Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
"Os Maias" - Capítulo XVIII
Leonor
Created on October 9, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
- Carlos fechou o consultório, tendo-se tornado num pequeno "atelier" de modista;
- O espaço traz várias lembranças a Ega e a Carlos:
- Por um lado, sentem saudades dos momentos lá passados;
- Por outro lado, também é demonstrada a perplexidade do narrador perante o tempo despendido por Carlos, enquanto este permanecia numa "espera vã dos doentes, cheio ainda de fé nas alegrias do trabalho!".
MªFrancisca Goulão nº16, Mª Leonor Catarino nº17, Marta Aguilar nº19 12ºF - ESIDM
Novidades
- Dâmaso e Carlos reencontram-se;
- Existe um novo clube em Lisboa, o "Turf". Este é frequentado pelas novas gerações e é um local onde se jogam jogos de azar, nos quais se observa fraude e batota .
- Craft
- Taveira
- Steinbroken
Personagens
Consultório
"Os Maias", capítulo XVIII
Dâmaso está casado com a filha mais nova dos condes de Águeda, uma família arruinada e, por isso, é Dâmaso que os tem de sustentar. Além disto, é possível observar a fixação que ainda tem por Carlos, observando-o e admirando cada movimento dele. ["E nos olhos do Dâmaso, com efeito, parecia reviver a antiga admiração, arregalados, acompanhando Carlos, estudando-lhe por trás a sobrecasaca, o chapéu, o andar, como no tempo em que o Maia era para ele o tipo supremo do seu querido chique,..."]
Dâmaso e Carlos
Craft arranjou uma casa muito bonita em Richmond. No entanto, já se encontrava muito envelhecido e queixava-se muito do fígado, dor causada pela grande quantidade de álcool que ingeria.
Craft
Taveira continuava um homem bonito. Durante os dez anos que passaram, continuou a trabalhar na Secretaria e a frequentar o Chiado. Para além disto, ele também tinha começado a namorar com uma espanhola e continuava a frequentar o "Havanesa", onde se queixava do estado do país ["«Isto é um país perdido!»"].
Taveira
O capítulo XVIII, epílogo da obra "Os Maias", ocorre dez anos após a catástrofe familiar, acontecimento que marca o clímax da obra. Consequentemente, é possível verificar mudanças nas personagens, nas suas relações e no ambiente lisboeta a quando do regresso de Carlos a Lisboa.
Introdução ao capítulo XVIII
Steinbroken encontrava-se na Grécia, tendo-se tornado Ministrio em Atenas e essa ideia faz Ega e Carlos rir. Isto deve-se ao facto de que o imaginam-no "teso nos seus altos colarinhos".