Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Essential Presentation
Leonor Rocha
Created on October 11, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Visual Presentation
View
Terrazzo Presentation
View
Colorful Presentation
View
Modular Structure Presentation
View
Chromatic Presentation
View
City Presentation
View
News Presentation
Transcript
Malefícios do Tabagismo
wow
go!
Sistema Respiratório
Constituição do Sistema Respiratório:
O sistema respiratório permite a entrada do oxigênio e a saída do dióxido de carbono do corpo.
O que é o tabagismo?
O tabagismo pode ser definido como a dependência do consumo de produtos de tabaco, causada pela presença de nicotina, uma substância psicoativa (alcaloide) existente nas folhas da planta de tabaco. O tabagismo é o maior risco evitável para a saúde e a principal causa de morte prematura na UE, sendo responsável por quase 700 mil mortes por ano.
Quais os sinais que o consumo do tabaco provoca?
O consumo do tabaco provoca efeitos psicoativos, ou seja, as substâncias que compõem o tabaco atuam no cérebro, alterando as sensações e o estado emocional, com efeitos estimulantes ou depressores.
Os principais sinais e sintomas de um consumidor de tabaco são:
- inicialmente, tosse e dificuldade respiratória
- irritação dos olhos e da garganta
- aumento do ritmo cardíaco, da frequência respiratória e da tensão arterial
- sensação de satisfação e prazer
- diminuição da ansiedade e relaxamento
Doenças provocadas pelo tabaco
O tabaco pode causar:
- Doenças Respiratórias
- Doenças Cardiovasculares
- Impotência sexual (homens)
- Diversos tipos de cancro
Mais...
Para além destas doenças, fumar diminui a imunidade, aumentando o risco de infeções respiratórias e de morte por tuberculose. Atualmente o tabaco contribui para a morte anual de mais de 8 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, em 2019, estima-se que o tabaco tenha contribuído para a morte de mais de 13 mil pessoas, das quais cerca de 1700 por exposição ao fumo passivo.
Fumadores na União Europeia
A UE (União Europeia), apresenta uma percentagem média de 24% de fumadores a partir dos 15 anos de idade, sendo o país com maior percentagem a Bulgária com 37% e a Suécia com menor percentagem nos 8%. Portugal tem vindo a reduzir, já estando de baixo da média da UE.
Fumar durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento do feto?
Sim. Fumar durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento do feto e provocar:
- aborto espontâneo
- gravidez etópica
- morte do feto
- parto prematuro
- baixo peso do bebé ao nascer
- malformações congéticas, como o lábio leporino e fenda palatina
- morte súbita do lactente
O meu hábito de fumar prejudica a saúde de quem me rodeia?
Fumo Ambiental
Sim. O fumo do tabaco é prejudicial não só para quem fuma, mas quem também é exposto. Existe mais dois tipos de fumos:
Fumo Passivo
+ info
Quais são as consequências do consumo do tabaco?
Os fumadores têm, em média, menos 10 anos de vida do que os não fumadores, pois as substâncias do fumo do tabaco contribuem para desenvolvimento das principais doenças não transmissíveis, com destaque para:
- doenças respiratórias, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), a bronquite crónica, o agravamento da asma e as infeções respiratórias
- doenças oncológicas, diferentes tipos de cancro em várias localizações do organismo humano
- diminuição da fertilidade
- risco de cegueira por degenerescência macular
- redução da densidade óssea
Quais são os sintomas de abstinência do tabaco?
- Sentimento de tristeza
- Insónia
- Irritabilidade
- Dificuldade de concentração, inquietação, nervosismo, diminuição da frequência cardíaca e sensação de fome
- Desejo de fumar
- Tosse excessiva
Perguntas
Perguntas
Perguntas
Perguntas
Perguntas
Perguntas
Perguntas
FIM
Obrigado pela vossa atenção!
Trabalho Realizado por: José Fraga nº18 Leonardo Dias nº20 Leonor Rocha nº21 Miguel Melhorado nº24
Das ramificações dos brônquios de terceira ordem surgem os bronquíolos, minúsculos tubos de menos de 1 mm de diâmetro cujas paredes são constituídas de fibras musculares lisas. A sua função é transportar o ar até os alvéolos pulmonares, onde ocorre a hematose (troca gasosa).
Por exemplo:
- Enfisema pulmonar
- Bronquite crónica
- POC (doença pulmonar obstrutiva crónica)
Para além destas doenças, fumar diminui a imunidade, aumentando o risco de infeções respiratórias e de morte por tuberculose.
O que é o fumo ambiental ou fumo passivo?
- O fumo ambiental do tabaco é definido como a combinação do fumo do cigarro aceso e do fumo exalado pelos fumadores para o meio ambiente.
- O fumo passivo consiste na inalação do fumo ambiental do tabaco, pelas pessoas não fumadoras que se encontram na proximidade de pessoas a fumar ou que permanecem em espaços poluídos pelo fumo.
Diafragma é um músculo localizado entre a cavidade torácica e abdominal. Esse músculo é extremamente importante para o processo respiratório, levantando quando inspiramos e baixando quando expiramos.
Vício no tabaco...mais
Por ser uma substância psicoativa, a nicotina produz alterações no Sistema Nervoso Central que modificam o estado emocional e comportamental do fumante. É exatamente por isso que ela é a responsável pela dependência química.
Depois de passar pela cavidade nasal, o ar inalado sai pelas coanas e entra na faringe. A faringe é um tubo muscular em forma de funil que contém três partes: a nasofaringe, a orofaringe e a hipofaringe, também conhecida como laringofaringe.
A laringe é uma complexa estrutura oca encontrada anteriormente ao esôfago. Ela possui um esqueleto cartilaginoso conectado por membranas, ligamentos e associado a músculos.
Os alvéolos pulmonares são sacos parecidos com balões preenchidos de ar e localizados nas extremidades distais da árvore brônquica. Podem existir até 700 milhões de alvéolos em cada pulmão, onde a função deles é facilitar a troca gasosa de oxigénio e dióxido de carbono entre o ar inalado e a corrente sanguínea.
Com a continuação do consumo e a instalação da dependência surgem outros sinais e sintomas:
- tosse e dificuldade respiratória
- diminuição do paladar e do olfato
- diminuição da função pulmonar
- desejo de consumir tabaco ou produtos com nicotina e a sensação de que se precisa de nicotina para viver
https://www.freepik.com/free-photo/smoking-is-unhealthy-message_
- sentimentos de tristeza, ansiedade ou irritação
A traqueia é um órgão tubular, cilíndrico e com cartilagens, localizado entre a laringe e os brônquios, que faz parte do sistema respiratório juntamente com as fossas nasais, a faringe, a laringe, os brônquios e os pulmões. A função dela é filtrar, umedecer e aquecer o ar para conduzi-lo aos pulmões.
Por Exemplo:
- Cancro do pulmão
- Cancro da bexiga
- Cancro da boca
- Cancro do coração
- Etc...
Por Exemplo:
- Pressão alta
- Enfarto
- AVC (acidente vascular cerebral)
- Aneurisma
- Trombose
O que é?
Uma fenda oral-facial, um defeito de nascimento em que o lábio, o teto da boca ou ambos não se fecham na linha média e permanecem abertos, criando uma fenda labial e/ou fissura palatina. Esses defeitos estão presentes ao nascimento e interferem na alimentação e, mais tarde, no desenvolvimento da fala.
O trato respiratório superior começa na cavidade nasal. Ela se abre anteriormente na face, através das duas narinas e, posteriormente na nasofaringe, através de duas coanas.
Os brônquios são estruturas tubulares flexíveis e elásticas, que ligam a traqueia aos pulmões e cuja principal função é encaminhar o ar a esses órgãos. Fazem parte do sistema respiratório juntamente com as fossas nasais, a faringe, a laringe, a traqueia e os pulmões.
O pulmão é um órgão do sistema respiratório formado por milhões de alvéolos pulmonares, tem forma de pirâmide, e tem uma consistência esponjosa. Ele fica localizado na caixa torácica e é coberto por uma membrana protetora chamada pleura. O corpo humano possui dois pulmões.
O que é?
Gravidez etópica é uma complicação da gravidez em que o embrião se forma fora do útero. O embrião forma-se nas trompas de falópio.
A pleura é a membrana serosa que reveste a parede interna do tórax e envolve os pulmões, protegendo do atrito contra a parede torácica. Formada por duas camadas, a visceral e a parietal, separadas por um fluido seroso que desempenha o papel de lubrificante.