Apresentação Formas Básicas
Rita Carvalho
Created on October 12, 2024
Over 30 million people create interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
ANCIENT EGYPT FOR KIDS PRESENTATION
Presentation
CIRQUE DU SOLEIL
Presentation
YURI GAGARIN IN DENMARK
Presentation
EIDIKO JEWELRY
Presentation
PRODUCT MANAGEMENT IN MOVIES & TV SHOWS
Presentation
A GLIMPSE INTO CAPE TOWN’S PAST
Presentation
VEGETARIANISM
Presentation
Transcript
Carolina Silva, Mara Rodrigues, Mariana Souza, Rita Bernardino, Rita Carvalho
Colégio Internato dos Carvalhos
Fraturas e Lesões dos ossos dos membros superiores
Índice
1. Introdução
2. Anatomia dos membros superiores
3. Tipos de fraturas
4. Causas
5. Sintomas
6. Diagnóstico
7. Tratamento e reabilitação
8. Medidas de prevenção
9. Conclusão
-Importância dos Membros Superiores; -Fraturas e Lesões; -Impacto das Fraturas e Lesões; -Importância da Prevenção.
Introdução
Anatomia dos membros superiores
Divisão em quatro segmentos
Componente ósseo
Articulações
FRATURADE GALEAZZI
FRATURA DO PULSO
Tipos de Fraturas
FRATURA DO ÚMERO
FRATURA DE HOLSTEIN-LEWIS
Info
Info
Info
Info
Causas
SINTOMAS- Dor intensa no local;
- Inchaço, hematoma ou sangramento do local fraturado;
- Deformidade do local;
- Incapacidade total ou parcial de mexer o membro fraturado;
- Ferimentos no local da fratura, em alguns casos;
- Dormência e formigamento da área;
- Estalos.
Diagnóstico
Avaliação Clínica
-Histórico do Paciente-Exame Físico
Exames de Imagem
-Radiografia (Raio-X-Tomografia Computadorizada (TC) -Ressonância Magnética (RM)
Classificação das Fraturas
-Tipo-Localização -Causas
Tratamento e Reabilitação
Tratamento
Reabiliatação
- POPULAÇÃO ADULTA
- o Fortalecimento muscular e alongamento
- o Garantir o cumprimento de normas de segurança no trabalho.
Medidas de prevenção
- POPULAÇÃO INFANTIL
- o Atividade física segura
- o Promover ambientes seguros em casa e na escola para evitar acidentes e quedas
- POPULAÇÃO IDOSA Para alem do que foi escrito anteriormente:
- o Devem se manter hábitos de exercício saudável, adaptando-o á condição de saúde de cada individuo.
- o É importante o ensino para a adoção de estratégias para a prevenção de quedas, como por exemplo a utilização de calçado adequado.
É fundamental ouvir o nosso corpo. Em caso de dor ou incómodo devemos procurar um profissional de saúde.
Aquele que não tem tempo para cuidar da sua saúde, terá de encontrar tempo para cuidar da sua doença.
1. Impacto das Fraturas e Lesões nos Membros Superiores 2. Causas das Fraturas e Lesões 3. Importância do Diagnóstico e Tratamento 4. Prevenção de Lesões e Fraturas 5. Promoção da Saúde Óssea 6. Estratégias para uma Recuperação Plena
Conclusão
Bibliografia e Webgrafia
Livros: Enciclopédia de Medicina. Lisboa: Reader's Digest, 1997. Sites: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/multimedia/table/fraturas-do-pulso-colles-e-smith https://sanarmed.com/10-fraturas-do-membro-superior-que-voce-pode-encontrar-na-sua-vida-ou-na-sua-prova-colunistas/ https://www.cuf.pt/saude-a-z/lesoes-musculares-e-tendoes https://www.cuf.pt/saude-a-z/fraturas Fraturas: sintomas, causas, tipos e tratamento - Tua Saúde (tuasaude.com) Considerações gerais sobre fraturas - Lesões e envenenamentos - Manual MSD Versão Saúde para a Família (msdmanuals.com) https://www.vitasay.com.br/blog/cuidados-com-o-corpo/como-fortalecer-ossos-e-musculos https://www.americasmed.com.br/central-de-conteudo/informativos/prevencao-melhor-forma-de-evitar-fraturas https://www.hospitaldaluz.pt/pt/dicionario-de-saude/fraturas-osseas-ossos-partidos
OBRIGADA!
Componente ósseo
· Escápula (ou omoplata): Osso triangular que conecta o braço ao tronco.· Clavícula: Osso que liga a escápula ao esterno. · Úmero: Osso do braço, que se articula com a escápula e o rádio e o cubito no cotovelo. · Rádio e Cubito: Ossos do antebraço; o rádio está do lado do polegar e o cubito do lado do dedo mínimo. · Ossos do punho (carpianos): Oito ossos que formam a base da mão. · Ossos metacarpianos: Cinco ossos que formam a parte da mão. · Falanges: Ossos dos dedos, sendo cada dedo composto por três falanges, exceto o polegar, que tem duas.
Articulações
· Cotovelo: Articulação entre o úmero, o rádio e o cubito.· Punho: Articulação complexa entre os ossos do antebraço e os ossos do carpo. · Articulações dos dedos: Incluem as articulações metacarpofalângicas e interfalângicas.
Fraturas do pulso: Colles e Smith • Fratura de Colles: o pulso é fraturado quando as pessoas caem sobre uma mão estendida com o pulso fletido para trás. O osso maior do antebraço (rádio) é fraturado próximo ao pulso, e a extremidade fraturada do rádio é deslocada para cima, na direção da parte de trás da mão. • Fratura de Smith: o pulso é fraturado quando as pessoas caem com a mão fletida para frente. A extremidade fraturada do rádio é deslocada para baixo, em direção ao lado palmar do pulso.
A luxação, em termos médicos, é definida como a “perda do contato articular”. Isto é, a separação de dois ossos que costumam estar em íntimo e contínuo contato por meio de uma área lisa e deslizante, chamada de cartilagem. A luxação do ombro ocorre quando uma força extrema supera os mecanismos estabilizadores (lábio, cápsula e coifa) e desloca a cabeça do úmero para fora da glenoide.
Luxação do ombro
A reabilitação é importante para recuperar a amplitude articular, movimento e força muscular no membro afetado, no sentido de readquirir a funcionalidade do mesmo, reduzir e/ou eliminar a dor e ajudar a prevenir novos eventos.
Reabilitação
Plan
What you read: interactivity and animation can make the most boring content fun. At Genially, we use AI (Awesome Interactivity) in all our designs, so you can level up with interactivity and turn your content into something that adds value and engages.
É uma fratura em espiral do terço distal da diáfise do úmero.
É caracterizada por uma fratura do rádio, geralmente, do terço médio para distal com luxação ou subluxação da articulação radio ulnar distal.
- As fraturas do úmero podem acontecer em dois locais: no úmero proximal (região superior do osso do braço que se encaixa com a escápula no ombro), no úmero medial (região no meio do braço) e no úmero distal (região junto á fossa cubital).
Surprise
Interactivity and animation can be your best allies when creating tables, infographics, or graphics that help provide context to information and simplify data for translation to your audience.We are visual beings and find it easier to 'read' images than written text.
Para tratar uma lesão ou fratura, e necessário imobilizar após recolocação do osso na sua posição correta para que possa formar novo tecido ósseo e resolver a fratura. Este processo pode demorar meses.
Tratamento
A recolocação do osso pode ser realizada de diversas formas:
- Redução fechada (manipulação externa do membro)
- Cirurgia (pode incluir fixação interna ou externa de placas e parafusos para manter a posição durante a cicatrização)
A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano e a que mais se movimenta durante o dia. Por isso as lesões são frequentes, sendo a mais comum a da coifa dos rotadores.
Lesão na coifa dos rotadores
Quatro segmentos
1. O ombro e cintura escapular, formada pelo complexo musculo articular do ombro;2. O braço, segmento mais longo que vai da articulação do ombro até o cotovelo; 3. O antebraço, que vai do cotovelo ao punho; 4. A mão, que consiste no punho, palma, dorso da mão e dedos.
Design
If you want to provide additional information or develop the content in more detail, you can do so through your oral presentation.We recommend that you practice your voice and rehearse: the best improvisation is always the most worked!