Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Formação e Orientação Profissional

Baxxie

Created on October 10, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Modelo osi

Ana Sofia Silva, Barbara Pais, Lara Garcias

O que é o modelo osi?

O modelo OSI (Interconexão de Sistemas Abertos) é uma arquitetura de rede que organiza a comunicação em sete camadas distintas, cada uma com funções específicas. O modelo OSI ajuda a padronizar as funções de rede e a facilitar a interoperabilidade entre diferentes sistemas.

Camadas do modelo osi

Camada de Enlace de Dados
Camada de Rede
Camada de Transporte
Camada de Apresentação
Camada de Aplicação
Camada de Sessão
Camada fisica

Camada física

A camada física, a mais baixa do modelo OSI, define as especificações elétricas e físicas dos dispositivos conectados a um meio de transmissão, como cabos de cobre ou fibra óptica. Ela abrange aspectos como layout de pinos, tensões, impedância de linha, especificações de cabos e temporização, além de gerenciar dispositivos como hubs, repetidores e adaptadores de rede. Sua função principal é garantir a transmissão e recepção de bits brutos, descrevendo as interfaces elétricas, ópticas e mecânicas necessárias para o transporte de sinais para as camadas superiores.

A camada de ligação de dados também é conhecida como de enlace ou link de dados. Esta camada detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer no nível físico. É responsável por controlar o fluxo (recepção, delimitação e transmissão de quadros) e também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados.

Camada de Enlace de Dados

A camada de rede fornece os meios funcionais e de procedimento de transferência de comprimento variável de dados de sequências de uma fonte de acolhimento de uma rede para um host de destino numa rede diferente (em contraste com a camada de ligação de dados que liga os hosts dentro da mesma rede), enquanto se mantém a qualidade de serviço requerido pela camada de transporte. A camada de rede realiza roteamento de funções, e também pode realizar a fragmentação e remontagem e os erros de entrega de relatório. Roteadores operam nesta camada, enviando dados em toda a rede estendida e tornando a Internet possível. Este é um esquema de endereçamento lógico - os valores são escolhidos pelo engenheiro de rede. O esquema de endereçamento não é hierárquico.

Camada de rede

A camada de transporte segmenta os dados recebidos da camada de sessão e os envia à camada de rede, que transforma esses segmentos em pacotes. No receptor, a camada de transporte reagrupa os segmentos para enviá-los à camada de sessão. Ela realiza controle de fluxo, ordenação dos pacotes e correção de erros, garantindo a entrega correta e sem duplicações. A camada de transporte atua como intermediária entre as camadas de aplicação (5 a 7) e as camadas físicas (1 a 3), fornecendo serviços confiáveis e eficientes. Ela pode operar de forma orientada à conexão (ex.: TCP) ou não (ex.: UDP). No modo orientado à conexão, há garantia de entrega e ordenação, enquanto no modo sem conexão, essas garantias são relaxadas, o que é útil em redes locais confiáveis. A camada de transporte comunica-se com seus usuários por meio de primitivas de serviço (TSAP) e troca dados através das TPDU (Transport Protocol Data Units). Ela pode estar associada a múltiplos pontos de serviço, utilizando multiplexação ou splitting para gerenciar as conexões. Embora tenha semelhanças com a camada de rede, a camada de transporte oferece suporte adicional quando a rede não é confiável, melhorando a qualidade do serviço.

Camada de transporte

Responsável pela troca de dados e a comunicação entre hosts, a camada de Sessão permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam uma comunicação, definindo como será feita a transmissão de dados, pondo marcações nos dados que serão transmitidos. Se porventura a rede falhar, os computadores reiniciam a transmissão dos dados a partir da última marcação recebida pelo computador receptor.

Camada de sessÃo

A camada de Apresentação (ou Tradução) converte os dados da camada de Aplicação para um formato padrão adequado à transmissão, como, por exemplo, a conversão de padrões de caracteres. Além disso, ela pode realizar compressão de dados, reduzindo o volume transmitido e aumentando a velocidade, e também criptografar os dados para aumentar a segurança. No receptor, a camada de Apresentação reverte essas transformações, garantindo que os dados cheguem corretamente à camada de Aplicação, minimizando interferências.

Camada de apresentação

A camada de aplicação corresponde às aplicações (programas) no topo da camada OSI que serão utilizadas para promover uma interação entre a máquina-usuário (máquina destinatária e o usuário da aplicação). Esta camada também disponibiliza os recursos (protocolo) para que tal comunicação aconteça, por exemplo, ao solicitar a recepção de e-mail através do aplicativo de e-mail, este entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando tal solicitação (POP3 ou IMAP). Tudo nesta camada é relacionado ao software. Alguns protocolos utilizados nesta camada são: HTTP, SMTP, FTP, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, BitTorrent, DNS, ICMP.

Camada de aplicação

Video do modelo osi

Esperemos que tenham gostado

Fim!