Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Teoria Expressiva
Leonor Casimiro (moonxtqf)
Created on October 11, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Teoria expressivista
Começar
Alexandra Azevedo nº1 , Leonor Casimiro nº10 , Tatiana Robalo nº19 11ºE
índice
Conclusão/Bibliografia
Critica nº3
Critica nº2
argumento nº3
Argumento nº1
Critica nº1
argumento nº2
tEMA / tese
Teoria Expressivista
Tese-Algo é arte e se e só se expressa emoção de forma autêntica e eficaz
A representação foi mostrando as suas limitações e foi cresendo a idea que a emoção é mais importânte do que a imitação Ao longo do tempo os artistas começaram a reparar que as suas obras que tentavam imitar a realidade estavam cheias de sentimentos, independentemente de qual realidade fosse Será que podemos considerar uma obra artística, sendo que é uma cópia ou imitação da original?
Lady Gaga, Bruno Mars - Die With A Smile
Artista:Yves Klein Obra:ikb74
ARGUMENTO Nº1
INtencional
Possui a intenção consciente podendo expremir sentimentos através da obra.
Uma obra de arte tem uma emoção ou um sentimento, se não for produzido com esse intuito não pode ser considerado uma obra de arte. Uma obra de arte exige, em primeiro lugar que o seu criador possuia a intenção consiente de expremir sentimentos. Só se limita a pintar e não a colocar emoção
ARGUMENTO Nº2
aUTENTICIDAde
A expressão intencional de um sentimento através de uma obra não é suficiente para a definir como arte. O artista tem que sentir ou ter vivido aquela emoção ou expriência para que seja considerada uma obra de arte. A autenticidade é uma condição necessária á produção artística.
Eficácia
O público perante a obra, tem que sentir a emoção que o artista pertendeu trasmitir e não outra- A eficácia da transmissão é essencial para que o objeto seja classificado como arte.
Críticas
2ºA tese de tolstói é demasiado exclusiva
1º A tese de tolstói é demasiado inclusiva
3ºa arte não exige a autenticicdade emocional
Foto de Lev Tolstói
Quem foi Lev Tolstói?
Lev Tolstói foi um escritor russo do século XIX, autor de Gerra e Paz e Anna Kariênina. Além de sua importância literária, ele desenvolveu uma filosofia ética e religiosa que criticava o poder, a guerra e a igreja, defedendo a não-violencia e um cristianismo simples, focado no amor ao próximo. Suas ideias influenciaram movimentos pacifistas e figuras como Mahatma Gandhi.
Para Tolstói o relato é uma obra de arte, para nos isso pode não ser, pois se trata apenas de uma emoção, isso não é o suficiente para se classificar com uma obra de arte.
Exemplo: Um paciente relata ao seu terapeuta uma emoção que sentiu, e fá-lo de uma forma tão contagiante que o médico o vivência
a arte é demasiado inclusiva
A definição de arte por Tolstói é demasiado inclusiva, porque aceita certas coisas que ao nosso olhar não parecem caber no conceito de arte .
Vincent van Gogh-Autoretrato
Nunca poderia ser conciderado arte com esta teoria. Não é porque ele não foi entendido no seu tempo que as obras dele não são obras de arte no tempo de agora... Mas com esta teoria não será conciderado uma obra de arte.
-isso é então considerado arte ??
Exemplo: dizia-se que as obras de Vincent van Gogh não transmitam sentimento quando ele estava vivo, mas depois que ele morre sim?
Se uma obra de arte não fizer o público sentir a emoção que o artista quería trasmitir então não é considerado uma obra de arte.
A arte de tolstoi é muito exclusiva
"pode ser uma bela peça de decoração,mas não é arte."
Miguel Ângelo-Pieta
a arte não exige autenticidade emocional
Exemplo: Miguel Ângelo quando esculpido a “pieta“ não sentiu a emoção da dor de uma mãe.
Então para Tolstói isso não é considerado arte.. Porque o artista não sentiu a tal emoção.
Pouco precisa na identificação da emoção específica produzida pelas obras de arte; Há vários objetos que geram emoções e que não são obras de arte; Não é possível saber-se que emoções estiveram na origem da maioria das obras de arte; Nada nos garante que o artista pretende transmitir emoções quando produz a obra.
Conclusão
Dificuldades da teoria expressivista
Aproxima-se da nossa perceção comum da arte; Caracteriza-se pela simplicidade; Menos restritiva que outras teorias da arte.
Conclusão
Vantagens da teoria expressivista
Susana Teles de Sousa, Isabel Pinto Ribeiro, Rui Areal (2022)- Ágora Filosofia 11
Bibliografia
Fim!
Intenção liberada...
Quando o pintor limitasse a expressar uma emoção, sem construir refletidamente algo usando cores,sons ou palavras