Para bom entendedor
Olga Maciel
Created on October 9, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
Transcript
+ INFO
As imagens criadas por Uğur Gallenkuş, artista digital turco, alertam para as desigualdades que assolam o mundo no século XXI.
Fotografia: Tsafrir Abayov
Para bom entendedormeia imagem BASTA!
Contrastes de desenvolvimento
Fotografia: Ali Jadallah
Direitos das Crianças
Crescimento económico
Geografia, 9.º ano
Uma mulher e uma criança fogem de um local atingido por um rocket disparado da Faixa de Gaza, em Ashkelon, no sul de Israel. 7 de outubro de 2023
Crianças feridas após ataques israelitas são levadas para o Hospital Al-Shifa enquanto os ataques israelitas continuam no 17.º dia de confrontos na Cidade de Gaza. 23 de outubro de 2023.
Declaração dos Direitos da Criança: documento internacional que promove os direitos da criança. Há décadas que trabalhamos para melhorar a vida das crianças. Contudo, muitos milhões de crianças sofrem, por exemplo, com a subnutrição.
Uma economia próspera e produtiva! A meta deve ser crescer e produzir cada vez mais? Para o ser humano, talvez. E para os outros seres vivos?.
Crianças palestinianas olham para o céu ao som de ataques aéreos numa escola gerida pelas Nações Unidas, na Faixa de Gaza, na Palestina.
Contextualização
Fotografia: Samar Abu Elouf, 7 de outubro de 2023.
1.
Palestinianos fazem fila para uma refeição em Rafah, Faixa de Gaza - Palestina.
Contextualização
Fotografia: Fatima Shbair , 21 de dezembro de 2023.
2.
Em 2024, assinalam-se os 75 anos da quarta Convenção de Genebra (1949), proporcionando uma oportunidade para refletir sobre o seu papel fundamental na proteção das pessoas afetadas pelos conflitos armados.
Contextualização
3.
O Mar de Aral é um lago endorreico situado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão. A sua área tem vindo a diminuir desde a década de 1960, depois dos rios que o alimentavam terem sido desviados por projectos de irrigação.
Contextualização
Um mar em extinção
4.
Um rapaz de uma comunidade piscatória vai para a escola, na costa de Sathkhira, uma das regiões mais vulneráveis às alterações climáticas, no Bangladesh.
Contextualização
Fotografia: GMB Akash
5.
Crianças refugiadas rohingya à espera de comida no campo de refugiados de Hakimpara, em Cox’s Bazar, no Bangladesh.
Contextualização
Fotografia: K.M. Asad
6.
De acordo com um grupo de investigação sobre violência armada, em 2019, nos EUA registou-se o maior número de tiroteios em massa.
Contextualização
7.
No nordeste da República Democrática do Congo, na província de Ituri, picos de violência forçaram mais de um milhão de pessoas a fugir das suas aldeias, em Dezembro de 2017. Centenas de milhares de pessoas deslocadas foram alojadas em famílias de acolhimento ou em campos informais.
Contextualização
Fotografia: @huguet.alexis
8.
O Corno de África enfrenta a seca mais longa das últimas quatro décadas e os sistemas de alerta estimam que esteja à beira da fome.
Contextualização
9.
O Corno de África enfrenta uma crise humanitária.O aumento dos preços internacionais dos alimentos e os conflitos políticos fizeram com que milhões de pessoas na região lutassem para ter acesso a água potável e a alimentos.
Contextualização
O Peso do Mundo
10.
As regiões do Corno de África e do Sahel enfrentam uma crise humanitária sem precedentes. A seca generalizada e as inundações estão a dizimar culturas e gado. Milhões de pessoas foram deslocadas das suas casas e enfrentam fome extrema e escassez de água.
Contextualização
11.
Um rapaz está a beber água suja devido à falta de pontos de água em Kakamega, no Quénia, uma consequência da desflorestação.
Contextualização
Fotografia: Frederick Dharshie Wissah, 14 /03/2018
12.
Assinalado pela primeira vez a 5 de junho de 1974, o Dia Mundial do Ambiente aumenta a consciencialização sobre questões ambientais, como a poluição marinha, a sobrepopulação humana, o aquecimento global, o consumo sustentável e os crimes contra a vida selvagem.
Contextualização
Celebrar o Dia Mundial do Ambiente
13.
Refugiados e migrantes aguardam para ser resgatados por membros de uma ONG espanhola depois de terem deixado a Líbia a bordo de um barco de borracha, com destino à Europa.No total, 105 refugiados e migrantes do Bangladesh , Egito, Nigéria, Marrocos, Gana, Paquistão, Sudão, Líbia, Eritreia e Senegal foram resgatados do barco sobrelotado.
Contextualização
Fotografia: Felipe Dana, 6 de maio de 2018.
14.
Centenas de Rohingya cruzam a fronteira do Bangladesh enquanto fogem de Buchidong, no Myanmar, após atravessarem o rio Naf, no Bangladesh.
Contextualização
Fotografia: @kmasad, 10 de setembro de 2017.
15.
Militares norte-americanos derrubam a estátua de Saddam Hussein, a 9 de abril de 2003, na praça al-Fardous, em Bagdade, Iraque.
Contextualização
Fotografia: @wathiqkhuzaie
16.
Em 2020, segundo a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), 35 jornalistas e 3 assistentes de comunicação social foram mortos e 246 jornalistas e 14 assistentes de comunicação social foram detidos em todo o mundo.
Contextualização
Liberdade de imprensa
17.
No Sudão do Sul, chegar ao ponto de água mais próximo implica, muitas vezes, caminhar durante horas, o que torna quase impossível tarefas tão elementares como lavar as mãos com frequência.
Contextualização
Acesso a água potável
18.
Duas crianças almoçam durante um intervalo na fábrica em que trabalham, em Daca, no Bangladesh.
Contextualização
Fotografia: GMB Akash
19.
Crianças palestinianas à espera de encher garrafões com água potável de torneiras públicas, no campo de refugiados de Dair Al Balah, no centro da Faixa de Gaza - Palestina, em 2014.
Contextualização
Fotografia: Wissam Nassar
20.
Enfermeira pesa criança desnutrida num hospital no norte do Iémen.
Contextualização
Fotografia: Essa Ahmed , julho de 2018.
21.
Uğur Gallenkuş
Um artista que considera que a arte, além das questões estéticas, deve alertar para os problemas da Humanidade. Para evidenciar os contrates mundiais, o artista procede à montagem de duas ou mais fotografias. Com mestria, as suas imagens despertam emoções, pois contrapõem miséria e alegria, riqueza e pobreza, amor e desespero.
Para saber mais:
- https://www.instagram.com/ugurgallen/
- https://ugurgallenkus.com/