Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

START

Trabalho realizado por: Ana Margarida nº1 e Luana nº1011ºDM

O que é Branding

O foco do branding refere-se à estratégia da marca onde a empresa define os seus valores, identidade e a mensagem que quer passar ao seu público. Tem um posicionamento bem definido no mercado e direciona maneiras de marketing para fortalecer a sua imagem.

-Apple-Nike-Coca-cola-Tesla-starbucks-Lego

Exemplos de marcas que o desenvolvem bem:

A Apple consegue desenvolver bem o branding através do:- Desing icónico (tem um design minimalista e funcional)- Exclusividade e luxo (posiciona-se como uma marca premium, os Seus produtos e têm um apelo de exclusividade)-Inovação constante (está sempre associada à inovação tecnológica)- Facilidade de uso (cria produtos que são intuitivos e fáceis de usar)

APPLE

Exemplos de marcas que vendem o mesmo mas que não têm boa coerência no branding e por isso perdem em relação a quem o faz bem:

Se uma marca de roupa tem vários públicos alvo diferentes, sem uma identidade clara ela pode parecer confusa para os consumidores, marcas como h&m ou Zara por exemplo, vem fazendo isso de forma bem sucedida enquanto outras marcas mais pequenas podem se perder a tentar chegar a mesma diversidade sem uma estratégia clara.

FIM

O que é: O foco do branding refere-se à estratégia da marca em que a empresa define os seus valores, identidade e a mensagem que transmite ao público. Tem um posicionamento bem definido no mercado e direciona maneiras de marketing para fortalecer a sua imagem.

-Exemplos de marcas que o desenvolvem bem: Apple: Famosa por seu design minimalista e experiências de usuário excecionais, a Apple cria uma forte conexão emocional com seus consumidores. Nike: Com seu slogan "Just Do It" e campanhas inspiradoras, a Nike estabelece uma identidade poderosa que ressoa com atletas e não atletas. Coca-Cola: A marca é um exemplo clássico de branding, associando suas bebidas a momentos de felicidade e compartilhamento. Tesla: A marca não só vende carros, mas também uma visão de futuro sustentável e inovação tecnológica, criando uma comunidade leal de seguidores. Starbucks: Com uma experiência de café personalizada e um ambiente acolhedor, a Starbucks transforma a compra de café em uma experiência de marca. Lego: A marca se destaca por estimular a criatividade e a imaginação e cria uma conexão duradoura com crianças e adultos.

Exemplos de marcas que vendem o mesmo, mas que não têm boa coerênciano branding e por isso perdem em relação a quem o faz bem: Se uma marca de roupa tem diversos públicos diferentes se uma identidade clara ela pode parecer confusa para os consumidores. Marcas como h&m e Zara vem fazendo isso de forma bem sucedida enquanto outras marcas mais pequenas podem se perder a tentar alcançar a mesma diversidade sem uma estratégia clara.

Marcas de cosméticos: Enquanto marcas como MAC e Rhode têm uma identidade clara e forte, outras marcas menores podem ter uma comunicação confusa, dificultando a construção de lealdade. Marcas de smartphones: Empresas como Huawei e Xiaomi têm produtos competitivos, mas podem falhar em se diferenciar com uma narrativa de marca clara, o que prejudica sua imagem em relação à Apple e Samsung. Marcas de moda rápida: Marcas como H&M e Zara têm estratégias de branding eficazes, enquanto concorrentes menores podem não ter uma identidade visual ou comunicação consistente, resultando em baixa perceção de marca. Marcas de suplementos nutricionais: Embora marcas como Optimum Nutrition sejam reconhecidas e confiáveis, algumas empresas menores podem não ter um posicionamento claro ou um marketing eficaz, o que pode levar à desconfiança dos consumidores. Como por exemplo a marca da Kourtney Kardashian a lemme, uma marca de suplementos que teve o seu boom temporário depois da popularização do ozempic. Mesmo que a fundadora da marca tenha relevância o produto em si não teve muita aderência devido a sua má estratégia de branding. Marcas de eletrodomésticos: Marcas como Bosch e Samsung têm branding sólido, enquanto marcas menos conhecidas podem falhar em transmitir qualidade e inovação, resultando em baixa aceitação no mercado.