Apresentação Formas Básicas
Rodrigo Roque
Created on October 9, 2024
More creations to inspire you
FOOD 1
Presentation
TANGRAM PRESENTATION
Presentation
COUNTRIES LESSON 5 GROUP 7/8
Presentation
STAGE2- LEVEL1-MISSION 2: ANIMATION
Presentation
LIBRARIES LIBRARIANS
Presentation
WORLD WILDLIFE DAY
Presentation
FOOD AND NUTRITION
Presentation
Transcript
Manual Interativo
Redes e comunicação
- Mensagem: é a informação a ser transmitida. Constituída por texto, números, imagens, som, vídeo...
- Emissor: é o dispositivo que envia a mensagem de
- Recetor: é o dispositivo que recebe a mensagem.
- Meio ou canal: é o caminho físico por onde viaja
- Protocolo: é um conjunto de regras que orienta a
componentes de sistemas de comunicação
Transmição de dados
Simplex
- Transmissão numa só direcção (unidireccional),nunca no sentido contrário
- Sistema muito económico
- Exemplos:
Half-Duplex
- Transmissão nos dois sentidos mas não simultaneamente
- Somente um dos lados pode transmitir
- tendo o outro que esperar que a linha fique livre
- Exemplos:
Transmissão de sinais analógicos e digitais
Vantagem da transmissão analógica+• Baixo custo Vantagens da transmissão digital • Maior imunidade ao ruído e à distorção • Integração de sistemas • Maior segurança e privacidade • Maiores distâncias podem ser percorridas • Maior velocidade de transmissãoIf you want to provide additional information or develop the content
Modulação em amplitude, frequência e fase
Modulação em amplitude (AM do inglês amplitude modulation) é a forma de modulação em que a amplitude de um sinal senoidal, chamado portadora, varia em função do sinal de interesse, que é o sinal modulador. A frequência e a fase da portadora são mantidas constantes.
Modulação / Demodulação:
- Modulação consiste na conversão
• Um sinal analógico possui amplitude e frequência.• A onda de energia elétrica que chega a nossa casa tem 220 V de amplitude e 50 Hz de frequência).• Tem a forma sinusoidal.
- Throughput
- Bit rate
- Decibel
+ info
+ info
- Largura de banda
Grandezas e Medidas
A taxa de transferência de rede refere-se à taxa de entrega de mensagens por um canal de comunicação , como Ethernet ou rádio de pacote , em uma rede de comunicação . Os dados que essas mensagens contêm podem ser entregues por links físicos ou lógicos, ou por nós de rede . A taxa de transferência é geralmente medida em bits por segundo e, às vezes, em pacotes de dados por segundo ou pacotes de dados por intervalo de tempo .
O bit rate que se traduz como é uma medida usada para determinar a quantidade de dados transmitida durante um determinado período de tempo. Normalmente medida em kb/s ela é um indicador usado para saber quantos pacotes de 1.000 bits são transmitidos a cada segundo
Técnicas de conversão analógico-digital
Amostragem: Esta tecnica de conversão consiste retirar do sinal original uma codência suficiente para representar o sinal após a digitalização. Ou seja, o sinal pode ser completamente reconstruido se estes forem extraídos amostras a um ritmo frequência máxima do sinal original. Quantização: Esta tecnica de conversão é uma sequência de amostras resultantes da sequência de amostras resultantes da amostragem. Depois dos resultados da amostragem, estes são transformados em sequência de quantização. São chamados nível de quantização. Codificacão: Esta tecnica de conversão é o processo pelo qual os valores quantizados são convertidos em bits. É o processo responsável por converter sinais digitais em sinais de transmissão.
No que diz respeito às principais técnicas de codificação, podemos dividí-las em 3:
Non Return to Zero (NRZ): Existem dois níveis de tensão ou corrente, para representar os dois símbolos digitais (0 e 1). É a forma mais simples de codificação e consiste em associar um nível de tensão a cada bit: um bit 1 será codificado sob a forma de uma tensão elevada e um bit 0 sob a forma de uma tensão baixa ou nula.Return to Zero (RZ): Na codificação RZ o nível de tensão ou corrente retorna sempre ao nível zero após uma transição provocada pelos dados a transmitir (a meio da transmissão do bit). Geralmente um bit 1 é representado por um nível elevado, mas a meio da transmissão do bit o nível retorna a zero. Manchester: também conhecida como bifásica de nível, é a técnica especificada pelo IEEE-802 para uma rede padrão Ethernet, onde cada período do bit é dividido em metades complementares.
Técnicas de conversão analógico-digital
Transmissão síncrona e assíncrona
Transmissão síncrona
- Indica a presença de um relógio que determina o sincronismo da ligação.
- O sincronismo indica quando se podem enviar os dados e quando se pode parar.
- Existe uma verificação que indica quando os dados devem ser reenviados no caso da transmissão não ter decorrido de forma adequada
- Permite a transmissão de uma grande quantidade de dados entre longas distâncias
- Utilizada nas redes Ethernet
Transmissão assíncrona
- Não há um relógio de sincronismo
- O recetor não sabe quando pode ler a informação
- São utilizadas flags que vão indicar ao recetor quando ler a informação
- O recetor vai ler a flag inicial que indica quantos bytes vai ler de seguida
- O último bit da transmissão pode ter um bit de paridade para verificação de erros
- O stop bit é o bit final
Info
Info
Info
Técnicas de deteção e correção de erros em transmissões digitais
Técnicas de deteção e correção de erros em transmissões digitais
- Verificação de paridade
- checksum
- CRC Cyclic Redundancy Check
Sem perdas de informação • Tira partido apenas da informação a mais, sem a qual se pode prescindir • A informação é recuperada sem qualquer alteração após o processo de descompressão • É utilizada na compressão de texto e aplicações • Exemplos: m4a, flac, shn, zip, rar,
Compressão de dados
• A compressão consiste na remoção de dados redundantes do conjunto inicial.É possível comprimir dados utilizando algoritmos. Técnicas de compressão de dados: • Compressão com perdas • Compressão sem perdas
Com perdas de informação
- As perdas são irreversíveis
- Na descompressão não é possível recuperar o que foi eliminado durante
- Usada em ficheiros multimédia, música e imagem.
- Exemplos :mpeg, ogg, mov, mp3.
'Your content isliked, but it engages much more when it is interactive'-Genially
Verificação de paridade:
• Um dos métodos mais utilizados.• O bit de paridade indica o número de bits 1 presentes num byte.• Se a paridade é par, há um número par de 1.• Se a paridade é impar , há um número ímpar de bits 1.
- Mensagem 11001100 o último bit é zero, o que indica que o número de
lARGURA DE BANDA
A Largura de Banda é a unidade da frequencia de sinal
A largura de banda é um conceito central em diversos campos de conhecimento, incluindo teoria da informação, rádio, processamento de sinais, eletrônica e espectroscopia. Em rádio comunicação ela corresponde à faixa de frequência ocupada pelo sinal modulado. Em eletrônica normalmente corresponde à faixa de frequência na qual um sistema tem uma resposta em frequência aproximadamente plana (com variação inf.
CRC (Cyclic redundancy check)
• Esta técnica é mais eficiente que as anteriores. • Muitas das vezes, também denominada por método de detecção polinomial. • O método consiste em adicionar um conjunto de bits (FCS - Frame Check Sequence) à mensagem original a transmitir.
- • Os bits FCS são calculados através da seguinte expressão: • FCS(x) é igual ao resto da divisão inteira entre duas funções polinomiais M(x) e G(x) • M(x) é a mensagem original sem código de erros • G(x) é o polinómio gerado pré definido (chave de codificação).
Verificação de checksum:
• Técnica utilizada para detetar erros principalmente ocorridos na Internet. • São somas de verificação. • A verificação é feita ao nível do transporte e baseia se na soma do conteúdo do segmento colocado numa posição dos dados UDP ( User Datagram Protocol ), do lado do emissor. • No recetor há lugar à soma dos dados. • Se a soma resultar em 1 não houve erro, os 0 resultam em erro.
- É necessário enviar 2 bytes e o respetivo
- checksum invertido
Decibel
Decibel é a unidade de medida do som
O decibel é uma unidade de medida relativa, sem dimensão, correspondente à décima parte de um bel, que exprime a razão de uma quantidade física em relação a um nível de referência especificado ou implícito, expresso numa escala logarítmica de base 10. Um valor dB exprime o rácio entre dois valores de um nível de potência ou de um nível de campo numa escala logarítmica.