Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Trabalho de redes :)
Gonçalo André Santos Oliveira
Created on October 9, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Microcourse: Key Skills for the Professional Environment
View
Microcourse: Introduction to HTML
View
The Meeting Microlearning
View
The Meeting Microlearning Mobile
View
Isometric video mobile
View
Circles video mobile
View
3d corporate video mobile
Transcript
Comunicação de dados
Curso GPSI, 10ºL
Começar
Seguinte
Tópicos
-Ligações síncronas e assícronas -Técnicas de detenção e correção de erros em transmissões digitais -Técnicas de compreensão de dados
Transmissão síncrona
Permite que grande quantidade de dados (blocos) sejam transmitidos de uma só vez e ao longo de grandes distâncias, tornando-se muito eficiente. Ocorre a intervalos regulares entre o emissor e o receptor. Existe uma linha comum entre ambos pela qual corre um sinal de relógio digital, que coloca ambos em sintonia. É a norma para redes locais. Geralmente é usada em Ethernet.
Seguinte
Transmissão assícrona
Não é sincronizada, não usa um relógio de sincronismo; obriga a que cada pacote de dados se identifique e assinale o seu início e o fim. Usa-se nas ligações entre dois computadores através de um cabo série ou na ligação a terminais. É menos eficiente, não sendo utilizado na transmissão de grandes quantidades de informação e grandes distâncias. Tem as vantagens de apresentar baixo custo e fácil configuração.
Seguinte
Técnicas de deteção e correção de erros em transmissões digitais
Seguinte
Técnicas de deteção de erros mais frequentes: -Verificação de paridade -CRC: Cyclic Redundancy Check
Um erro ocorre quando o valor de um bit é alterado durante a transmissão e recepção. A detecção de erros é a capacidade de detectar erros causados por ruído ou outras causas durante a transmissão de um emissor para um recetor.
Verificação de paridade: 10111101 • o bit de paridade indica que existe número impar de 1 ́s, o que está correto, no entanto, sabemos que os dois bits 1 ́s sublinhados foram alvos de erro, então o verdadeiro valor destes bits seria 0. Vejamos o bloco sem erros: 10011001 • o bit de paridade indica que existe número impar de 1 ́s, o que mais uma vez é verdade apesar de termos corrigido os bits que estavam errados. Conclusão, sempre que o número de bits errados for par não é detetado erro, segundo esta abordagem.
Técnicas de deteção e correção de erros em transmissões digitais
CRC – Cyclic Redundancy Check É mais eficiente que a anterior. Consiste em adicionar um conjunto de bits (FCS – Frame Check Sequence) à mensagem original a transmitir. Os bits FCS são calculados com base numa expressão.Dado um bloco de k bits, o emissor gera uma sequência de n-k bits de forma que a frame resultante, constituída por n bits, é divisível por um número predeterminado. O recetor divide a frame recebida por esse número e, se não houver resto (0), assume que não ocorreram erros na transmissão.
Seguinte
Técnicas de deteção e correção de erros em transmissões digitais
Seguinte
Correção de erros: -Durante a transmissão podem ocorrer erros. Se não houver erros, a entrada no descodificador é igual à palavra de código original e o descodificador produz o bloco de dados original à saída. Para alguns tipos de erros: -O descodificador detecta e corrige esses erros recuperando o bloco de dados original. -O descodificador detecta mas não consegue corrigir os erros. -Para alguns tipos de erros raros o descodificador não deteta a ocorrência de erros e devolve à saída um bloco de dados diferente do original.
Técnicas de compressão de dados
A compressão de dados permite: -Reduzir o espaço ocupado pelos ficheiros em disco; -Reduzir o tempo de transferência de ficheiros. Compressão com perdas: No caso particular dos ficheiros Mp3 é possível obter um ficheiro com a mesma qualidade que o original com 1/10 dotamanho. Relativamente ao vídeo, eliminar a redundância é a palavra chave.
Seguinte
Técnicas de compressão de dados
A Compressão sem perdas: -O termo compressão sem perda de dados refere-se a métodos de compressão de dados aplicados por algoritmos em que a informação obtida após a descompressão é idêntica à informação original, em oposição à compressão com perda de dados. -É utilizada para compressão de texto e em aplicações onde a informação seja muito importante (transações bancárias, informação médica, ...). -Os ficheiros associados são: zip, rar, arj, ... -No caso de compressão de ficheiros de texto, vai-se analisar as redundâncias, isto é, a frequência com que uma determinada palavra aparece no texto, após esta análise substitui-se as palavras por símbolos que ocupam menos espaço no disco.
Seguinte
Natureza de dados
Seguinte