O expansionismo europeu e a colonização
Diana Rafaela Ribeiro Pereira
Created on October 10, 2024
More creations to inspire you
ANCIENT EGYPT
Learning unit
MONSTERS COMIC "SHARING IS CARING"
Learning unit
PARTS OF THE ANIMAL CELL
Learning unit
PARTS OF A PROKARYOTIC CELL
Learning unit
PARTS OF THE PLANT CELL
Learning unit
Transcript
O expansionismo Europeu e a colinização
O expansionismo Europeu e a Colonização
Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Cristovão Colombo e Fernão de Magalhães, entre outros exploradores, abriram o mundo inteiro aos europeus. Foi a época da descoberta da América, do Brasil, do caminho marítimo para a Índia,etc. Foi a conquista além-mar.
Conhecimento do Mundo
Era muito limitado;Conhecia-se apenas o continente europeu, o norte de África e algumas zonas da Ásia;Acreditava-se na existência de monstros.
Necessidades de Expansão
Necessidades de ouro- para as trocas comerciais;Desejos de acesso direto às especiarias e aos produtos do oriente;espansão de fé Cristâ.
Principais rotas comerciais
Prioridade Portuguesa
Fatores GeograficosFatores TécnicosFatores Humanos
Fatores Geográficos
Localização junto ao oceano Atlântico;Longa costa recortada ;Existência de bons portos naturais;Rios navegaveis.
Fatores tecnicos
Instrumentos de navegaçao:Bússola;Astrolábio;Balestilha;Quadrente.
Navio:Caravela;Utilização de vela latina;Leme à popa.
Fatores Humanos
Nobreza:Interessada em novos cargos;Interessada em adqueirir novas riquezas;interessada em combater os muçulmanosClero:Interresados em novos cargos;Interessados em expandir a fé cristãinteressados em converter povos aos cristianismoBurguesia:Interresados em novos mercados;Interresados em ter matérias-primasCamadas populares:Interessadas em ter melhores condições de vida
As Alrerações na Sociedade
A expansão europeia levou a um fenómeno de aculturação, particularmente em África e na América. Fatores de aculturação foram a cristianização e a miscigenação. Um dos fenómenos de assimilação foi o caso dos lançados, marinheiros, soldados ou mercadores portugueses
O intercâmbio cultural teve lugar nos costumes, na alimentação, nas formas de trajar e nas artes decorativas, nomeadamente com a introdução de produtos de luxo asiáticos (mobiliário em madeiras exóticas, porcelanas, tapetes e sedas), com grande impacto nas artes decorativas, e com o trabalho dos escravos. Através destes, por outro lado, as práticas religiosas, a dança e a música de África.