Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
SIU - métodos contracetivos
Matilde Graça
Created on October 9, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
siu
SISTEMA INTRAUTERINO
Métodos Contracetivos Hormonais
Agenda colores
SIU, O QUE É?
O Sistema Intrauterino (SIU), também conhecido como dispositivo intrauterino hormonal (DIU hormonal), é um método contracetivo altamente eficaz que liberta hormonas no útero para prevenir a gravidez. É um pequeno dispositivo de plástico em forma de "T", inserido no útero por um profissional de saúde, e contém uma versão sintética da hormona progesterona chamada levonorgestrel.
O SIU atua de várias formas para prevenir a gravidez: Espessamento do muco cervical A hormona libertada pelo SIU torna o muco do colo do útero mais espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides e, consequentemente, a fecundação;
Como Funciona?
Alteração no endométrio O levonorgestrel afina o revestimento interno do útero (endométrio), tornando-o menos recetivo à implantação de um embrião; Inibição parcial da ovulação Embora não seja o seu principal mecanismo, o SIU pode, em algumas mulheres, suprimir a ovulação em certos ciclos, reduzindo ainda mais a chance de gravidez.
Cuidados a ter após a colocação: - verificar ocasionalmente os fios do SIU no interior da vagina para garantir que ele está no lugar correto. - evitar relações sexuais ou o uso de tampões nas primeiras 24-48 horas, para reduzir o risco de infecção.
1- O SIU, dobrado num aplicador fino, é inserido através da vagina até ao interior do útero. 2- O médico empurra o SIU para fora do aplicador, permitindo que este tome a sua forma em "T" dentro do útero. 3- Dois fios finos de plástico, que ficam presos na base do SIU, são deixados pendurados no canal vaginal, cortados de modo que não causem desconforto, mas possam ser verificados e usados para a remoção futura.
Modo de colocação
O SIU é recomendado para mulheres que desejam um método contracetivo de longa duração e reversível. Pode ser usado por mulheres que nunca tiveram filhos, mulheres que já tiveram filhos, e até por aquelas que estão amamentando. Além disso, devido ao efeito de redução no fluxo menstrual, é especialmente benéfico para aquelas que têm menstruações intensas ou dolorosas.
Quem pode usar?
Conveniência: Uma vez inserido, não é necessário lembrar de tomar uma pílula diariamente ou usar outros métodos a cada relação sexual.
Alta eficácia: é um dos métodos contracetivos mais eficazes, com uma taxa de falha inferior a 1% por ano; Longa duração: o SIU pode fornecer proteção por até 3 a 7 anos; Redução do fluxo menstrual: devido ao afinamento do endométrio, muitas mulheres experienciam uma diminuição significativa do fluxo menstrual, e algumas param de menstruar completamente, o que pode ser benéfico para aquelas que sofrem de menstruações intensas ou dolorosas;
Vantagens
Possíveis efeitos hormonais: Como o SIU liberta progesterona, algumas mulheres podem apresentar efeitos colaterais hormonais, como dores de cabeça, sensibilidade mamária ou alterações de humor, embora em geral esses efeitos sejam menores do que os observados com contracetivos orais.
Sangramento irregular: Nos primeiros meses após a colocação, é comum haver sangramentos ou manchas irregulares; Desconforto na inserção: A colocação do SIU pode causar desconforto ou dor momentânea, e em alguns casos podem ocorrer cólicas leves nos dias seguintes; Risco de expulsão: Numa pequena percentagem de casos, o SIU pode ser expulso do útero;
desVantagens
Trabalho realizado por: -Matilde Graça nº15
Concluindo, o SIU é um método contracetivo seguro, eficaz e de longa duração, que oferece benefícios adicionais, como a redução do fluxo menstrual.