Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

START

Geografia C

NPI do Magrebe

Ano Letivo: 2024/2025Sr.Professora: Ana Almeida

Ao longo deste trabalho abordaremos os NPI (Novos países industrializados)da região do Magrebe, mais particularmente de Marrocos, Argélia, Líbia, Mauritânia e Tunísia.Abordaremos ainda as estratégias de desenvolvimento industrial adotadas, as estratégias de emergência económica, as características comuns a todos os países referidos, assim como algumas curiosidades.Todos estes países foram inicialmente colónias de outros países tendo conquistado mais tarde a sua independência.

Introdução

Localização Geográfica

MarrocosMarrocos, é um país do Norte da África, da região do magrebe, banhado pelo Oceano Atlântico a oeste e pelo Mar Mediterrâneo a norte, e faz fronteira com a Argélia a leste, a sul e sudeste com a Mauritânia.Sua capital é Rabate e a maior cidade é casablanca Marrocos é uma monarquia constitucional com um parlamento eleito.

Um pouco sobre os Países do Magrebe...

Info

Tunísia A Tunísia é um pequeno país que se localiza no norte de África. Faz fronteira com a Argélia e a Líbia e é banhada pelo mar Mediterrâneo. A capital da Tunísia é Tunes. No país vigora uma república semipresidencialista unitária. A instabilidade politica reina na Túnisia e ainda à poucos anos atrás o país atravessou uma revolução. A revolução de Jasmim , também conhecida como revolução tunisiana de 2010-2011, que culminou com a saída do presidente da República, que estava no cargo desde 1987.

Um pouco sobre os Países do Magrebe...

Info

MauritâniaA Mauritânia localiza-se no noroeste da África, região do Magrebe, fazendo fronteira:a norte com o Saara Ocidental;a Argélia a nordeste;o Mali a leste e sudeste; o Senegal a sudoeste;A sua posição geográfica entre o norte da África, o Magrebe, e a África subsaariana faz dela um ponto de encontro de diferentes culturas e influências. A Mauritânia ocupa um lugar geoestratégico importante no Sahel, enfrentando desafios socioeconômicos, ambientais e políticos, mas também sendo rica em recursos naturais.

Um pouco sobre os Países do Magrebe...

Info

Argélia A Argélia situa-se no Magrebe, na costa mediterrânica do Norte de África, é o segundo maior país do continente africano. Este país faz fronteira, com a Tunisia, a Líbia, com o Níger, com o Mali, a Mauritânia e com Marrocos. A sua capital é a cidade de Argel. O sul do país é constituído na sua maioria pelo deserto do Sara sendo inabitável. Foi inicialmente uma colónia francesa que se tornou independente em 1962. Entre 1990 e 2000 a Argélia enfrentou uma guerra civil marcada pelo confronto entre o governo e grupos islâmicos.

Um pouco sobre os Países do Magrebe...

Info

LíbiaA Líbia localiza-se no norte de África, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo, entre o Egito a leste, o Sudão a sudeste, o Chade e o Níger ao sul, e a Tunísia e a Argélia a oeste. É o quarto maior país de África e tem uma geografia dominada por extensas áreas desértas, sendo que a maior parte da sua população vive ao longo da costa mediterrânea.

Um pouco sobre os Países do Magrebe...

Info

Na sua maioria os países da Região do Magrebe seguiram em uma primeira fase: uma estratégia de industrialização baseada na substituição das importações (através do aumento das receitas para diminuir a dependência em relação ao estrangeiro).Tirando o caso da Argélia que optou por um caminho diferente: a sua estratégia foi baseada nas industrias industrializantes. Os países do Magrebe têm investido em portos, ferrovias e estradas para garantir que as cadeias de suprimentos possam funcionar mesmo em momentos de crise. Têm apostado em expandir os seus parceiros comerciais para além dos seus tradicionais parceiros europeus. Muitos países do Magrebe implementam planos de emergência industrial para lidar com desastres naturais. Por exemplo setoques de alimentos, energia e água.Estas estratégias levaram ao aumento da divida externa e a falta de liquidez destes países.

Estratégias de Desenvolvimento Industrial

Estratégias de Emergência Económica

A indústria mineira tem grande importância na Argélia e na Líbia (pois estes países são ricos em recursos). O setor dos serviços mais relevante a atividade turística é a que mais contribui para o PIB da Tunísia e Marrocos. Assim como a indústria transformadora: -Reduzir a dependência em relação aos setores do petróleo e do gás, tentando promover o desenvolvimento das indústrias manufatureiras, do turismo e da agricultura sustentável.Investiram também:-Melhoria de infraestrutura como por exemplo a dos transportes, energia e telecomunicações para facilitar o comércio e atrair investimentos estrangeiros;-Fortalecimento da cooperação entre os países do Magrebe através de acordos comerciais e projetos conjuntos para promover a integração económica;-Investimentos em educação e formação, com a finalidade de preparar profissionais para o mercado de trabalho e assim fomentar a competitividade.

O Magrebe, desempenha um papel importante na economia mundial devido a várias características comuns que moldam sua relevância. As principais características incluem:

Caraterísticas Comuns que explicam o seu papel na economia mundial

RecursosNaturais

Geografia

integração

Demografia

Energias Renovaveis

Turismo

Demografia O Magrebe possui uma população jovem e em crescimento, o que oferece potencial para desenvolvimento econômico futuro e fornecimento de mão de obra. Características atraentes para indústrias que querem expandir.

Posição Geoestratégica O Magrebe está estrategicamente localizado ponto vital para o transporte marítimo, trocas comerciais entre continentes e de energia devido ao gás natural e petróleo que exporta.

Recursos do Subsolo A economia de muitos países do Magrebe é altamente dependente das exportações tais como: -Petróleo -Gás Natural -Fosfatos

Marrocos e Tunísia, em particular, têm uma economia fortemente vinculada ao Turismo. A história, cultura e paisagens naturais da região atraem milhões de turistas, gerando receita. O turismo cria empregos e desenvolve infraestruturas.

Apesar do seu potencial, o Magrebe apresenta uma Integração Regional Fraca e uma das menores taxas de integração econômica intrarregional. Os obstáculos políticos e comerciais entre os países limitam o comércio interno.

Países como Marrocos têm investido fortemente em Energia Renovável. Esse movimento para energias limpas reduz a dependência de combustíveis fósseis e transforma o Magrebe em um possível futuro exportador de energia limpa para a Europa.

Ao longo deste trabalho ficamos a conhecer a região do magrebe, assim verificamos que o desenvolvimento destes países foi muito condicionado pelo facto de serem ex-colónias. Porém conseguiram imergir no setor do petróleo e do gás, pois são recursos de que os mesmos desfrutam em abundância. Assim estes países surgem como uma opção a mais para o comércio nesses setores. Devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a europa foi obrigada a recorrer a novos fornecedores dado que, a Rússia era um dos principais fornecedores destes recursos.Assim os países da Região do Magrebe surgiram como uma mais valia para a europa no que ao petróleo e gás natural diz respeito.

Conclusão

https://tunes.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/sobre-a-tunisia/dados-gerais https://mundoeducacao.uol.com.br/amp/geografia/tunisia.htm https://www.infopedia.pt/artigos/$argelia https://brasilescola.uol.com.br/amp/geografia/argelia.htm https://www.nomad.pt/viagens/o-segredo-do-magrebe/o-segredo-do-magrebe/ https://www.infopedia.pt/artigos/$magrebe https://m.suapesquisa.com/textos_resumidos/magreb.htmManual Escolar adotado

Biografias Usadas

A apresentação chegou ao fim!

FIM

Realizado Por: Rui Alberto, Diogo Barroso e Sofia Costa 12º D/C