Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Sequência Didática Ens. Fundamental

Maria Carvalho

Created on October 12, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Essential Learning Unit

Akihabara Learning Unit

Genial learning unit

History Learning Unit

Primary Unit Plan

Vibrant Learning Unit

Art learning unit

Transcript

Ação de Formação: Matemática em Nós - literatura, arte e tecnologia.

8º Ano Conteúdo: As simetrias outubro 2024

Trabalho realizado por:

  • Goreti Silva
  • Sandra Varanda
  • Maria Fernanda Carvalho

Start >
Disciplinas envolvidas

Educação Visual

Matemática

Português

  • Pesquisar informação.
  • Textos argumentativos.
  • Produção de textos
descritivos e poéticos..
  • Estudar as simetrias
de rotação, translação e de reflexão e reflexão deslizante nos frisos.
  • Através do Geogebra
construir um friso.
  • Movimentos padrões.
Translação, rotação, simetria e alternância.
  • Execução/criação
de módulo/padrões com o modelo selecionado.
Matemática
  • Nesta aula vamos recordar e aplicar conceitos de geometria relacionados com ângulos, polígonos, transformações geométricas e simetrias na utilização de um ambiente de geometria dinâmica.
Matemática na rua
Start >
  • “Quem percorre uma cidade retém, na memória um conjunto de imagens. Relembra praças, ruas, um ou outro edifício, … mas raro fixa pormenores como uma janela, uma porta ou uma varanda. No entanto, estes elementos arquitetónicos caraterizam uma cidade e dão-lhe individualidade.”
(Texto de Isabel Maria Fernandes). As varandas são uma expressão significativa da cultura em Portugal. São muitos os edifícios de referência e locais de visita turística onde as varandas estão presentes. Desafiamos-te a observar a tua cidade!
Start >

Tarefa: " Matemática na rua"A imagem que se segue mostra uma de muitas varandas que podes encontrar no centro histórico de Guimarães. 1. Analisa a imagem e identifica o padrão e as isometrias existentes. 2. Em grupo, analisem e discutam as respostas da pergunta anterior. 3. Usando o guião fornecido, constrói um modelo representativo da grade da imagem.

Start >

Ficha - Geogebra

Continue.
Tarefa: 1. Acede à internet e abre o “Geogebra Clássico”. www.geogebra.org/classic 2. Na folha gráfica 2D deixa ativos a grelha e os eixos. 3. Abre o documento “Tarefa 1”. 4. Marca os pontos A, B, C e D, escrevendo na linha de entrada as coordenadas seguintes: “(0,0)”,“(2,0)” , “(1,2)” e “(1,-2)”. Vão surgir na folha gráfica a representação dos pontos. 5. Cria o polígono definido pelos pontos marcados anteriormente, usando a funcionalidade “Polígono” seguida da escolha dos pontos representados.
Start >
6. 7. 8.

Marca os pontos E, F, G e H escrevendo na linha de entrada as coordenadas seguintes: “(0,0.2)” ,“(0,-0.2)”, “(2,0.2)” e “(2, -0.2)”. Traça a semicircunferência que contém os pontos E e F. Usa a funcionalidade “Semicircunferência”, seguida da seleção dos pontos E e F, por esta ordem.

Usa a funcionalidade “Semicircunferência”, seguida da seleção dos pontos H e G, por esta ordem.

9. Define o vetor, , , usando a funcionalidade “Vetor (Origem, Extremidade)” . 10. Efetua a translação dos objetos desenhados segundo o vetor . Usa a funcionalidade “Translação por um vetor” e seleciona os objetos a mover. Deves selecionar o losango e de seguida o vetor .. Repete o procedimento para as duas semicircunferências construídas. 7. 8.
Nesta fase, deves ter uma construção semelhante à seguinte:
11. Desafio: encontra forma de construir mais elementos para a grade e executa-a completando a construção. Nota: No final da tua construção podes esconder os eixos, a grelha, os rótulos e os objetos auxiliares.
Português

Na simetria do mundo, um espelho sem fim, Onde tudo se encontra numa reflexão assim, Os passos do tempo seguem em translação, Levados pelo vento, um invisível vetor em ação. Em cada movimento, uma rotação sutil, Desenhando no espaço um caminho febril, Nas formas que dançam, há uma bela isometria, Que mantém o equilíbrio da pura geometria.

Start >

Gira o planeta em sua dança eterna, Rotações e reflexões na linha da eterna Translações que moldam o que podemos ser, Na trama do tempo, o amor é viver. Caminhos que cruzam, passos que vão, Translações de vidas em constante mudança. Do lar ao infinito, a jornada é canção, E cada destino é uma nova esperança.

Start >

Com potências isometrias e funções, descobrimos as soluções. Triângulos vamos construir para os ângulos calcular três lados descobrir para a figura desvendar.

Start >
Educação Visual
Start >
Frisos
Start >
FIM
Start >