Apresentação minimalista
Gustavo Lima
Created on October 9, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
RACISM AND HEALTHCARE
Presentation
FACTS IN THE TIME OF COVID-19
Presentation
FOOD 1
Presentation
TANGRAM PRESENTATION
Presentation
COUNTRIES LESSON 5 GROUP 7/8
Presentation
STAGE2- LEVEL1-MISSION 2: ANIMATION
Presentation
LIBRARIES LIBRARIANS
Presentation
Transcript
Gustavo lima Nº12Fernando Monteiro Nº11Dinis Pires Nº9
Émile Durkheim
- Quem foi Émile Durkheim
- Influências intelectuais
- A divisão do trabalho
- O conceito de "Fato social"
- A religião como fenômeno social
- Anomia e suicídio
- A educação
Índice:
Sua obra mais famosa, O Suicídio, analisou o fenômeno a partir de causas sociais, demonstrando como a sociedade influencia o comportamento individual. Também estudou a religião como um fator essencial para a integração social, propondo que ela reforça os valores e normas coletivas.
Quem Foi?
Émile Durkheim (1858-1917), nascido em Épinal, França, foi um sociólogo, antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo francês. Considerado o pai da sociologia, formalmente tornou-a uma disciplina acadêmica. Durkheim é citado como um dos principais arquitetos da ciência social moderna
Durkheim argumentava que os fatos sociais deveriam ser investigados de forma empírica e objetiva.
Análise Empirica
O Conceito de Fato Social
Fato Social
Segundo Durkheim, os fatos sociais estão expressos em regras, valores e normas sociais e obrigam os indivíduos a agirem de acordo com os padrões culturais.Quando um indivíduo age fora desses padrões em uma sociedade, ele será considerado desajustado ou poderá, até mesmo, ser punido.Os fatos sociais são externos aos indivíduos, pois fazem parte de uma consciência coletiva e já estão estabelecidos antes de seu nascimento.
A Educação como Ferramenta de Integração Social
Para Émile Durkheim, a educação era uma das principais ferramentas de integração social, desempenhando um papel essencial na formação do indivíduo dentro da sociedade. Ele acreditava que a educação não era apenas um meio de transmitir conhecimento, mas também de inculcar valores, normas e costumes que assegurassem a coesão social.Durkheim argumentava que, através da educação, as sociedades reproduzem sua cultura, promovendo a continuidade e o funcionamento harmonioso do coletivo. Ela cria um senso de solidariedade ao ensinar os indivíduos a reconhecer e respeitar as regras sociais, formando cidadãos capazes de colaborar para o bem comum.
"A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação desenvolve"
Bibliografia
https://www.significados.com.br/fato-social/https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheimhttps://www.britannica.com/biography/Emile-Durkheimhttps://iep.utm.edu/emile-durkheim/https://www.spreading.com.br/educacao-como-processo-social-segundo-durkheim/