Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

ARTIGO CIENTÍFICO:Apresentação e Análise

Filipa Santos

Created on October 12, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Higher Education Presentation

Psychedelic Presentation

Vaporwave presentation

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Modern Zen Presentation

Newspaper Presentation

Transcript

artigo científico

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE

Mestrado em Comunicação e TurismoAnálise Estrutural do Turismo Filipa Alexandra Feliciano Santos, nº15088

Differential roles of push and pull factors on escape for travel: Personal and social identity perspectives

N Michael, MW Nyadzayo, I Michael, S Balasubramanian

CONCEITOS introdutórios

EU vs. IDENTIDADE “SELF” vs. IDENTITY

Read more

IDENTIDADE PESSOAL E IDENTIDADE SOCIALPERSONAL IDENTITY AND SOCIAL IDENTITY

Read more

FATORES DE IMPULSÃO E FATORES DE ATRAÇÃOPUSH & PULL FACTORS

Read more

teoria dos fatores motivacionais de push e pull de Crompton (1979)

  • As razões que levam um indivíduo a viajar são de natureza social e psicológica. São fatores internos que o impulsionam (push) em direção ao destino (pull).
  • Fatores de impulsão (push): motivações intrínsecas.
  • Fatores de atração (pull): motivações extrínsecas.

ESTE ESTUDO ABORDA OS PRINCÍPIOS DA TEORIA DE CROMPTON.

COMO É QUE ESTES FATORES SÃO CATEGORIZADOS?

AUTOAVALIAÇÃO

Que impactam a:

IDENTIDADE PESSOAL

REGRESSÃO

FATORES DE IMPULSÃO PUSH

LAÇOS DE PARENTESCO

Que impactam a:

IDENTIDADE SOCIAL

INTERAÇÃO SOCIAL

COMO É QUE ESTES FATORES SÃO CATEGORIZADOS?

Que impactam a:

IDENTIDADE PESSOAL

MOTIVOS CULTURAIS

Read more

FATORES DE ATRAÇÃO PULL

Que impactam a:

FATORES NO DESTINO

Read more

IDENTIDADE SOCIAL

CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO

E OS RESULTADOS NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Estudo realizado no contexto dos EAU para investigar como as motivações de identidade pessoal e social influenciam a procura por viagens. O Médio Oriente é um dos mercados de viagens internacionais que mais cresce e os EAU são o segundo maior mercado de turismo de saída (outbound tourism) (Staff Reporter, 2015). Os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) representam 64% do mercado internacional de turismo de saída (Sreenivas, 2018). Os turistas do CCG são conhecidos pelos seus gastos avultados, sendo que, os viajantes dos EAU, em particular, gastam cerca de $3,430 por viagem, superando a média global. (Abbas, 2018)

amostra e recolha de dados

METODOLOGIA

FOCO

O estudo incide apenas em viagens internacionais:

  • Maioria das pessoas nos EAU costuma viajar de volta a casa nas férias de verão (número de expatriados).
  • A localização geográfica é próxima de outros destinos internacionais.
  • Viajantes procuram paisagens únicas, história, cultura, entretenimento, infraestruturas de qualidade e clima ameno.

A pesquisa foi realizada por meio de questionário online, via email, usando o Qualtrics. Foram analisados dados de Emiratis e expatriados nos EAU entre maio e julho de 2015.

amostra e recolha de dados

  • Foram recepcionadas 471 respostas, que se traduziram em 326 respostas válidas.
  • Maioria dos participantes eram do sexo feminino (68,4%), com idades entre os 18 e 30 anos (54%).
  • Maioria havia realizado entre uma a três viagens nos últimos dois anos.
  • Aumento de turistas do sexo feminino reflete uma tendência crescente entre millennials do Médio Oriente.

O questionário fez-se acompanhar de uma carta de apresentação explicando o propósito do estudo e assegurando a confidencialidade do mesmo. Para aumentar a taxa de resposta, foram lançados lembretes 3 e 6 semanas após o primeiro envio do questionário.

medições

Para medir as motivações dos turistas nas diversas variáveis: de identidade pessoal (auto-avaliação e regressão) e social (melhoria dos laços familiares e interação social), assim como no caso dos fatores de atração cultural e no destino, recorreu-se a sistemas de escalas de 1 a 5.

1 2 3 4 5

Discordo totalmente

Concordo Totalmente

Concordo

Neutro

Discordo

Discussão e Implicações:DADOS E RESULTADOS

Resultados revelam evidências teóricas e empíricas acerca dos efeitos das motivações de impulsão e atração no contexto do mercado emergente dos Emirados Árabes Unidos.

Concluiu-se que...

Fatores de impulsão (push): - Autoavaliação (pessoal) - Regressão (pessoal)

Fatores de atração (pull): Motivos culturais

Associam-se positivamente à motivação para viajar.

Discussão e Implicações:DADOS E RESULTADOS

Por outro lado... ...o único fator social que revelou ter influência na motivação para viajar é a necessidade de interação. Resultados mostram que as férias promovem a construção de identidade social e experiências autênticas, além de estimularem interações interculturais.

O fortalecimento de laços de parentesco não influenciam a motivação para viajar entre Emiratis e expatriados. Isso pode atribuir-se ao fato do núcleo familiar passar muito tempo reunido, pelo que viajar com esse propósito é menos relevante.

Discussão e Implicações:DADOS E RESULTADOS

Outra descoberta surpreendente... ...os fatores de atração no destino não revelaram ter um impacto positivo na motivação para viajar.

As características do destino tendem a enfraquecer ou fortalecer as motivações internas mas os resultados deste estudo mostram que não desempenham um papel importante na decisão de viajar para satisfazer razões de identidade social. Possibilidade: residentes dos EAU não consideram as viagens para destinos de luxo, como forma de ajudar a construir a sua identidade social ou como um meio de desenvolvimento pessoal, reconhecimento ou expressão de identidade (Kock et al., 2018).

limitações do estudo e dicas para pesquisas futuras

Tendo sido aplicado a um país, o desenvolvimento económico, a localização geográfica e composição cultural dos Emirados Árabes Unidos devem ser considerados. Motivações dos turistas podem variar de um país para outro, pelo que pesquisas futuras poderiam expandir este estudo, traçando, por exemplo, uma comparação entre mercados desenvolvidos e em desenvolvimento. As percepções dos turistas sobre viagens devem ser contextualizadas, uma vez que variam entre comunidades e gerações. O estudo analisou comportamentos de viagem ocorridos nos últimos dois anos, pelo que, para capturar experiências de viagem mais recentes, pesquisas futuras poderiam considerar viagens realizadas nos últimos 12 meses.

CONCLUSÕES ESCOLHA DO ARTIGO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

ESCOLHA DO TEMA E DO ARTIGO

PUSH AND PULL FACTORS

CASO CONCRETO: EAU

ANÁLISE DE RESULTADOS

ESCOLHA DO TEMA E DO ARTIGO

A escolha do tema antecedeu e terá influenciado na pesquisa do artigo científico. A questão dos fatores de impulsão e atração revelou-se de particular interesse, tendo optado por aprofundar a pesquisa em torno deste assunto. Este artigo em específico, publicado em revista internacional e revisto pelos pares, possibilitou o conhecimento e a aplicabilidade de alguns conceitos base relacionados com o setor do turismo.

Análise de Resultados

Conclusões

Toda a descontrução do artigo, que culmina na análise dos dados recolhidos relativos ao estudo e respetivas conclusões permitiu uma melhor compreensão não só do tema - fatores de impulsão e atração - mas também proporcionou o contacto, fundamental, com artigos de teor científico e sua configuração, o que é uma mais valia para mestrandos.

Identidade Pessoal - Fatores de Impulsão

Regressão Regression

Viagens possibilitam a construção de uma identidade temporária. Obrigações do quotidiano são temporariamente suspensas, o que conduz a uma sensação de liberdade. Comportamentos que podem ser considerados inadequados no ambiente cultural habitual. EXEMPLOS: Turistas árabes/islâmicos relataram sentir-se à vontade para cozinhar, o que seria desaprovado em casa. Turistas de países como a Tailândia, a Alemanha e os EUA, sentiram-se atraídos pela vida simples que experienciaram em Laos.

"Regression is positively related to escape for travel"

Identidade pessoal: Fatores de Atração

Motivos Culturais Cultural Motives

Motivação para viajar pode surgir da vontade de explorar e aprender sobre culturas diferentes. Contacto com culturas/pessoas distintas potencia o desenvolvimento da identidade pessoal Este contacto impacta não só a motivação mas também o comportamento e o desenvolvimento pessoal dos viajantes. EXEMPLO: No caso do turismo religioso, busca-se um sentimento de pertença - de uma fé comum. Já no caso dos que viajam em voluntariado, procuram-se experiências culturais que ajudarão a desenvolver a autoconfiança.

"Cultural pull factors are positively related to escape for travel"

Identidade Pessoal - Fatores de Impulsão

Auto-Avaliação Evaluation of Self

Férias como veículo de auto-reflexão, autoavaliação e autodescoberta. Atividade propícia à transformação pessoal e à busca de uma identidade própria. Destinos de férias escolhidos com base na perspetiva de uma avaliação de si próprio em novos contextos.

"Evaluation of self is positively related to escape for travel"

Nath and Saha (2017) suggest that museums as destination factors are motivation determinants in cultural experience tourism in terms of identity-seeking and identity-projection behaviour. These pull motivating factors have differential effects on an individual's identity needs, and together, they can influence an individual's motivation to escape for travel. MICHAEL ET AL ., 2020, pg. 466

Identidade Social- Fatores de Impulsão

Laços de Parentesco Enhancement of Kinship

Oportunidade das famílias fortalecerem as relações entre os seus membros, uma vez que a convivência familiar é intensificada. Sentimento de pertença, desenvolvimento de laços familiares mais fortes, criação de memórias e promoção de valores familiares. EXEMPLO: Muitos americanos passam mais tempo com a família durante as férias para evitar a solidão e as viagens internacionais têm, frequentemente, como motivação, visitar parentes.

"Enhancement of kinship is positively related to escape for travel"

ESTUDO DE CASO:

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Após a contextualização do tema, o artigo apresenta o caso concreto dos Emirados Árabes Unidos que, apesar de serem um mercado relevante, os estudos destas matérias numa perspectiva sócio-psicológica, são escassos.

o ato dE ESCAPAR/VIAJAR, PODE SER IMPULSIONADo POR FATORES INTERNOS BEM COMO FATORES EXTERNOS.

FATORES INTERNOS - DE IMPULSÃO: PUSH FACTORS (motivações pessoais; autodescoberta; autoestima) FATORES EXTERNOS - DE ATRAÇÃO: PULL FACTORS (que atraem para determinados destinos; experiências culturais)

Identidade social: Fatores de Atração

Fatores no destino: Destination factors

De acordo com Crompton, os fatores de atração são aqueles que atraem turistas para um destino e os motivam a viajar. Segundo Ivanovic (2009), fatores podem incluir: infraestruturas, serviços, hospitalidade e acomodação. Já de acordo com Kassean & Gassita (2013), fatores de atração podem ser: o clima, as praias, a natureza, as áreas recreativas, os parques temáticos e o património cultural.

"Destination pull factors are positively related to escape for travel"

Identidade Social- Fatores de Impulsão

Interação Social Social Interaction

As viagens são actos sociais, sendo que essas interações ajudam a formar a identidade e incentivam o crescimento pessoal, promovendo a compreensão de diferenças culturais . O desenvolvimento da identidade é alcançado através de interações sociais com diferentes grupos de pessoas, bem como pela participação em atividades turísticas com pessoas que partilham interesses semelhantes.

Social interaction is positively related to escape for travel.

Laing e Frost (2017) found that Italy's destination factors — food, wine, art, and lifestyle — helped to change people's identity because they were seen by respondents as an “exotic other.” MICHAEL ET AL ., 2020, pg. 466

IDENTIDADES PODEM SER PESSOAIS OU SOCIAIS e EVOLUEM AO LONGO DO TEMPO, devido às INTERAÇÕES E INFLUÊNCIAS CULTURAIS.

IDENTIDADE PESSOAL: COMO AS PESSOAS SE PRECEPCIONAM; AUTOCONSCIÊNCIA DO INDIVÍDUO. IDENTIDADE SOCIAL: COMO SE IDENTIFICAM COLETIVAMENTE; SENTIMENTO DE PERTENÇA: A UMA FAMÍLIA, CLASSE SOCIAL, CULTURA ...

PUSH & PULL FACTORS

O artigo possibilitou a familiarização com os conceitos aplicados, uma vez que fornece uma introdução muito completa, suportada em teorias de relevo, como é o caso da Teoria de Crompton.

ESTUDO DEBRUÇA-SE NA FORMA COMO ESTES CONCEITOS MOLDAM MOTIVAÇÕES, COMPORTAMENTOS E INTERAÇÕES SOCIAIS.

EU ("SELF"): as perspectivas que os indivíduos têm acerca de si mesmos. IDENTIDADE ("IDENTITY"): conjunto de significados/características atribuídas ao eu, que podem servir de padrão/referência; que orientam o comportamento em diversas situações; inclui a forma como os indivíduos se percepcionam a si mesmos, mas também na relação com os outros e como são vistos socialmente.