Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Copy - Deus Cerebro
Diogo Liberato
Created on October 12, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Audio tutorial
View
Pechakucha Presentation
View
Desktop Workspace
View
Decades Presentation
View
Psychology Presentation
View
Medical Dna Presentation
View
Geometric Project Presentation
Transcript
APRESENTAÇÃO PSICOLOGIA
Start
01
DEUS CÉREBRO
Deus Cérebro foi uma série documental criada pelo canal português RTP, que posteriormente foi adaptada e editada para o livro que apresentaremos hoje.
· Temas abordados
O cerebro humano vs. o cerebro animal
· Excerto escolhido
Índice
· Curto Video
· Kahoot
· Fim
Temas Abordados
- Diferenças do nosso cérebro relativamente ao dos animais.
- Terão os criminosos um cérebro diferente?
- A evolução do cérebro humano
01
O Cérebro Humano vs. O Cérebro animal
Como todos sabemos, o cérebro dos humanos e dos restantes animais diferenciam entre si. Desde o peso dos mesmos, ao tamanho e até mesmo no número de neurónios.
01
Suzana Herculano-Houzel
Suzana desenvolveu o tema "Neurociencia" em várias das suas obras. É uma cientista conceituada no meio tendo mesmo sido a primeira Brasileira a receber o Prémio Scholar Award da James S. McDonnell Foundation (JSMF), entidade que se encarrega de financiar pesquisas que melhorem a condição de vida humana.
"Não acredito que o cerebro humano seja unico, no sentido que é completamente diferente de qualquer outro cérebro. Porque, pelo que sabemos, pelo que podemos ver, o cerebro humano é na verdade "montado" como uma versão maior de um cerebro de um primata comum"
Suzana Herculano-Houzel
O Nosso Cérebro VS. O Cérebro dos homens das cavernas
Já abordamos as diferenças que o cérebro humano possui relativamente ao cérebro dos restantes animais, no entanto, à medida que o Homem como o conhecemos hoje, ou seja, o Homo Sapiens evoluiu todo o seu corpo foi também evoluindo, isso inclui obviamente o cérebro.
01
Rui Costa
Rui Costa é um neurocientista português, CEO e diretor do Zuckerman Mind Brain Behavior Institute, o maior instituto de pesquisas relacionadas com o cérebro.
"Muitos dos comportamentos que temos, como aproximarmo-nos de uma coisa que gostaríamos de ter, uma reação agressiva, a expressão facial ao provarmos algo que seja amargo, estão codificados em partes muito antigas do nosso cérebro. Depois existem partes novas que controlam essas partes antigas, portanto, muito do nosso comportamento ainda é causado pelas partes antigas e muitas das coisas que aprendemos estão relacionadas com a inibição dessas partes antigas quando não queremos fazer certo tipo de coisas"
Rui Costa
01
Terão os criminosos um cérebro diferente?
Este capítulo começa por nos contar uma tragédia, um jovem americano que vivia uma vida normal e pacata, até que um dia acordou e matou a própria familia.
Alexandre Castro Caldas
Alexandre refere que na sua opinião, casos como o anterior podem provenir de lesões no cérebro, no entanto não tem a certeza se deve ou não ser considerado um doente, visto que isso tiraria parte da culpa dos crimes e já estariamos a falar num debate de um meio médico-legal.
+ info
"Os criminosos têm muitas vezes lesões cerebrais. Os psicopatas, por exemplo, que matam muitas pessoas, têm lesões no cérebro. Considera-se um doente? Se calhar deve-se considerar um doente. E, portanto, é reabilitável, não é reabilitável? Isto é uma discussão enorme em termos médico-legais do que se deve fazer"
Alexandre Castro Caldas
O Caso Phineas Gage
Pergunta ao Chat GPT
Terão os criminosos um cérebro diferente?
1- Diversidade na Criminalidade: O comportamento criminoso é extremamente diversificado e pode ter várias causas, incluindo fatores genéticos, ambientais, sociais e psicológicos. Nem todos os criminosos têm características cerebrais distintas. 2- Influência Ambiental e Social: Fatores ambientais, como experiências de vida, trauma, acesso a oportunidades e apoio social, desempenham um papel crucial no desenvolvimento do comportamento criminoso. Portanto, não é adequado reduzir o comportamento criminoso apenas a diferenças cerebrais. 3- Estudos de Neurociência: Alguns estudos de neurociência têm explorado possíveis correlações entre certas características cerebrais e comportamentos criminosos. Por exemplo, algumas pesquisas sugerem que anormalidades em certas áreas do cérebro podem estar associadas a comportamentos agressivos. No entanto, é crucial interpretar essas descobertas com cautela, pois muitos outros fatores influenciam o comportamento humano. 4- Natureza versus Criação: A discussão sobre a influência da genética (natureza) versus ambiente (criação) no comportamento humano é um tema central. A maioria dos especialistas concorda que ambos desempenham papéis interativos no desenvolvimento do comportamento humano.
Considerações finais sobre o livro
Got an idea?
Use this space to add awesome interactivity. Include text, images, videos, tables, PDFs... even interactive questions! Premium tip: Get information on how your audience interacts with your creation:
- Visit the Analytics settings;
- Activate user tracking;
- Let the communication flow!