Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação quadro e giz

Miguel

Created on October 10, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Trabalho realizado por: Miguel Almeida Nº18 Paulo Bastos Nº19 Turma: 11ºC

Regiões agrárias de Portugal

Entre Douro e Minho

Tópicos a referir

localização da região

Fatores físicos que condicionam as regiões agrárias

Distribuição/densidade da população

Características da população agrícola

Caracteristicas das paisagens agrarias

Principais produtos (animais e vehetetais)

Projetos inovadores

Bibliografia

LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO AGRÁRIA

Entre Douro e Minho esta região agraria situa-se no nortoeste de Portugal continental composta pelos atuais distritos de Viana de Castelo,Braga,barceiros e Porto

SOLO:Predominam os solos litólicos, sendo que nas serras de E, são visíveis extensos afloramentos rochosos, conferindo um aspecto mais agreste à paisagem.

CLIMA: O clima da região Entre Douro e Minho é temperado mediterrâneo com influência atlântica, com um forte contraste entre as estações do Inverno e Verão que por sua é muito frio e com elevados valores de precipitação e na época seca temos temperaturas muito altas e chuvas menos frequentes.

Fatores que condicionam as regiÃO agraria (entre o douro e minho)

RELEVO: O relevo é muito acidentado com predominância de vales profundos que se estendem numa cadeia montanhosa, denominada como barreira de condensação, Geralmente as altitudes são superiores a 400 m, os cumes das montanhas atingem os 1000 m.

FATORES QUE CONDICIONAM A REGIÃO AGRARIA (entre o douro e o minho)

SOLO :Predominam os solos litólicos, sendo solos com abundancia de água e muito ferteis, são visíveis extensos afloramentos rochosos, conferindo um aspecto mais agreste à paisagem.

Nesta região demográfica (Entre o Douro e Minho), pode-se observar que: -Tem um grande envelhecimento deográfico, devido à saída da população jovem (como por exemplo para as cidades do litoral); -Enfrenta desafios demográficos, como o abandono de terras e a falta de jovens na agricultura.

Distribuição/densidade da população (Entre Douro e Minho)

Nesta região demográfica (Entre o Douro e Minho), a população encontra-se maioritariamente dispersa, havendo uma maior densidade populacional no Minho, e menor nas áreas junto ao Douro.

Distribuição/densidade da população (Entre Douro e Minho)

A população agrícola pode ser dividida em dois níveis: o produtor singular e o dirigente de uma sociedade agrícola.

Características da População agrícola

Com o passar dos anos, houve um envelhecimento da população agrícola, sendo assim a sua população maioritariamente envelhecida.

Características da População agrícola

A maior parte da população desta região agrária tem o 1º ciclo e é maioritáriamente homem, com idade entre os 60-75 anos. A mão de obra agrícola varia de acordo com a região agrária. Nesta região agrária, a mão de obra é maioritariamente familiar.

Características da População agrícola

CARACTERISTICAS DAS PAISAGENS AGRARIAS (Entre o Douro e Minho) Sistema Cultural: É um sistema intensivo,em regime de policultura com a o sistema de rega muitp intencivo Morfologia dos campos: maioritariamente minifundios,de traçado irregular, fechados e mt fragmentos Tecnicas utilizadas:utilização de tecnicas rudimentares embora exista alguns sistemans monoculturais virados pro mercado

  • Milho (principalmente no Minho, utilizado na produção de broa);
  • Frutas (por exemplo, maçãs, kiwis e citrinos);
  • Azeite (principalmente em áreas mais próximas ao Douro);
  • Produtos hortícolas (por exemplo, batata, cenoura, couve e nabo);

Produtos temporários:

Produtos vegetais:

Principais produtos (Entre Douro e Minho)

  • Pinheiro bravo;
  • Eucalipto;
  • Carvalho.

Produtos permanentes

  • Vinho verde (especialmente da região do Minho).

Silvicultura:

Principais produtos (Entre Douro e Minho)

Produtos animais

A região tem uma criação de gado bovino (pecuária intensiva) (carne Barrosa), de enchidos, queijos e lacticínios.

Principais produtos (Entre Douro e Minho)

Projeto "Minho Inovação"

O projeto "Minho Inovação, promove o desenvolvimento do território único, de forma a alavancar o investimento privado e atrair novos investidores para o território, melhorar a visibilidade e a notoriedade do destino turístico e da marca "Minho", melhorar a percepção da procura em relação à experiência turística, atenuar a sazonalidade turística, promover o surgimento de ofertas inovadoras e aumentar o número de startups inovadoras na área do turismo.

Projetos inovadores (Entre Douro e Minho)

Projeto "Minho Inovação"

Este projeto foi pensado em prol do desenvolvimento económico e do apoio ao investimento produtivo, baseado na valorização dos recursos endógenos do território, através dos seguintes eixos: -Inovação, qualificação e I&D - compreende um conjunto de ações orientadas para explorar complementaridades entre diversos investimentos e focar o forço de investimento púbico nos projetos suscetíveis de alavancar investimentos privados; -Promoção e Marketing "Amar o Minho" - implementação de um conjunto de ações de promoção e comunicação.

Projetos inovadores (Entre Douro e Minho)

Com este trabalho podemos concluir que:-Esta região agrária situa-se no Noroeste de Portugal; -Tem um clima temperado mediterrâneo, relevo muito acidentado e um solo litólico; -A população é maioritariamente envelhecida, o mesmo se aplica à população agrícola, e encontra-se dispersa; -O sistema de cultura é um sistema intensivo em regime de policultura; -Os campos são principalmente minifúndio, fechados e de traçado irregular; -Tem como principais culturas, o miho, culturas hortícolas, silvicultura, vinha e gado bovino (pecuária intensiva).

Conclusão

Manual de Geografia A do 11º ano (Territórios 11) https://geoespjal.weebly.com/uploads/3/1/4/8/3148044/ppt11_04_paisagensagrarias.pdf https://view.genially.com/63444182d8d4460018b66e3b/presentation-regiao-agraria-entre-douro-e-minho https://www.agros.pt/artigos/recenseamento-agricola/ https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_main

Bibliografia

Fim!