Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

12A_AP4

浩然毛

Created on October 11, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Argumento morfológico
Argumento Paleoclimático
Argumento Paleontológico
Argumento geológico

Argumentos para justificar a teoria:

Deriva Continental

As reconstruções paleoclimáticas feitas por Wegener, a partir do estudo das rochas antigas, indicadoras dos ambientes climáticos do passado (como, por exemplo, calcários com fósseis de corais, formados em regiões próximas do Equador), permitiram-lhe concluir que a sua localização climática atual (afastadas do Equador, para norte ou para sul) não era condizente com a sua localização climática. Assim, se as regiões climáticas do passado obedeciam à mesma distribuição no presente, a explicação para essa evidência só poderia ser, segundo Wegener, o resultado da movimentação dos continentes.

A continuidade de cadeias montanhosas e a presença de rochas iguais, com a mesma idade, em diferentes continentes, são evidências de que esses continentes estiveram unidos no passado. Esta continuidade pode ser encontrada entre as costas dos continentes europeu e norte-americano.

A justaposição entre as linhas de costa dos continentes africano e sul-americano levaram Wegener a concluir que eles estiveram unidos no passado, tendo-se separado entretanto. Esta ideia não era uma ideia original, pois já outros autores tinham avançado com essa possibilidade muito antes dele. Acrescentou, no entanto, que essa justaposição era mais evidente, ainda, quando considerado o limite das plataformas continentais entre esses dois

O facto de Wegener ter conhecimento da existência de fósseis das mesmas espécies, animais e plantas, em diferentes continentes, levou-o a concluir que essas ocorrências só poderiam ter resultado do facto de os continentes, hoje afastados, terem estado unidos no passado. Assim, os seres vivos morreram e fossilizaram, tendo sido posteriormente separados pela fragmentação e movimentação dos diferentes blocos continentais, o que justificava a presença de fósseis das mesmas espécies em continentes tão afastados no presente.