Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Trabalho de Biologia

mariana.cv.alves

Created on October 9, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

1- Células granulosas2- Zona pelúcida 3- Teca folicular 4- Líquido folicular 5- Oócito II

Legenda

+ Bibliografia

Docente:Clara Reis Disciplina: Biologia, 2024/2025

Trabalho realizado por:Mariana Alves nº 17, Mariana Aleixo nº 19, Patricia Zhu nº 21 e Rafaela Ferreira nº 23, 12ºCT4

Ampliação: 40 x 10

04

Corpo lúteo

04

Ampliação: 10 x 10

03

Folículo de Graaf

Ampliação: 40 x 10

02

Cortes histológicos de folículos primordiais (A), folículo primário (B) e folículo secundário (C)

03

02

+ Discussão

01

Desenvolvimento folicular num ovário

Observação de cortes histológicos de ovários

Nesta atividade de laboratório, com recorrência ao microcópio ótico composto (MOC), foram observados cortes histológicos de ovários, pertencentes a um mamífero, de modo, a ser possível a observação das estruturas internas dos ovários e de diversas células em diferentes fases da oogénese.

Título: Bio 12, volume 1 Autores: Óscar Oliveira e Elsa Ribeiro Ano / Edição / Tiragem: 2023 / 1.ª Edição / 1.ª Tir. Editora: Texto Editores, Grupo LeYa

Bibliografia

Discussão

Nesta atividade laboratorial, foi possível observar o interior dos ovários, que proporcionou a identificação das suas estruturas internas. Os ovários são divididos em duas zonas, estas são a zona medular e a zona cortical. A zona medular, que se localiza na parte central dos ovários, encontra-se fortemente irrigada por vasos sanguíneos, e a zona cortical, que se encontra na periferia dos ovários, apresenta folículos em desenvolvimento que contêm no seu interior oócitos. Também estão presentes, após a ovulação, os corpos lúteos em degeneração. Estes folículos, à medida que se desenvolvem, até atingirem a maturação, são rodeados por uma camada de células foliculares que proliferam quando os oócitos I, a partir da puberdade, aumentam de volume. Essa camada de células foliculares torna-se mais espessa e estas passam a designar-se granulosas. Com a proliferação das células granulosas as suas cavidades aumentam de tamanho ao serem preenchidas por líquido folicular originando, eventualmente, uma única cavidade. O corpo lúteo que deriva do processo de ovulação, onde ocorre a rutura do folículo maduro, forma-se a partir das células foliculares e este acaba por se degenerar gradualmente, diminuindo assim o seu tamanho.