Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Cidadania- Turquia
Guilherme Baptista
Created on October 11, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Paz no mundo, paz em casa
Turquia
Gidelim!
Yurtta sulh, cihanda sulh
Para quem acertar e estiver atento
Uma pequena supresa...
Sempre a aprender !
Curiosidades
Crecimentos e mortes do país
Demografia
Perguntas que te deixam a pensar
Teste Interativo
Índice
Localização
Turquia no mundo
Religião
Crenças de uma nação
Gastronomia
Pratos de outro mundo
Cultura
Um país diverso
História
A evolução de um país
Vestuário
A moda do oriente
Arquitetura
Monumentos fabulosos
Governo
Um regime democrático
Infraestruturas
Um país renovado
Economia e Moeda
Um povo comerciante
A Turquia no mundo
+Informação
Localização
A Turquia é um país transcontinental, com a maior parte do seu território localizado na Ásia Ocidental e uma parte menor (a oeste do Mar de Mármara) na Europa Oriental, estendendo-se pela península da Anatólia e pela Trácia Oriental na região dos Bálcãs. A capital da Turquia é Ancara, porém maior parte das pessoas pensam que a capital é Istambul.
Monte Ararate, o ponto mais alto do país
Uludağ
As montanhas são mais altas a leste — tipicamente, os cumes mais altos a oeste não ultrapassam os 1 500 m, embora haja picos acima dos 2 000 m, como por exemplo o Uludağ, perto de Bursa e do mar de Mármara, cujo ponto mais alto se situa a 2 543 m.Nas montanhas que rodeiam a Anatólia Central são comuns os cumes com mais de 2 000 m e existem diversos bastante mais altos. De forma semelhante, o terreno do chamado planalto da Anatólia, um termo que alguns aplicam a uma faixa a oeste do Lago Tuz e outros a praticamente toda a Anatólia Central, é progressivamente mais acidentado, variando a altitude média entre os 600 e os 1 200 m. Nas regiões mais a leste, onde o planalto é substituído por terrenos mais montanhosos, as altitudes médias mais comuns situam-se entre os 1 500 e os 2 000 m.
Topografia
Informação
Embora a maior parte do território da Turquia tenha um clima que se pode considerar mediterrânico, a variedade da topografia e principalmente a existência de cadeias de montanhas, impedem que a influência marítima avance para o interior e criam grandes variações climáticas regionais. O clima das áreas litorais do Egeu e do Mediterrâneo é do tipo mediterrânico, com invernos chuvosos e verões quentes e relativamente secos, embora com elevada humidade relativa. As temperaturas no inverno podem ser bastante baixas, principalmente a ocidente, mas geralmente são relativamente amenas. Na região de Mármara e do Bósforo, uma zona de transição entre o clima mediterrânico, a sul, e o clima oceânico do mar Negro, a norte, as condições climatéricas têm muitas semelhanças com as do sul e norte. No entanto, os invernos tendem a ser mais frios, sendo frequentes temperaturas negativas e neve no inverno, alguns dias frios na primavera, verão e no outono.
Clima
Taxa de natalidade: 14,7/1000 Taxa de mortalidade: 6,4/1000 Esperança média de vida: 78,6 -homens: 73.1 -mulheres: 79.1 Taxa de fecundidade: 1.92 filhos por mulher Taxa de Mortalidade Infantil: 16,9/1.000
Segundo dados de fevereiro de 2024, a Turquia tem 86 095 408 habitantes, 50,1% do sexo masculino e 49,9% do sexo feminino.
Demografia
+Informação
A maior parte da população turca (99,8%) é muçulmana, ou seja aderente ao Islão, uma religião monoteísta focada nas aprendizagens do alcorão (livro sagrado do Islão) e de Maomé (lider religioso, político e militar árabe). O Deus muçulmano é Alá. Mas nem todas as pessoas árabes são mulçumanos e nem todos os mulçumanos são árabes. Existem aproximadamente 1900 milhões de muçulmanos no mundo, o que os faz a segunda maior religião a seguir ao Cristianismo.
Islão
Crenças de uma nação
Religião
Doner Kebab
Pratos de outro mundo
Mais pratos
Gastronomia
A culinária turca é uma mistura de sabores da Ásia e da Europa, com uma cozinha rica em vegetais, carnes e massas que compõem pratos salgados agradáveis a todos e doces turcos de deixar água na boca. Também apresenta bedidas quentes e frias bastantes originais.
Um dos exemplos da gastronomia turca é o chefe Nusret Gökçe que agora vive no Dubai e que fez um grande sucesso no Instagram por conta da sua culinária e do seu jeito excêntrico. O chefe turco tem 41 anos e 53 milhões de seguidores no Instagram tendo ganho milhares deles apenas com uma postagem em que ele salga a carne de uma forma diferente.
Gastronomia
A música e a literatura turca são bons exemplos da mistura de influências culturais, que resultam da interação entre o Império Otomano, o mundo islâmico e a Europa, contribuindo para uma combinação de tradições turcomanas, islâmicas e europeias presentes na produção musical e literária contemporânea da Turquia. A mistura de influências culturais está patente, por exemplo, na forma de «novos símbolos do choque e entrelaçamento de culturas» presentes nas obras de Orhan Pamuk, o vencedor do Prémio Nobel de Literatura de 2006.A cultura turca é caracterizada pela vasta presença da religião no cotidiano da população, pela manutenção dos hábitos culturais tradicionais e pela promoção de formas de arte em áreas como literatura e cinema.
Um país diverso
Cultura
Basketebol
Halterofilismo
Futebol
D.Motorizados
Luta
O futebol é o desporto mais praticado da Turquia e é praticado em todo o país. Entre os clubes turcos, os mais conhecidos são o Beşiktaş, o Galatasaray e o Fenerbahçe, todos de Istambul. Também o basketebol e o voleibol são populares no país.
Desporto
Literatura
A literatura turca foi fortemente influenciada pelas literaturas persa e árabe durante a maior parte da era otomana, embora no final, particularmente após o Tanzimat, começasse a ser cada vez mais notória a influência tanto do folclore turco como das tradições literárias europeias. A mistura de influências culturais está patente, por exemplo, na forma de «novos símbolos do choque e entrelaçamento de culturas» presentes nas obras de Orhan Pamuk, o vencedor do Prémio Nobel de Literatura de 2006.
Sezen Aksu
+Informação
Zeki Muren
A música turca divide-se em várias categorias, desde a música folclórica tradicional até ao pop contemporâneo. Um dos géneros mais fascinantes é o Turkish classical music, que escolhe uma escala musical chamada makams, conferindo-lhe uma sonoridade única e rica. Algúns compositores e intérpretes são como Zeki Müren e Sezen Aksu que são ícones indiscutíveis na música. A música turca moderna também se destaca, com artistas que misturam estilos ocidentais e orientais, criando algo totalmente novo.
Música
+Informação
23/04-Dia da Soberania Nacional e das Crianças (Ulusal Egemenlik ve Çocuk Bayramı) Data da primeira reunião da Grande Assembleia Nacional, em 1920. Grandes festivais por todo o país com as crianças mascaradas, principalmente com trajes militares. 19/05-Dia da Juventude de Atatürk e do Desporto (Atatürk'ü Anma, Gençlik ve Spor Bayramı) Comemora o início do movimento de libertação iniciado com a chegada de Atatürk a Samsun em 1919, que marca também o início da Guerra da Independência. 29/10-Dia da República (Cumhuriyet Bayramı) Comemora a proclamação oficial da república em 1923. A tarde do dia anterior também é feriado. 10/11-Aniversário da morte de Atatürk Às 09:05, hora da morte do fundador da República em 1938, todo o país para completamente e observa um minuto de silêncio. Os barcos do Bósforo param os seus motores e tocam as sirenes de nevoeiro.
Feriados Nacionais
A Península da Anatólia, constitui a maior parte do que é hoje a Turquia.
História
A evolução de um país
Neolítico
Ruínas de Göbekli Tepe, cujas estruturas datam de c. 10 000 a.C.
Biblioteca de Celso
Biblioteca de Celso, cuja estrutura data de 135 d.C
Império Otomano
O território do Império Otomano em seu auge, em 1683
+Informação
O Império Romano na Turquia faz referência ao período em que a região da atual Turquia foi parte integrante do Império Romano, e mais tarde do Império Bizantino (também conhecido como Império Romano do Oriente). O território da Turquia atual abrange partes do Império Romano em duas fases históricas distintas: durante o Império Romano e durante o Império Bizantino. Em 395 d.C., o Império Romano foi dividido em duas partes: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente. O Império Romano do Oriente, também conhecido como Império Bizantino, teve sua capital em Bizâncio (mais tarde chamada Constantinopla, hoje Istambul), na região da atual Turquia.
Império Romano e Bizantino
Os seljúcidas eram um ramo dos turcos oguzes que no século X viviam na periferia dos domínios muçulmanos dos Abássidas, a norte dos mares Cáspio e de Aral, num dos jabgus grão-cãs da confederação oguz. No século XI os seljúcidas começaram a emigrar para as regiões orientais da Anatólia, que se tornariam a pátria dos oguzes após a Batalha de Manziquerta, em 1071, na qual os turcos derrotaram os bizantinos. Esta vitória foi determinante para a formação do Sultanato seljúcida da Anatólia, que começou como um ramo separado do Império Seljúcida que dominava partes da Ásia Central, Irão, Anatólia e Sudoeste Asiático.
+Informação
Reinos Turcos
A ocupação de Istambul pelos Aliados e de Esmirna pelos gregos, com o apoio tácito dos restantes Aliados, despoletou a criação do Movimento Nacional Turco, criado em 19 de maio de 1919 sob a liderança de Mustafa Kemal. O movimento opunha-se à divisão e ocupação do país e a sua fundação é geralmente apontada como o primeiro evento da Guerra de independência turca. Aos confrontos políticos somaram-se os militares, um pouco por toda a parte e envolvendo todos os lados, embora em diferentes graus.
+Informação
Guerra da independência
Burca
A moda do oriente
+Informação
O vestuário turco é um reflexo da rica tapeçaria cultural do país. Tradicionalmente, há trajes como o “kaftan,” uma túnica longa e elaborada, e o “şalvar,” calças largas e confortáveis. Estes trajes são frequentemente adornados com bordados e joias detalhadas. Nas cidades, a moda turca contemporânea é uma mistura estilosa de influências ocidentais e orientais. A vestimenta tradicional da Turquia também inclui o "bindalli," um vestido de noiva ricamente bordado com motivos florais e geralmente em tons de vermelho, muito usado em cerimônias de casamento. Para os homens, há o "yelek," um colete usado sobre camisa branca, e "fes," um chapéu vermelho com uma borla preta no topo.
Vestuário
Todas foram distinguidas pela UNESCO, em 1985, menos a Mesquita de Selimiye que só foi em 2011.
Estes exemplos mostram apenas um vislumbre da diversidade e riqueza da arquitetura turca. Cada edifício conta uma parte da história complexa e fascinante.
Hagia Sophia
Mesquita Azul
Capadócia e Suas Cidades Subterrâneas
Palácio de Topkakı
Mesquita de Selimiye
A arquitetura turca é fascinante e cheia de história. Desde a as magníficas mesquitas otomanas até aos charmosos edifícios de Istambul, o país tem uma beleza própria. É uma arquitetura que conta muitas histórias!
Monumentos fabulosos
Arquitetura
Mustafa Kemal Atatürk, o 1º presidente da Turquia
Palácio Presidencial
Tribunal Constituicional
A República da Turquia foi oficialmente proclamada a 29 de outubro de 1923. A 3 de março de 1924 foi decretada a expulsão da família real otomana e abolição do califado, o que constituiu um claro sinal da laicidade e irreversibilidade do regime. Entre 1923 e 2018, a Turquia foi uma democracia representativa parlamentar. O sistema presidencialista foi adotado através de um referendo em 2017; o novo regime político entrou em vigor com a eleição presidencial em 2018 e deu ao presidente o controle completo do executivo, incluindo o poder de emitir decretos, nomear o seu próprio gabinete, elaborar o orçamento, dissolver o parlamento convocando eleições antecipadas e aparelhar a burocracia e os tribunais com nomeações políticas.
Governo
Grande Assembleia Nacional
+Informação
O sufrágio universal para ambos os sexos têm sido aplicado em toda a Turquia desde 1933, antes da maioria dos países, e todos os cidadões turcos que completarem 18 anos de idade têm o direito de votar. Há 600 membros no parlamento que são eleitos para um mandato de quatro anos por um sistema de representação proporcional de lista partidária de 85 distritos eleitorais. O Tribunal Constitucional pode privar o financiamento público de partidos políticos que ele considerar antisseculares ou separatistas, ou banir sua existência completamente. O limiar eleitoral é de 10% dos votos.
Eleições e Partidos
RelaçõesInternacionais
Em consonância com a sua orientação ocidental tradicional, as relações com a Europa sempre foram um elemento central da política externa turca.
1945
Organização das Nações Unidas (ONU)
1949
Conselho da Europa
1952
Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO)
1963
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
1969
Organização para a Cooperação Islâmica
O G20 ou Grupo dos 20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990.
1992
Tratado de Ancara: Turquia membro da União da Europa Ocidental (UEO)
Linha das Relações Internacionais
1973
Organização para a Segurança e Cooperação na Europa
1985
Organização de Cooperação Económica
1992
Organização de Cooperação Econômica do Mar Negro
1999
Grupo dos 20
2005
Iniciadas as conversacões para a Turquia fazer parte da UE
Portão principal do campus mais antigo da Universidade de Istambul
Universidade de Ancara
O sistema educativo da Turquia foi implementado de acordo com as reformas de Atatürk, ocorridas após da Guerra de Independência. É um sistema supervisionado pelo Estado, projetado para formar mão de obra capacitada para o desenvolvimento socioeconómico do país. A taxa de alfabetização em 2006 era de 88,1% e em 1998 o número médio de anos de escolarização completados era 5,97. O ensino básico é obrigatório a partir dos sete anos e tem a duração de oito anos. O ensino secundário tem a duração de três anos e os cursos superiores duram dois ou quatro anos (mais um ou dois para mestrados) e requerem um exame de admissão. A ciência e tecnologia na Turquia têm uma longa tradição que remonta ao período do Império Otomano e que foi muito impulsionada pelo fundador da república, Atatürk.
Infrastruturas da Turquia
Educação, ciência e tecnologias
Até ao início do século XXI, a assistência médica na Turquia baseava-se num sistema estatal centralizado administrado pelo Ministério da Saúde. Em 2003, o governo introduziu um vasto programa de reformas destinado a aumentar a proporção de serviços de saúde privados e governamentais, além de disponibilizar assistência médica a uma parte maior da população. Em 2015, a esperança de vida era de 72,6 anos para os homens e 78,9 para as mulheres, com uma média de 75,8 anos.
Saúde
Em 2008 a rede rodoviária turca contava com 181 870 km de estradas asfaltadas e 2 010 km de autoestradas. Em 2010 estavam registados na Turquia 15 095 603 de veículos automóveis, cerca de metade deles ligeiros de passageiros. Em 2008 a TCCD (Türkiye Cumhuriyeti Devlet Demiryolları) administrava 10 991 de linhas férreas e empregava 24 774 funcionários. Em 2010 existiam 99 aeroportos na Turquia, 16 deles com pistas com comprimento superior a 3 047 metros e cinco com um movimento anual de passageiros superior a cinco milhões. No mesmo ano operavam na Turquia 15 companhias aéreas de passageiros e 3 de carga. A Turquia conta com pelo menos 13 portos marítimos importantes nos quatro mares que banham o país (Mediterrâneo, Egeu, de Mármara e Mar Negro). Em 2010 estavam registados 645 navios mercantes na Turquia.[10] As maiores cidades turcas têm sistemas de transportes públicos, na generalidade de boa qualidade, baseados sobretudo em autocarros, táxis e dolmuş. As cidades de Ancara, Istambul, Esmirna, Bursa e Adana têm metropolitano, em alguns casos subterrâneos e de superfície ou "veículo leve sobre trilhos" noutros casos.
Transportes
Em 2021, a Turquia tinha, em energia elétrica renovável instalada, 31 493 MW em energia hidroelétrica (9.º maior do mundo), 10 607 MW em energia eólica (12.º maior do mundo), 7 817 MW em energia solar (16.º maior do mundo), e 622 MW em biomassa, além de 1 676 MW em energia geotérmica (4° maior do mundo).
Energia
Ali Doğan Gönültaş
+Informação
A Turquia tem uma grande variedade de meios de comunicação social, alguns em línguas estrangeiras, os quais têm muita influência sobre a opinião pública. As mídias são fortemente controlados pelo governo através do Conselho de Radiodifusão Nacional, um organismo nomeado pelo parlamento, desencorajando o debate de assunto controversos. A maior estação de televisão é a Rádio e Televisão da Turquia. Além das emissões em turco, que naturalmente são a esmagadora maioria, a TRT tem programas em árabe, bósnio, circassiano, curdo e zazaki. As televisões privadas surgiram na Turquia em 1993 e incluem a Star TV, o Kanal D, a Show TV e a NTV. Os jornais de maior circulação entre 28 de fevereiro de 2011 e 6 de março de 2011 foram o Zaman e o Posta, com vendas médias diárias de, respetivamente, 826 000 e 485 024 exemplares. O maior grupo de média é o Grupo Doğan, o quinto maior grupo económico turco.
Comunicações
Benefícios da adesão à UE
A Turquia beneficiou da união aduaneira com a União Europeia, assinada em 1995, para aumentar a sua produção industrial destinada à exportação e o investimento estrangeiro no país. O país usufrui ainda de um acordo de comércio livre com a União Europeia que dá aos produtos turcos acesso livre a todo o mercado da UE.
PIB
A Turquia tem o 15.º maior PIB PPC (Paridade do Poder de Compra) do mundo e o 17.º o maior PIB nominal. O país é membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do G20.
A taxa de crescimento do PIB de 2002–2007 foi em média 7,4%, o que fez da Turquia uma das economias que mais cresceram no mundo durante esse período. No entanto, o crescimento do PIB desacelerou para 4,5% em 2008, e no início de 2009, a economia turca foi afetada pela crise financeira global, com o FMI aponta para uma recessão global de 5,1% para aquele ano
Lira Turca
Desde 1 de janeiro de 2009, a moeda oficial da Turquia é a Lira Turca (TL). A antiga moeda era o kuruş, reimplementada em 2005. A Lira Turca equivale a 0,028€. 100 kuruş equivalem a 1 lira turca.
Fuso Horário
O fuso horário da Turquia é UTC+3, equivale a +3 horas em relação ao meridiano de Greenwich.
Animal da Turquia
A Turquia, como país, não tem um "animal” oficial como algumas vezes países podem ter. No entanto, em termos de símbolos que representam a cultura turca, há alguns animais e figuras que são frequentemente associados à Turquia. Um exemplo notável é o galo de Çatalhöyük. Por outro lado, se estivermos-nos a referir a mascotes usados por equipes desportivas ou eventos específicos, a Turquia pode ter mascotes para competições, como em campeonatos de futebol ou jogos olímpicos, mas esses são mais específicos para os eventos que o país participa.
Curiosidades
- A Turquia foi lar de várias civilizações antigas, incluindo hititas, gregos, romanos, bizantinos e otomanos. É possível visitar ruínas impressionantes como Éfeso, Troia e Pérgamo
- O café turco é tão único que foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial.
- Pamukkale é um sítio natural impressionante, com terraços de travertino branco formados por fontes termais. É Patrimônio Mundial da UNESCO.
- Muitos personagens históricos importantes vieram da região da atual Turquia, incluindo o Apóstolo Paulo (de Tarso) e Homero, o poeta grego autor da Ilíada e da Odisseia.
- O hamam, ou banho turco, é uma tradição milenar e uma experiência relaxante que combina limpeza e socialização.
- Çatalhöyük, uma das primeiras cidades da história, está localizada na Turquia e data de cerca de 7500 a.C.
- É considerada o local onde nasceu a agricultura, com o sítio arqueológico de Göbekli Tepe, datado de cerca de 9600 a.C., sendo o templo mais antigo já descoberto.
- O uso de especiarias, iogurte e azeite é comum na gastronomia turca.
Estrela e Fundador
Bandeira
A Turquia tem a cor vermelha na sua bandeira por razões históricas e simbólicas. O vermelho tem uma longa tradição no Império Otomano, que é o antecessor da Turquia moderna. Durante o império, o vermelho era uma cor associada ao poder e à soberania, sendo amplamente utilizado nas bandeiras. Além disso, o vermelho é uma cor frequentemente associada ao sangue derramado pelos heróis que lutaram pela independência e liberdade do país. A bandeira da Turquia, com a estrela e a lua crescente brancas sobre um fundo vermelho, simboliza também a luta do povo turco para se libertar do domínio estrangeiro e estabelecer um Estado independente.
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Quiz
00:45
Hino da TURQUIA
Acabou
Muito obrigado por participarem.Muito bem aos que acertaram e para os que erraram fica para a próxima. Como prémio de esforço e dedicação por estarem a ver o nosso trabalho, oferecemo-vos umas deliciosas gomas turcas que vieram da... Turquia. Esperamos que gostem!
Da turma do 8ºFSob Orientação: Prof. Catarina Lapas Plataforma Genially Sites: Wikipédia, Site do Governo Turco, Chat GPT, Copilot, Tradutor Obrigado!
Trabalho realizado por: Guilherme Baptista Nº7 José Miguel Martins Nº9
A OSCE é uma organização que visa promover a democracia, os direitos humanos e a liberdade de imprensa na Europa. A Turquia tem participado ativamente nas atividades da OSCE, incluindo missões de observação eleitoral e iniciativas de segurança regional1
Eleições e partidos
Desde a década de 1980, questões como desigualdade de rendimentos e distinção de classes deram origem ao populismo islâmico, um movimento que sustenta um papel maior da religião nas políticas governamentais e, em teoria, apoia a obrigação de autoridade, solidariedade comunitária e justiça social; embora o que isto implique na prática seja frequentemente contestado.
Recep Tayyip Erdoğan, o presidente do país em 2023
Hagia Sophia
Em Istambul Originalmente construída como uma catedral em 537 d.C. pelo imperador bizantino Justiniano Foi a maior catedral do mundo por quase mil anos Em 1453, foi convertida em mesquita pelo sultão otomano Mehmet II. Em 1935, tornou-se um museu, e recentemente voltou a ser uma mesquita. É famosa pela sua gigantesca cúpula central, pelos mosaicos dourados e por uma combinação impressionante de estilos arquitetónicos bizantinos e islâmicos.
Diversos tipos de luta são também desportos populares, principalmente aquele que se pode considerar o desporto nacional, o yağlı güreş (ou luta turca). O yağlı güreş, que literalmente significa "luta oleada", é um desporto marcial praticado há mais de sete séculos — o torneio de Kırkpınar, o principal da modalidade, realiza-se perto de Edirne desde pelo menos 1361.
Luta Turca
As regiões costeiras do mar Negro, que têm um clima oceânico, são húmidas e apresentam verões menos quentes e mais chuvosos que as restantes áreas costeiras. O interior da Anatólia, com um clima continental semiárido, apresenta grandes amplitudes térmicas, com verões muito quentes e invernos muito rigorosos. Nas regiões de leste e sudeste os invernos são longos e mais frios do que no resto do território — algumas zonas ficam cobertas de neve entre novembro e abril. As áreas mais secas situam-se na Região do Sudeste da Anatólia e na província de Cónia, onde a precipitação média anual não ultrapassa os 300 mm.
Em 1243 os exércitos seljúcidas foram derrotados pelos mongóis, o que causou a progressiva desintegração do poder seljúcida, que na prática passou para as mãos de uma série de principados que, tendo começado por ser tributários do Sultanato de Rum, ganharam independência a partir do século XIII. Um destes beilhiques, o dos otomanos, acabou por se impor aos restantes, principalmente a partir do reinado de Osmã I, que declarou a independência em 1299 e é oficialmente considerado o fundador da dinastia otomana. Em 1453 os otomanos liderados pelo sultão Maomé II, o Conquistador, acabaram com o Império Bizantino ao conquistarem a sua capital, Constantinopla, um acontecimento que muitos consideram marcar o fim da Idade Média.
Dia da Soberania Nacional e das Crianças
Dia da Juventude de Atatürk e do Desporto
Dia da República
Aniversário da morte de Ataturk
Estes feriados refletem tanto a herança secular quanto a religiosa do país, além de marcar momentos significativos na história moderna da Turquia
A Turquia faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Arménia e o Azerbaijão, a este com o Irão e a sudeste com o Iraque e com a Síria. O mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a sul, o mar Egeu a sudoeste-oeste e o mar Negro a norte. O mar de Mármara, o Bósforo e o Dardanelos (que juntos formam os Estreitos Turcos) separam a Europa da Ásia.
A Mesquita de Selimiye, localizada em Edirne, é uma das obras-primas da arquitetura otomana. Construída entre 1568 e 1574 pelo famoso arquiteto Mimar Sinan,foi encomendada pelo sultão Selim II . A mesquita é famosa por sua impressionante cúpula e é apoiada por oito pilares, criando um espaço interior vasto e aberto. Além da cúpula, a Mesquita de Selimiye tem quatro minaretes esbeltos, cada um com três varandas, que são considerados alguns dos mais elegantes do mundo. Em 2011 foi adicionada à lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Mesquita de Selimiye
Palácio de Topkapı
Também situado em Istambul, o palácio de Topkapı foi a residência dos sultões otomanos por cerca de 400 anos. Situado no promontório de Sarayburnu, com vista para o Bósforo e para o Chifre de Ouro, o palácio é uma série de pátios interligados com jardins incríveis. Abriga uma coleção incrível de relíquias e artefatos, incluindo o manto e a espada de Maomé. A arquitetura do palácio é uma combinação de estilos islâmicos, otomano e bizantino.
Simit
Gelado turco
Argolas de pão, cobertas habitualmente com sementes de sésamo. Podem ser comidas simples (no entanto, sabem apenas a um pão simples mais duro que o habitual) ou com qualquer recheio habitual de pão.
O gelado turco é como nenhum outro que já teve o prazer de experimentar… Para começar, tem um sabor distintamente esfumaçado graças ao mastique natural, uma espécie de resina usada no preparo e segundo, a sua textura é mais mastigável do que a da sua prima italiana nos gelados, que é mais suave. A espessura além dos ingredientes, como frutas, leite e açúcar, vem da salepo, uma farinha obtida a partir dos tubérculos de espécies de orquídeas encontradas nas montanhas do sudeste turco.
0-14 anos(Jovens)- Homens(10 085 558) e Mulheres ( 9 627 967) 15-64(Adultos)- Homens(27 945 232) e Mulheres(27 266 461) 65+(Idosos)- Homens(2 825 738) e Mulheres(3 506 283) Dados de fevereiro de 2024
Estrutura etária
A Turquia é membro do G20 (Grupo dos Vinte), que reúne as principais economias do mundo para discutir questões globais, como crescimento econômico, comércio, desenvolvimento sustentável e estabilidade financeira. Como uma economia emergente, a Turquia usa sua participação para destacar os interesses de países em desenvolvimento, buscar investimentos e promover cooperação internacional.
A OCE foi criada pelo Irão, Paquistão e pela Turquia para promover a cooperação econômica, técnica e cultural entre os países da Eurásia. A Turquia tem ajudado a OCE nos transportes, infrastruturas, no turismo e no meio ambiente.
- Herança romana: A Turquia tem muitos vestígios arqueológicos do período romano, incluindo ruínas de cidades romanas como Éfeso, Pérgamo, e Aspendos. O teatro de Aspendos e o Templo de Ártemis em Éfeso são exemplos notáveis de construção romana.
- Constantinopla (Istambul): Durante a era bizantina, Constantinopla foi o centro do poder imperial e da cultura romana. Foi também um importante centro de cristianismo, especialmente após o estabelecimento do cristianismo como religião oficial do império no século IV.
- Em 324 o imperador romano Constantino I escolheu Bizâncio para capital do Império Romano, rebatizando-a de Nova Roma (após a sua morte mudaria de nome para Constantinopla e atualmente chama-se Istambul).
Alcorão
Laico- Que não sofre influência ou controlo por parte da igreja ou de uma religião
O Alcorão determina o que deve ser consumido (Helal) e o que não deve se consumir (Haram). É proibido o consumo de carne de porco e bebidas alcoólicas, porém na Turquia, existe a venda de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência, bares e restaurantes nas zonas turísticas.
Na prática, não existem leis que obriguem os cidadões turcos muçulmanos a cumprir rotinas e padrões relacionados ao islão.
Embora a população da Turquia seja maioria muçulmana, as práticas associadas à religião não são obrigatórias no país. A Turquia é o único país de maioria muçulmana cujo o estado é laico. O Estado turco é oficialmente secular desde 1923, ou seja, governo e religião não se misturam. Ainda que segundo a constituição não exista religião oficial na Turquia, cerca de 99% da população turca declara-se muçulmana.
Islão
A Caaba na Grande Mesquita de Meca, Arábia Saudita, o local islâmico mais sagrado do mundo.
No comércio: Promove o comércio entre países membros da OCI. Na cultura: Envolvimento em projetos culturais e educacionais Na defesa dos países: Iniciativas contra terrorismo. Na tecnologia: Apoio à pesquisa e desenvolvimento. E na Diplomacia: Mediação em conflitos
A Turquia é membro da Organização da Conferência Islâmica (OCI) desde a sua fundação em 1969. A OCI é uma organização internacional composta por 57 países de maioria muçulmana. A Turquia ajuda a OCI em vários meios tais, como:
A nordeste travou-se a Guerra Turco-Arménia, que terminou em dezembro de 1920 com os tratados de Alexandropol e de Kars. A Guerra Franco-Turca teve como palco o sudeste e sul — aí as hostilidades terminaram em março de 1921, com a assinatura do Tratado de Paz da Cilícia e posteriormente com o Tratado de Ancara, assinado em outubro.
A Turquia tem uma relação complexa com a União Europeia (UE), sendo candidata oficial à adesão desde 1999. As negociações de adesão começaram em 2005, mas avançam lentamente devido a divergências políticas, econômicas e culturais.
Desportos motorizados
Os desportos motorizados têm ganho popularidade nos últimos anos, principalmente após a inclusão do Rali da Turquia no Campeonato Mundial de Ralis da FIA entre 2003 e 2006 e da realização do Grande Prémio de Fórmula 1 da Turquia no Istanbul Park. Outras provas importantes realizadas nesse circuito foram ou são o Grande Prémio da Turquia de MotoGP em 2005, 2006 e 2007, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo e as GP2 Series, entre outras. Em 2005 e 2006 uma das provas do Red Bull Air Race World Series decorreu no Corno de Ouro, em Istambul.
ONU
A Turquia tem sido um membro ativo e influente das Nações Unidas (ONU) desde que se tornou membro fundador da organização em 24 de outubro de 1945. O papel do país na ONU reflete sua posição geopolítica estratégica entre a Europa e a Ásia, bem como sua abordagem à diplomacia multilateral.
A sua adesão à aliança militar foi um passo importante para a segurança e estabilidade na região do Mediterrâneo Oriental e no Oriente Médio. A Turquia desempenha um papel crucial na OTAN, contribuindo com forças militares e participando em várias missões e operações da aliança.A Turquia tem um dos exércitos mais fortes da NATO, pois o exército é obrigatório.
Almuadem é o encarregado de anunciar em voz alta, do alto das minaretes, o momento das cinco preces diárias
Minarete é a torre de uma mesquita, local do qual o almuadem anuncia as cinco chamadas diárias à oração.
Mesquita Azul
Outra joia é a Mesquita Azul, também em Istambul. Foi construída entre 1609 e 1616 durante o reinado do Sultão Ahmed I. Esta mesquita é conhecida pelas suas seis minaretes e pelos azulejos azuis que a adornam no interior. Os azulejos de Iznik usados na mesquita criam padrões florais e geométricos que são visualmente deslumbrantes, e a vasta cúpula central é um feito de engenharia da época.
A estrela e a lua crescente na bandeira têm significados adicionais. A lua crescente tem sido um símbolo associado ao Islão, religião predominante na Turquia, e à sua herança cultural. A bandeira da Turquia foi oficializada em 1936, após a fundação da República da Turquia em 1923, sob a liderança de Mustafa Kemal Atatürk, o fundador da nação moderna.
A Turquia foi membro da União da Europa Ocidental (UEO) de 1992 até o final de 2011. A UEO foi uma organização de defesa coletiva que visava promover a segurança e a cooperação na Europa Ocidental. A Turquia participou ativamente nas atividades da UEO durante esse período. A Turquia deixou a União da Europa Ocidental (UEO) em 2011 porque a organização foi dissolvida. A UEO foi substituída pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
Ney é um instrumento musical típico do Oriente Médio. Originalmente surgiu no Egito antigo, onde era comum ver desenhos de pessoas tocando em tumbas. O termo ney em persa significa "cana", e é o material de que ele costuma ser feito. É um precursor da flauta moderna.
Duman são uma banda de rock turca, fundada em 1999 e que conta com 4 elementos. A música da banda combina elementos da música folclórica tradicional turca com rock moderno e grunge.
Macan Dede é um músico e compositor turco que combina música eletrônica contemporânea com sons tradicionais do Oriente Médio e da Turquia.
A seleção turca de futebol também é apelidada de "Estrelas Crescentes"
O futebol é o desporto mais praticado da Turquia e é praticado em todo o país. Entre os clubes turcos, os mais conhecidos são o Beşiktaş, o Galatasaray e o Fenerbahçe, todos de Istambul. A seleção turca alcançou o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 2002 e o terceiro lugar no Euro 2008. A final da Liga dos Campeões da UEFA de 2005 decorreu no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, o maior da Turquia.
Futebol
Vakko
Yelek
Bindalli
Kaftan
No lado moderno, Istambul é um centro de moda onde designers estão cada vez mais a ganhar reconhecimento global. Muitos designers misturam a estética tradicional com toques contemporâneos, resultando em roupas que são um verdadeiro deleite visual. Existem marcas como a Mudo e a Vakko que são extremamente populares e que representam bem esse mix cultural.
A Turquia é um membro ativo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde 1961, sendo um dos países fundadores da organização. A OCDE é um fórum internacional que reúne economias desenvolvidas e emergentes para discutir políticas econômicas, sociais e ambientais, e o papel da Turquia nela reflete sua posição como um país em desenvolvimento com fortes conexões regionais e globais.
Império Otomano 1683
Em 1683 a atual Turquia fazia parte do império Otomano, que nesse ano tingiu o seu auge com Solimão, o Magnífico. No final do século XVI, os territórios sobre administração otomana estendiam-se numa área de 5,6 milhões de km², que ia desde os Balcãs e partes da Hungria, a oeste, até ao que são hoje os países árabes, além de quase toda a costa mediterrânica do Norte de África e de todas as zonas costeiras do mar Negro.
A liberalização das telecomunicações na Turquia foi iniciada em 2004, quando foi criada a autoridade reguladora do setor, atualmente chamada Bilgi İletişim ve Teknolojileri Kurumu Além da Türk Telekom, na qual o estado só detém 30% atualmente, existem outras empresas privadas que operam nas comunicações móveis, fixas e no acesso de internet. Embora cerca de 90% do mercado ainda fosse da Türk Telekom em 2009, as restantes empresas estavam em crescimento. Em 2009 estavam instaladas cerca de 16,5 milhões de linhas telefónicas fixas (pouco mais do que um por cada cinco habitantes), o número de telemóveis aproximava-se dos 63 milhões (quase um por cada habitante) e o número de linhas de acesso à internet em banda larga era de cerca de 6,8 milhões (pouco menos de um por cada dez habitantes). Mais de 91% das linhas de banda larga eram ADSL; os assinantes de 3G era de cerca de 400 000, representando pouco menos de 6% do mercado de acessos à internet. Ainda em 2005, estavam registados 365 operadores de telecomunicações, entre os quais 45 de infraestruturas, 103 fornecedores de acessos Internet (ISP's), 69 operadores de telefonia fixa, 3 operadores de telefonia móvel e 10 operadores de televisão por cabo. Apesar das disposições legais, a liberdade de imprensa na Turquia têm vindo a deteriorar-se desde 2010, com um declínio abrupto na sequência da tentativa de golpe de Estado em julho de 2016. No início de 2017, estavam presos pelo menos 81 jornalistas, todos eles enfrentando acusações de serem antigoverno, após uma repressão sem precedentes que incluiu o encerramento de mais de 100 veículos de imprensa. A Freedom House classifica os meios de comunicação social da Turquia como "não livres". As repressões aos meios de comunicação também se estendem à censura na Internet, como quando a Wikipédia foi bloqueada, em abril de 2017.
O Conselho da Europa é uma organização internacional que promove os direitos humanos, a democracia e o Estado de direito na Europa. A Turquia tem participado ativamente nas atividades e iniciativas do Conselho, contribuindo para a promoção desses valores na região.
Halil Mutlu
Naim Süleymanoğlu
Os atletas turcos têm tido muito sucesso internacional no halterofilismo. Os halterofilistas turcos, tanto masculinos como femininos, detêm várias medalhas e recordes europeus, mundiais e olímpicos.
Halterofilismo
Bogdan Bogdanovic
Enes Kanter
O EuroBasket de 2001 decorreu nas cidades turcas de Ancara, Antália e Istambul, tendo a Turquia ficado em segundo lugar. O Campeonato Mundial de Basquetebol Masculino de 2010 decorreu nas cidades de Caiseri, Esmirna, Ancara e Istambul, tendo a Turquia ficado em segundo lugar.
Basketebol
Capadócia e as suas Cidades Subterrâneas
A Capadócia é conhecida pelas suas formações rochosas únicas e pelas suas cidades subterrâneas. Essas cidades, como Derinkuyu e Kaymakli, foram escavadas na rocha vulcânica macia e serviam como refúgio durante invasões. Estas cidades incluem áreas de habitação, igrejas, estábulos e passagens secretas, mostrando uma engenharia impressionante para a época
A Turquia é um dos membros fundadores da Organização de Cooperação Econômica do Mar Negro (BSEC) e desempenha um papel central na organização devido à sua posição geopolítica estratégica e sua influência regional. A sede da BSEC está localizada em Istambul, reforçando a liderança da Turquia no grupo.