinema português, sendo aclamados tanto pela crítica nacional quanto internacional. Além disso, a aquisição de novas tecnologias facilitou a produção de filmes de menor orçamento, permitindo que novos realizadores experimentassem com diferentes estilos e formatos.

O que trouxe de novo?

Realismo
Passado e tradição
Internacionalização

Internacionalização

Ao longo dos anos, o Cinema em Portugal foi ganhando notiriedade e reconhecimento internacional. Foram alguns os filmes que foram reconhecidos por grandes festivais, como o festival de Cannes, Berlim e Veneza. Tal como ceniastas veteranos bastante conhecidos, como Gabriel Abrantes, Miguel Gomes e muitos outros.Alguns dos filmes reconhecidos em grandes festivais, foram "Diamantino" de Gabriel Abrantes e o filme "Grand Tour" de Miguel Gomes.

Realismo

Com o avanço do cinema novos temas são abordados trazendo sempre um pouco mais de realismo para o nosso cinema. Temos o exemplos do cineasta Pedro Costa que na virada do século, começou a abordar temas como a marginalidade e imigrantes, temas que até então nunca tinham sido abordados pelo cinema em Portugal, o que veio desafiar os espectadores a algo novo e realista, mostrando uma realidade crua e verdadeira que raramente é vista.Alguns dos filmes que começaram a abordar estes temas foram, "Ossos" (1997) e "Juventude em Marcha" (2006).

Passado e tradição

Portugal é um país muito apegado à tradição como todos sabemos, e isso não muda no cinema.O cinema em Portugal, começou a abordar temas relacionados com o passado e a tradição, espalhando nacionalmente e internacionalmente a história de Portugal e algumas das suas tradições.Este remexer no passado foi algo que surgiu pela própria vontade de expressar e demonstrar as tradições e a cultura de Portugal, algo que tem sido feito até hoje.

Cinema em portugal nos dias de hoje

O Cinema em Portugal nos dias de hoje tem ganho uma maior notoriedade e variedade em termos de guião e destaque internacional.Fazendo com que o nosso país ganhasse mais visibilidade em termos globais.

CINEMA EM PORTUGAL NOS DIA DE HOJE

fATORES DO CINEMA NOS DIAS DE HOJE

Houve um aumento considerável no apoio financeiro. Bem como, o surgimento de coproduções com outros países europeus que tem ajudado a financiar projetos mais ambiciosos.Ajudando também a que haja uma maior distribuição. Os streamings abriram várias portas ao cinema Português e ao cinema em Portugal, permitindo ao cinema português uma maior visibilidade.

Os festivais tem um papel fundamental no cinema, promovendo o mesmo a nivel nacional e a nivel internacional, atraindo audiência para o cinema português.Uma característica que marca bastante o cinema dos dias de hoje é a diversidade de temas e abordagens, surgindo cada vez mais jovens cineastas e novas vozes para o cinema português, trazendo um ponto de vista mais fresco e renovado.

O cinema em Portugal tem um futuro promissor, derivado ao sucesso em festivais, e o aumento do acesso em streamigs, permite aos cineastas portugueses alcançar um público mais vasto e diversificado.O cinema Português tem ao longo dos anos misturando a tradição e inovação, algo que leva até hoje.

2012

1931

1896

tabu

a severa

Saída do pessoal operário da fábrica confiança

Clipes

filmes