Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Infográfico Conectores Akihabara
Maria Sousa
Created on October 9, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
1. Componentes de um sistema de comunicações
5. Técnicas de conversão analógico-digital
Trabalho - Avaliação Redes
Feito por: Maria Sousa nº14 2ºPSI
10. Técnicas de compressão de dados
2. Sistemas Simplex, Half-Duplex e Full-Duplex
3. Transmissão de sinais analógicos e digitais
4. Modulação em amplitude, frequência e fase
6. Grandezas e medidas
7. Técnicas de codificação
8. Ligações síncronas e assíncronas
9. Técnicas de deteção e correção de erros em transmissões digitais
Animação
- Sistemas Simplex
- Sistemas Full-Duplex
Transmissão de dados
- Sistemas Half-Duplex
Diferentes modulações
Modulação e demodulação
Modulação em amplitude, frequência e fase
A modulação consiste em modificar uma característica de uma onda portadora (como a amplitude, a frequência ou a fase) para que ela possa transportar informações, como áudio, vídeo ou dados. Isso facilita a transmissão de dados em diferentes tipos de comunicação, como rádio e redes de telecomunicações. A demodulação é o processo oposto, onde o receptor recupera essas informações, separando o conteúdo da onda portadora para reconstruir o sinal original. Por outras palavras, a demodulação permite que o destinatário entenda os dados transmitidos.
Áudio
Áudio
Sinais digitais: Sinais elétricos que representam zeros e uns (dígitos binários). A transmissão desses sinais de um computador para outro deve ser feita de maneira que o receptor consiga interpretar corretamente os sinais recebidos.
Transmissão de sinais analógicos e digitais
Sinais analógicos: Impulsos que se propagam como ondas sinusoidais, com amplitudes e frequências que podem variar dentro de certos intervalos.
Natureza dos Dados
- Compressão com perdas;
- Compressão sem perdas.
Técnicas de compressão de dados
A compressão de dados permite tanto reduzir o espaço ocupado como reduzir o tempo de transferência dos ficheiros. Dependendo da técnica de compressão os ficheiros podem apresentar melhor ou pior relação qualidade/espaço ocupado.
Questão
Grandezas e medidas
Decibel: Mede a perda ou o ganho de potência de uma onda. Podem ser números positivos (perda de potência) ou negativos (se o sinal for amplificado, ganho de potência.Largura de Banda: A largura de banda de um canal é definida como a diferença entre a frequencia mais alta e a mais baixa que o canal pode realmente transmitir. Throughtput:Throughput é a taxa de transferência efetiva de um sistema de transmissão ou seja, é a quantidade de dados transferidos por unidade de tempo. Bit Rate:Refere-se à taxa de bits, ou seja, à quantidade de dados que é transmitida por unidade de tempo, normalmente medida em bits por segundo (bps). Quanto maior bit rate maior velocidade na transmissão de dados
Questão
O que é uma rede?
1 . Componentes de um sistema de comunicações
Mensagem Transmissor Receptor Meio ou canal Protocolo Rede peer-to-peer e Cliente-Servidor
Uma rede é a combinação de dois ou mais computadores e seus elos de conexão. Uma rede física é o hardware (equipamentos como adaptadores, cabos e linhas telefónicas) que compõem a rede. O software e o modelo conceitual compõem a rede lógica .
VS
Transmissão Assíncrona
Transmissão Síncrona
Vídeo Imagens
Técnicas de codificação
Non Retrun Zero: O código de linha do tipo Non Return to Zero (NRZ) indica que o sinal não precisa retornar a zero entre as transições de bits. Este tipo de codificação tem um duty cycle de 100%, onde o impulso se mantém ao longo de toda a duração de cada bit. Pode ser unipolar, polar ou bipolar. Return Zero: O código de linha do tipo Return to Zero (RZ) implica que, em cada transição, o sinal retorna a zero durante metade da duração de cada bit. Este tipo de codificação apresenta um duty cycle de 50% e requer o dobro da largura de banda em comparação aos códigos NRZ. Pode ser unipolar, polar ou bipolar. Manchester:Este tipo de código de linha, tal como RZ, também possui um duty cycle de 50%, exigindo, portanto, o dobro da largura de banda em comparação ao código NRZ. Contudo, oferece vantagens adicionais, como a ausência de componente nula, a manutenção do sincronismo de relógio entre emissor e receptor e a capacidade de detectar erros. Pode ser normal ou diferencial.
As principais técnicas de conversão analógico-digital são:
- Amostragem
- Quantização
- Codificação
Vídeo