Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Portefólio de História
Sofia Saraiva Henriques - 900144 (7A)
Created on October 9, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Sofia Henriques
Portefólio de
história
Começar
15
Temas :
1. Muçulmanos;
Economia e sociedade no séc. XII e XIII
Contexto histórico do séc. XIV
Portugal em expansão;
5. O Renascimento
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
Mosteiro da Batalha;
00:45
Adivinha:
"O mar é a minha estrada, pela costa vou navegar, de cidade em cidade, com produtos para vender e comprar. De mim dependem para alimentar os seus mercados. Descarrego fardos ou caixas, por guindaste ou por barqueiro. Tenho crédito em todas as paragens, onde entrego as mercadorias: cereais e bons tecidos, armas, escravos e até mesmo especiarias... Já adivinhaste quem eu sou? Sou daqueles para quem tudo é negócio neste tempo de riqueza e prosperidade!".
(trigo)
(aveia)
Cultura de inverno
Cultura de primavera
Pousio
População da Europa em milhões (estimativa)
A DEMOGRAFIA EUROPEIA:
O número de habitantes na Europa entre o séc. XI ao XIII. Em alguns países a população chegou a triplicar.Esse aumento da população foi possível graças à melhoria da condições de vida, proporcionada por um conjunto de fatores:
Crise do séc. XIV
A Europa sofreu uma profunda crise económica e social. As principais causas, também conhecidas como a trilogia negra foram: a fome; a guerra; e as pestes;
Expansão portuguesa:
Após a Europa passar por uma crise profunda, Portugal nos anos seguintes focou-se na expansão do território. Portugal tinha muitos motivos para a fazer, tinha em questões económicas para agregar e vender novos produtos ou para a construção de mercados. Podia também evangelizar colónias e outros países ou regiões.
Conquista de Ceuta:
Neste gráfico estão respresentados os três motivos que levou Portugal a conquistar Ceuta
Portugal conquistou Ceuta em 1415, vamos perceber porquê.
1ºMotivo:
2ºMotivo:
3ºMotivo:
Rumos da expansão:
Infante D.Henrique:
D.Afonso V:
D.João II:
D.Manuel I:
qUIZ DE unidade:
Quiz de Unidade:
Quiz de Unidade:
Quiz de Unidade:
A sociedade portuguesa dividia-se em duas posições diferentes face ao rumo que a Expansão deveria seguir.
Burguesia
Nobreza
pORTUGUEsES EM áFRICA
Nobreza:
Burguesia:
D. Afonso V
Fernão Gomes
A POLÍTICA DE D. AFONSO v
O rei D.Afonso V, seguindo as influências da nobreza, voltou-se para as conquistas do Norte de África. No seu reinado, decidiu que as viagens teriam que ser realizadas por Fernão Gomes, um mercador rico de Lisboa. D.Afonso V, arrendou-lhe a exclusividade do comércio da costa africana, por um período de 5 anos. Em troca, Fernão Gomes teria que descobrir, anualmente, 100 léguas de costa para sul.
A PoLÍTICA EXPANSIONISTA DE D.JOÃO II
No seu reinado, D.João II tinha como principal objetivo chegar à Índia. A Coroa pretendia recuperar o controlo exclusivo da exploração e do comércio colonial. Para concretizar o seu objetivo, foram decisivas as viagens de: Diogo Cão, Pero da Covilhã, Afonso de Paiva e Bartolomeu Dias.
Diogo Cão
Pero da Covilhã e Afonso de Paiva
Bartolomeu Dias
A RIvalidade luso-castelhana
Cristovão Colombo, navegador, achava possível chegar à Índia através do mar. Assim em 1492, Cristovão Colombo, navegando por Ocidente, descobre o continente americano, julgando chegar à Índia.
Tratados:
- Tratado de Alcáçovas- concedia a Portugal a posse de todos os territórios a sul do arquipélago das Canárias. Este tratado não foi bem aceite pelo rei de Castela, então criou-se outro tratado.
- Tratado de Tordesilhas- dividia o mundo verticalmente em duas partes, uma castelhana e outra portuguesa.
Mare clausum- significa mar fechado, uma doutrina que estabeleceu duas grandes áreas de exploração geográfica e económica, exclusivas apenas de Portugal e Castela, deixando os restantes países europeus sem acesso às mesmas
Caminho marítmo para a índia
"Entendendo os mouros que a nossa entrada naquelas partes tinha por fim chamarmos a nós o comércio das especiarias, que antes lhes pertencia e os fazia tão poderosos, decidiram impedir que entrássemos e nos fixássemos em qualquer parte da Índia." -- Francisco Paulo Mendes da Luz, Livro das Cidades, e Fortalezas, que a Coroa de Portugal tem nas partes da Índia, e das Capitanias, e mais cargos que nelas há, e da importância deles (1582), Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, Lisboa, 1960
Representação da Casa da Índia
D. Manuel I
A exploração portuguesa do Oriente:
O rei D. Manuel I, criou a figura vice-reis, para governarem os territórios descobertos. A partir das feitorias, as mercadorias eram depois retidas para Goa, de onde partiam com destino a Lisboa. Formou-se uma Casa da Índia, que detinha a função de armazenar as mercadorias orientais e vendê-las à Europa, assim controladas pelo rei, exercia o poder de monopólio régio.
Descoberta do brasil
Este gráfico pretende representar a quantidade de escravos que trabalhavam (parte preta) e a quantidade de homens que lá estavam a supervisioná-los (cor roxa)
Vamos investigar, o reconhecimento, a administração e a exploração do Brasil.
Reconhecimento
Administração
Exploração
Conquista e exploração da américa
Os espanhóis ao conquistarem a América as vitórias foram rápidas e violentas devido a ataques surpresa, superioridade militar e a utilização de armas de fogo.
A nivel administrativo os Espanhois usaram os vice-reis, tal como os portugueses e a coroa espanhola criou o conselho das indias (chamava-se assim pois achavam que tinham chegado á Índia).
"O mundo continua racista...Cada vez mais vozes se juntam para gritar e cantar contra o racismo"
-Diário de Notícias, 14 de junho 2020
Captura de índios para serem vendidos como escravos
Conceitos (pág. 37)
Aculturação
Missionação
Miscigenação
Comércio na europa
O movimento expansionista, permitiu a mundialização da economia. Ao trazer mercadorias nunca antes vistas, passsando o Oceano Atlântico.
Rotas marítimas:
- Rota do Cabo;
- Rota do Extremo Oriente;
- Rotas Atlânticas;
- Rota de Manila.
Globalização- é o processo da criação de uma relação entre sociedades e nações distintas. Com o objetivo económico, social, político ou cultural.
Alterações astronómicas dos eUROPEUS
A Expansão Europeia permitiu uma grande mudança nos paladares do povo Europeu. Chegavam bastantes especiarias do continente asiático, a Europa teve acesso a milho maís, ananás, cacau e tabaco. A Europa começou a cultivar alguns frutos desconhecidos na altura, como a banana ou o tomate.
Quiz de unidade
Quiz de Unidade
Introdução ao Renascimento
O Renascimento foi um período de renovação intelectual e artística, tendo se destacado o interesse em torno dos valores da Antiguidade Clássica e o facto de o indivíduo ter manifestado interesse pela descoberta de si próprio.
Características DO renascimento
Teocentrismo:
É a ideia em que Deus estava no centro das preocupações humanas.
Antropocentrismo:
Conceção segundo a qual o ser humano passa a ser o centro da preocupações humanas e não Deus.
Humanismo:
Iluminismo que representava a valorização do ser humano e das suas capacidades espirituais.
Individualismo:
A afirmação em que cada indivíduo procura e valoriza as suas realizações pessoais.
A compreensão da natureza
Devido à expansão marítima, desenvolveu-se o saber prático, que engloba a observação, a hipótese, a experiência e no final, a conclusão. É neste contexto que nasce o naturalismo. Na Astronomia, Nicolau Copérnico estabeleceu o heliocentrismo, uma teoria que defendia que a Terra girava à volta do Sol. Ao descobrir isto, Nicolau Copérnico, pôs em causa outra teoria existente, o geocentrismo.
Naturalismo
Heliocentrismo
Geocentrismo
A difusão do Humanismo
Invenção da imprensa -- Johann Gutenberg(séc. XV)
Após as cidades italianas, os focos da difusão cultural humanista foram a Flandres, a Inglaterra, a França, a Alemanha, a Espanha e Portugal.
Arquitetura Renascentista
Classicismo
Racionalidade
Horizontalidade
Decoração
Pintura Renascentista
Foi neste período que se começou a utilizar a pintura a óleo, o que permitiu obter cores mais brilhantes e duradouras. Substituiram a tábua de madeira pela tela, e indroduziram a perspetiva, o que criava a ilusão de profundidade e de espessura dos objetos. O Sfumato e a composição da pintura em pirâmide, foram outras técnicas também introduzidas neste período.
Escultura renascentista
A escultura renascentista reconheceu-se como independente, ou seja, adquiriu valor e reconhecimento e separou-se da arquitetura. Assim, é principalmente caracterizada pelo gosto por estátuas equestres, representações do nu e o realismo.
Manuelino- estilo artístico que utiliza uma decoração inspiradas em movitos naturalistas, motivos de navegação e elementos nacionais.
O estilo manuelino e a influência na pintura
Em relação à pintura, as influências flamengas e alemãs, destacaram-se na representação de temas religiosos.
Crise na Igreja Católica
No final da Idade Média, a Igreja Católica encontrava-se mergulhada numa crise profunda. Tal deveu-se a:
A Reforma Protestante
Devido à ação do monge alemão Martinho Lutero, o movimento religioso ganhou forças. Os monges, iam à Europa com a tarefa de recolher dinheiro dos fiéis para o pagamento de monumentos. Em troca, os que contribuíssem, recebiam o perdão de todos os pecados que cometeram. Isto era chamado Bula das Indulgências.
Princípios ideológicos do protestantismo
fés do séc. XVI
O luteranismo teve origem na Alemanha mas foi rapidamente difundido pelos países nórdicos. O calvinismo seguia os príncipios do protestantismo e considerava que o ser humano estava predestinado à salvação ou condenação or parte de Deus (doutrina da predestinação). O anglicanismo nasceu em Inglaterra após o Papa não aceitar a anulação do casamento entre o Rei e Catarina de Aragão.
Igreja Católica
Devido ao avanço do movimento protestante na Europa, a Igreja viu-se forçada a reagir, criando um conjunto de medidas de reorganização.
Dogmas:
- Os sete sacramentos;
- A autoridade papal;
- A salvação pela fé e boas obras;
- O uso do latim na missa;
- A Bíblia e a tradição como fontes de fé.
Contrarreforma- grupo de medidas para parar e combater a expansão da Reforma Protestante
Foi decidido criar seminários para a formação de padres e manter o celibato. A imposição das regras rigorosas e o regresso do Cristianismo, era visível na Companhia de Jesus. O principal objetivo dessa Companhia era evangelizar os povos indígenas.
A CONTRARREFORMA
A Igreja Católica, decidiu usar um método violento.
- A Inquisição era um Tribunal que julgava e punia as pessoas que praticavam bruxaria. Foii utilizado para perseguir protestantes, judeus e muçulmanos.
- O Índex, era um conjunto de livro proibidos para os católicos, quem não cumprisse podia chegar à excomunhão ou até morte.
A crise dinástica
Em meados do séc.XVI o Império Português encontrava-se bastante desorganizado e numa instabilidade política. Portugal sofria de muitos ataques piratas, naufrágios etc. Em 1578 após a derrota na batalha de Álcacer Quibir, o rei morre sem deixar herdeiros. Então após um curto reinado o país estava dividido: o povo preferia D.António e D.Catarina e a nobreza e o clero Filipe II, rei de Espanha.
nOVO REINADO
Depois da morte de D.Henrique, Filipe II invade Portugal com esperança de conseguir subir ao trono. O país mostrou resistência, mas foi facilmente derrotado, subindo assim Filipe II ao trono (Filipe I de Portugal). Após este acontecimento, Filipe I de Portugal cria uma monarquia dualista, onde ele pode governar Portugal e Espanha ao mesmo tempo.
Mosteiro da Batalha:
Qual a razão que levou à construção do Mosteiro da Batalha?
Porque foi escolhido esse local para a contrução do monumento?
Qual é o motivo que leva a ser conhecido o Mosteiro da Batalha?
Quantos anos demorou a construção do Mosteiro?
Quem foi o autor do pórtico de Glória. O que representa esse pórtico?
O que é a capela do fundador? Para que servia?
Quem está aí Sepultado?
Podes observar as Capelas Imperfeitas. Qual a razão de serem assim conhecidas?
Mosteiro da Batalha:
Indica as suas principais características?
Quem foi o seu arquiteto?
Qual foi a grande inovação da Sala do Capítulo?
Refere a função para a qual foi construída a Sala do Capítulo.
Características do Claustro Real:
Quais os grafitos que podemos encontrar no Mosteiro da Batalha?
Em que lugares podemos encontrar vitrais?
O que são as gárgulas e qual a sua função?
Mosteiro da Batalha:
Identifica algumas figuras das gárgulas
Quais os estilos artísticos desta grande construção?
Quais as características dos:
O que podes encontrar na Capela do Fundador?
Grande parte da nobreza, como: D.João I, sua esposa D.Filipa de Lencastre, Infante D.Pedro e a sua mulher, Isabel de Urgel, D.Henrique, Infante D.João e a sua mulher D.Isabel e D.Fernando. No séc. XX foram instalados neste espaço mais três túmulos.
O que é a Reforma Protestante?
A Reforma Protestante foi um movimento manifestante contra a Igreja Católica o que levou à criação de novas doutrinas religiosas cristãs que se opunham a Roma e que contitui um momento de rutura na cristandade ocidental.
Existiam quatro Claustros na altura, mas apenas dois chegaram aos dias de hoje. Estes são espaços cobertos, protegidos de tempestades e ventanias, construídos e torno de um pátio. Utilizando o estilo gótico, o primeiro a ser construído foi de autoria de Afonso Domingues e de Huguet. No reinado de D.Manuel esta contrução continuou dando origem a características de estilo mauelino.
Ele, atinge a foz do Rio Zaire, em 1482, e a Serra Parda em 1486.
No seu reinado:
D.Manuel I, no seu reinado conseguiu chegar à Índia, e descobrir o Brasil.
O naturalismo é uma corrente filosófica que valoriza a observação da Natureza.
O heliocentrismo, era uma teoria que provava que a Terra não era fixa e que por essa razão a Terra e todos os outros planetas giravam à volta do Sol.
Mateus Fernandes, era um arquiteto português a que lhe foi atribuída a construção do Mosteiro da Batalha e das Capelas Imperfeitas.
Como é que se governou o Brasil?
Em 1534, D. João II criou os capitães-donatários. Capitães-donatários eram os administradores das capitanias que tinha por funções promover o seu povoamento e exploração económica, cobrar impostos e fazer a justiça.
Vida de luxo e ostentação
Este modo de vida de vários elementos da Igreja, porque as suas preocupações eram a posse de materiais, o que ia contra as leis da Igreja.
As gárgulas são estátuas esculpidas em pedra que representam figuras assustadoras. Estas escoam para o exterior do edifício as águas das chuvas impedindo infiltrações nas estruturas principais do edifício.
Chama-se classicismo, à tendência para a inspiração da arte greco-romana. Usa-se ordens arquitetónicas clássicas com as cúpulas, os frontões triangulares, as abóbadas de berço e os arcos de volta perfeito.
Acesso aos altos cargos
Por vezes, o acesso aos altos cargos era comprado por pessoas sem qualquer vocação religiosa.
No seu reinado:
No seu reinado, D.João II, descobriu a Costa Ocidental Africana e atravessou o Cabo da Boa Esperança.
O geocentrismo defendia a ideia contrária do heliocentrismo. Esta teoria, constatava que a Terra era fixa e que todos os planetas giravam à volta dela.
Equilíbrio geométrico e a simetria das formas, mostrando a preocupação constante do artista em conferir unidade e harmonia às obras, com o rigor das proporções.
As gárgulas são normalmente representadas por seres fantásticos esticados pois o seu comprimento determina a distância a que a água é direcionada da parede. Podem ser figuras monstruosas, humanas ou animalescas, muito abundante na arquitetura gótica.
- Fim das invasões;
- Melhoria das condições climatéricas, (temperaturas amenas) o que foi favorável à agricultura;
- Redução da mortalidade (devido à diminuição das guerras e a uma alimentação equilibrada);
- Progressos técnicos nos tranportes e na agricultura.
Nobreza:
A Nobreza mostrava-se mais interessada nas conquistas pois poderiam obter novos domínios, rendas e títulos.
Na doutrina luterana, o batismo e a comunhão são os sacramentos válidos. O catolicismo cumpre os sete sacramentos.
A Bíblia como a única fonte de fé, para os luteranos. Os católicos mantêm a Eucaristia em latim e a Bíblia, reafirmando o culto dos santos e da Virgem.
A miscigenação é o cruzamento de indivíduos de raças ou de etnias diferentes.
Esta vasta construção utilizou vários estilos arquitetónicos sendo eles o Estilo Gótico e o Estilo Manuelino.
No seu Reinado:
No seu reinado, Infante D.Henrique focou-se em expandir Portugal na costa ocidental african e descobrir as Ilhas Atlânticas.
"Pórtico da Glória", de autoria de Huguet, o portal é constituído por seis arquivoltas que simbolizam a passagem dos Homens para o mundo sagrado e para a vida eterna.
Lembrando que os espanhois disimaram os povos indigenas e por isso vendiam-os na casa da contratação. Portugal e Espanha assumiram-se assim como potências mundias.
Como lá chegamos?
No reinado de D. João II, iniciou-se uma grande expedição com o objetivo de chegar à Índia. No entanto, isso só se veio a realizarno reinado de D. Manuel I quando Vasco da Gama, saiu de Lisboa e após 10 meses de viagem, chegou à cidade indiana, Calacute em 1498.
Bartolomeu Dias conseguiu, em 1488, dobrar o Cabo das Tormentas abrindo a possibilidade de se alcançar a Índia por mar. D.João II chamou a este cabo o Cabo de Boa Esperança. O seu objetivo só veio a concretizar-se no reinado de D.Manuel I.
Medidas:
Apesar de tanta miséria quando tudo isto acabou, definiram novas medidas para reconstruir o que tinha sido feito nesse período.
Assume-se que a contrução demorou mais do que 150 anos, devido ao tamanho da obra que é constituída por vários estilos arquitetónicos. O Mosteiro de Batalha foi a obra mais importante de todo o país e que envolveeu maiores recursos humanos e materiais.
As Capelas Imperfeitas ou Inacabadas denominam-se assim pois a sua construção não foi acabada.
Negaram a verticalidade das construções góticas e adotaram a horizontalidade, introduzindo alguns vestígios clássicos e cornijas longas e balaústres.
Os grafitos (graffitis) que podemos encontrar no Mosteiro da Batalha são maioritariamente de anjos, escudos reais, cegonhas e barcos. Que estão localizados na Sala do Capítulo.
Este monumento foi construído devido ao cumprimento de uma promessa do rei D.João I, como agradecimento da vitória na batalha de Aljubarrota, a 14 de agosto de 1385. A mesma, garantiu o trono e a governação de D.João I e ainda a independência de Portugal como nação soberana.
A aculturação é o encontro de culturas, ou seja a relação que as diferentes culturas estabelecem entre si.
Nas igrejas protestantes, o culto é focado na leitura da Bíblia e o cântico dos hinos na língua oficial de cada país. Os católicos correspondem mas a leitura é feita em latim.
Vida imoral
Alguns membros do clero, ocupavam cargos que lhes davam com muitos rendimentos, não respeitavam o celibato, tinham grandes propriedades e não pagavam impostos.
Enfraquecimento da Pirataria:
Com a Conquista de Ceuta, enfraquecemos a pirataria muçulmana e consequente reforço da segurança da navegação cristã.
A economia no Brasil
A principal atividade económica desenvolvida pelos Portugueses no Brasil consistiu na cultura da cana-de-açúcar. Existiam engenhos, onde se fazia o açúcar, a casa grande onde habitava o senhor do engenho e a senzala onde os escravos viviam. Os escravos eram traficados da África para a América.
Este monumento ficou com o nome de Mosteiro de Santa Maria da Vitória devido à forte crença de D.João I à Virgem Maria.
A descoberta e os recursos do Brasilk
Em 1500, Pedro Álvares Cabral, descobre o Brasil após um erro intencional, ou devido a uma tempestade. Nos primeiro tempos, Portugal não mostrava grande interesse pelas terras pois estavam preocupados pelo comércio do Oriente, tendo sido aí explorados o pau-brasil e as aves exóticas.
A missionação é o processo em que se prega a fé.
A Capela do Fundador foi o local escolhido por D.João I para ser sepultado. Esta Capela é um espaço de grande simbolismo, razão pela qual é chamado de lugar de repouso eterno.
O estilo gótico, caracteriza-se por construções grandes com elegantes arcobotantes e com abóbadas mais estáveis e janelas de grande dimensão. Já o estilo manuelino, que surgiu no reinado de D.Manuel I, tem uma grande variedade de formas através de interpretações da natueza associadas a símbolos de poder dos reis.
Localização Geográfica:
Ceuta situava-se no Norte de África, por isso em relação a Portugal, Ceuta tinha uma excelente localização geográfica.Por lá passavam imensas rotas de produtos.
A Sala do Capítulo foi construída em forma de estrela (abóbada) no séc.XV. Acentuou as impressionantes capacidades técnicas de Huguet. Esta, acolhia os atos e as cerimónias de maior significado, entre os religiosos.
Na Capela do Fundador encontram-se túmulos onde estão esculpidos símbolos e divisas (também conhecidos por empresas, que é uma forma simbólica de exprimir ideias ou pensamentos etc.)
Pero da Covilhã e Afonso de Paiva partiram, em 1487, pelo Mediterrâneo e Mar Vermelho, para obterem informações sobre o comércio no Índico e a existência do reino de Preste João.
A escolha do local, deveu-se a vários fatores. Primeiro, o tamanho, o terreno tinha uma dimensão de cerca de 14 campos de futebol. Para além disso o espaço era plano e sem grandes declives. O terreno possuia árvores, água e calcário que favoreceram a obra.
A ideia do celibato dos clérigos é abolido pelo luteranismo e pela Igreja Católica
Prestigiar o reino
Desejo de D.João de prestigiar o reino e a nova dinastia.
Podemos encontrar estabeleza única, plena de luz e cor, dos vitrais originais de 1514 na Capela-Mor e na Sala do Capítulo. Os vitrais representam a Paixão de Cristo e do rei D.Manuel e de sua esposa, D.Maria de Castela.
Na Igreja Anglicana, a liderança é da responsabilidade do monarca, mas para os católicos. ela pertence apenas ao Papa
Porque surgiu o movimento cultural em Itália?
Foi devido às cidades que se confrontavam, pois desejavam que as suas cidades fossem inspiradas no período clássico. As universidades, tinham cada vez mais alunos interessados pela Antiguidade Clássica. Itália tinha muitos vestígios materiais greco-romanos que serviam de musa aos artistas e intelectuais.
A salvação alcança-se pela fé, segundo os documentos luteranos, enquanto que, para os católicos consegue-se não só pela fé, mas também pelas boas obras.
As Capelas são constituídas por sete capelas ligadas entre si por um espaço mais pequeno que servia de sacristia. As Capelas tem a forma de octógonos.
A Sala do Capítulo, como já foi referido anteriormente, era utilizadapara cerimónias de maior significado, entre os religiosos. Depois da Igreja, a Sala do Capítulo era o espaço mais importante para os Dominicanos.
Burguesia:
A burguesia gostava mais das descobertas do que as conquistas porque podia ir lá buscar os produtos sem pagar impostos. Para além disso podia também descobrir novas rotas ou locais onde exitem produtos mais valiosos.
Utilizavam a decoração, representando elementos naturais como conchas, florões, grinaldas e estátuas da mitologia antiga.
No seu reinado:
No seu reinado, D.Afonso V focou-se em expandir e conquistar o Norte de África e decobrir o Golfo da Guiné.
Restauração da Independência
A Reforma Protestante foi um movimento manifestante contra a Igreja Católica o que levou à criação de novas doutrinas religiosas cristãs que se opunham a Roma e que contitui um momento de rutura na cristandade ocidental.