Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Psicologia

leticiafsc2015

Created on October 10, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Pscicologia B Escola Secundária Henriques Nogueira Beatriz Azevedo 12ºF Letícia Correia 12ºB

relação entre a complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico

Conceitos:

Complexidade do ser humano

Inacabamento biológico

Especificidade genética

Cada ser humano é influenciado por uma interação complexa de fatores biológicos, genéticos, culturais, ambientais e sociais,o que resulta uma diversidade de personalidades, formas e pensar,de sentir e de agir.

Os seres humanos nascem num estado de desenvolvimento que continua ao longo da vida, ao contrário das outras espécies que podem ser mais autossuficientes ao nascer. Esta noção destaca a vulnerabilidade e a dependência dos humanos em relação ao ambiente social e cultural durante os primeiros anos de vida.
Cada organismo possui um conjunto único de genes que determinam as suas características biológicas e funcionais,incluindo a herança de traços físicos, comportamentais e até de certas doenças. A especificidade genética é fundamental para entender a diversidade entre indivíduos da mesma espécie,como a adaptação de populações a diferentes ambientes.

Notícia:

Estudo publicado: Pesquisa sobre embriões humanos geneticamente modificados na revista Nature. Objetivo: Corrigir um gene responsável pela cardiomiopatia hipertrófica, que pode causar morte súbita em atletas. Técnica utilizada: Crispr-Cas9, que envolve uma enzima que corta o DNA e uma sequência de instruções genéticas. Local: Realizado nos Estados Unidos, coordenado pelo Oregon Health and Science University. Desenvolvimento interrompido: Bloqueio após alguns dias devido a questões éticas sobre o nascimento de crianças transgênicas. Controvérsias: Protestos de sociedades científicas internacionais sobre a ética da edição genética em humanos.
Eficiência do estudo: Os pesquisadores dos EUA, afirmaram ter alcançado uma eficiência de 72% na correção de um gene defeituoso, com a esperança de chegar a 90% ou 100%. Danos colaterais: Não foram identificados danos colaterais no genoma dos embriões, embora a técnica Crispr ainda seja controversa por potenciais cortes indesejados no DNA. Correção: O Crispr pode teoricamente corrigir cerca de 10 mil doenças causadas por genes defeituosos. Contudo, na experiência, apenas um embrião recebeu uma cópia corrigida do gene, enquanto os outros utilizaram a cópia saudável da mãe. Preocupações éticas: Onze sociedades científicas protestaram contra a continuidade de gravidezes após tais intervenções, devido ao impacto potencial nas gerações futuras.
Desenvolvimento interrompido: O bloqueio do desenvolvimento dos embriões destaca que, apesar dos avanços tecnológicos, a ciência ainda está numa fase inicial de entendimento e aplicação. Isso demonstra um "inacabamento" no que diz respeito à capacidade de realizar intervenções seguras e eficazes.
Inacabamento da Ciência
Complexidade Genética
Variedade de genes e doenças: A informação de que existem cerca de 10 mil doenças causadas por genes defeituosos demonstra a complexidade do genoma humano. Cada gene desempenha um papel específico e a interação entre eles é complexa, refletindo a dificuldade em prever todas as consequências de uma intervenção genética.

CONCLUSÃO:

A complexidade do ser humano e seu inacabamento biológico relacionam-se na medida em que, embora a ciência avance em técnicas como a modificação genética. A procura por soluções para doenças genéticas é acompanhada pela consciência de que o corpo humano é um sistema complexo e não completamente entendido, exigindo uma abordagem cautelosa e ética ao explorar suas possibilidades.
  • https://www.ihu.unisinos.br/categorias/570253-embrioes-humanos-geneticamente-modificados-eis-como-foi-possivel

Biografia: