Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Acrilamida
Marlene Francisco
Created on October 9, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
Acrilamida
Trabalho realizado por:Domingas Francisco Nª 26Heavan Leclerc Nª 12
Índice
Introdução
Breves explicaçoes
o que é a crilamida
Como se forma
Em que alimentos o podemos encontrar
O impacto que tem na vida do homem
Suas vantaguens e desvantaguens
Breve Conclusão
O que é a ASAE
Nesse trabalho trabalho vamos aprender mais sobre a acrilamida seus riscos e beneficios
O que é a acrilamida?
A acrilamida é uma substância química formada a partir do cozimento de alguns alimentos em altas temperaturas, acima dos 120ºC, através de reações químicas entre açúcares e aminoácidos, em especial a asparagina
- Ela surge em alimentos ricos em amido, açúcares e aminoácidos quando preparados em temperaturas elevadas2. Alguns exemplos de alimentos que contêm acrilamida são batatas fritas, bolachas, pão, biscoitos e azeitonas pretas4.
Em que alimentos podemos encontrar a acrilamida ?
Fritar, assar, torrar e tostar são os principais métodos de confeção responsáveis pela formação da acrilamida quer industrialmente quer em contexto doméstico. Podemos encontrar este contaminante presente em alimentos ricos em hidratos de carbono como são exemplo o pão, as tostas, os cereais de pequeno-almoço, as bolachas e os biscoitos, as papas e fórmulas infantis, os snacks (ex.: tortilhas de milho, bolachas salgadas e barras de cereais), as batatas fritas ou assadas (caseiras ou comerciais), o café e os substitutos de café,e o chocolate.
O impacto da acrilamita na vida do ser humano
Evidências epidemiológicas A afirmação de que a acrilamida é provavelmente cancerígena para o ser humano baseia-se em estudos em animais e é necessária mais investigação para afirmar de forma conclusiva que a acrilamida está associada ao aumento do risco de cancro em seres humanos.
Os elevados níveis de exposição à acrilamida podem interferir com a reparação do ADN. A ligação de grupos sulfidrilos pode inativar proteínas envolvidas na reparação do ADN, o que pode causar a ocorrência de mutações. As evidências laboratoriais no que diz respeito à acrilamida enquanto agente causador de cancro têm de ser mais bem avaliadas (Exon). Alguns estudos em animais mostraram que a exposição a elevados níveis de acrilamida podem causar cancro (FDA).
- Ainda não é claro se os níveis de acrilamida nos alimentos aumentam o risco de cancro, mas existem precauções que pode tomar para diminuir a sua exposição à acrilamida (ACS):
- Limite os alimentos que podem ter elevado teor de acrilamida: batatas fritas, bolachas e pão torrado
- Limite os fritos e os assados (a cozedura e a cozedura a vapor não produzem acrilamida)
- Mergulhe as rodelas de batata em água durante 15 a 30 minutos antes de fritar ou assar
- Cozinhe as batatas e o pão de forma a que fiquem mais claros
- Evite guardar as batatas no frigorífico
O que é ASAE
A ASAE, enquanto serviço central da administração direta do Estado dotado de autonomia administrativa, tem por missão a fiscalização e a prevenção do cumprimento da legislação reguladora do exercício das atividades económicas em sentido amplo, nos setores alimentar e não alimentar, bem como a avaliação e a comunicação dos riscos na cadeia alimentar, sendo o organismo nacional de ligação com as suas entidades congéneres, ao nível europeu e internacional.
Conclusão
Com isso chegamos a conclusão de que a acrilamida é uma componete prejudicial a saúde de ser humano por isso aconselha-se a controlar o tempo de cosedura dos alimentos e diminuir as fritoras.
¡Eureka!