Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Observação de cortes histológicos de ovários

Carolina Machado2

Created on October 10, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Com esta experiência podemos observar a estrutura interna do ovário, mais especificamente, foram vistos folículos primordiais, um folículo primário, um folículo secundário, um folículo de Graaf e um corpo lúteo.

Conclusão

Óscar Oliveira, Elsa Ribeiro (2023) BIO12 (1ºedição) LeYahttps://sanarmed.com/aparelho-reprodutor-feminino-ovarios-e-tubas-uterinas-colunistas/ - site onde foi retirada a imagem da estrutura interna dos ovários

Turma: 12CT4

Nº8 Nº10 Nº12

Nº4 Nº5

Beatriz Dantas Beatriz Silva

Carolina Machado Érica Albuquerque Iris Coelho

Trabalho realizado por:

Figura 12 - Desenho da observação de um Corpo Lúteo em uma preparação histológica definitiva de um ovário no MOC a 10/0.25 (100x)

Figura 11 - Observação de um Corpo Lúteo em uma preparação histológica definitiva de um ovário no MOC a 10/0.25 (100x)

Figura 10 - Desenho da observação de um Folículo de Graaf em uma preparação histológica definitiva de um ovário no MOC a 4/0.10 (40x)

Figura 8 - Desenho da observação de um Folículo Secundário em uma preparação histológica definitiva de um ovário no MOC a 10/0.25 (100x)

Figura 7 - Observação de um Folículo Secundário em uma preparação histológica definitiva de um ovário no MOC a 10/0.25 (100x)

Figura 9 - Observação de um Folículo de Graaf em uma preparação histológica definitiva de um ovário no MOC a 4/0.10 (40x)

Figura 6 - Desenho da observação de um Folículo Primário em uma preparação histológica definitiva de um ovário no MOC a 10/0.25 (100x)

Figura 5 - Observação de um Folículo Primário em uma preparação histológica definitiva de um ovário no MOC a 10/0.25 (100x)

Figura 4 - Desenho da observação de Folículos Primordiais em uma preparação histológica definitiva de um ovário no MOC a 4/0.10 (40x)

Figura 3 - Observação de Folículos Primordiais em uma preparação histológica definitiva de um ovário no MOC a 4/0.10 (40x)

Figura 2 - Desenho da observação de um ovário em uma preparação histológica definitiva no MOC a 4/0.10 (40x)

Figura 1 - Observação de um ovário em uma preparação histológica definitiva no MOC a 4/0.10 (40x)

bibliografia

Discussão de resultados

registro de resultados

Estruturas

Dimensões

Dimensões

Dimensões

Esta Atividade Laboratorial permite-nos visualizar a estrutura interna dos ovários e as células em diferentes fases da oogénese. Os objetivos desta observação é identificar folículos primordiais, um folículo primário, um folículo secundário, um folículo de Graaf e um corpo lúteo.

Introdução

Disciplina: Biologia Professora: Clara Reis Ano letivo: 2024/2025

ovários

Observação de cortes histológicos de

Folículo de Graaf

Folículo Secundário

Dimensões dos folículos e do corpo lúteo

2. Folículos Secundários: Estes são maiores, com dimensões entre 50 a 100 micrômetros. Neles, o oócito é envolto por células da granulosa e surge uma cavidade cheia de líquido.3. Folículo Maduro (de Graaf): Este é o maior dos folículos, pronto para a ovulação. Pode atingir até 2 centímetros de diâmetro, com uma cavidade bem desenvolvida.

Folículo Primário

Folículos Primordiais

Dimensões dos folículos e do corpo lúteo

Ao comparar as dimensões dos folículos e do corpo lúteo, podemos identificar diferentes estágios de desenvolvimento da seguinte forma:1. Folículos Primordiais e Primários: São os menores. Os folículos primordiais possuem oócitos rodeados por uma única camada de células foliculares achatadas, enquanto os folículos primários já têm uma camada de células cúbicas ao redor do oócito. Eles medem entre 25 a 30 micrômetros.

Corpo Lúteo

Dimensões dos folículos e do corpo lúteo

4. Corpo Lúteo: Após a ovulação, o folículo remanescente transforma se no corpo lúteo. Ele é significativamente maior que os folículos primordiais e primários, ocupando uma parte considerável do ovário.

Estrutura interna dos ovários

Ao observamos cortes histológicos de ovários de mamíferos, identificamos duas zonas principais: a medular, na parte interna, muito irrigada por vasos sanguíneos e com muitos nervos; e a cortical, na parte externa, cheia de folículos ováricos em diferentes fases de crescimento, como oogónias, ovócitos primários, folículos primordiais, primários, secundários, de Graaf e o corpo lúteo.